Modem Roteador Wireless, padrão N, G, enfim, qual o melho modelo bom e barato?

Iniciado por lemont, 16 de Abril de 2011, 00:54

tópico anterior - próximo tópico

lemont

Nobres colegas Ubuntuzeiros,

Em minha casa tenho um Desktop Ubuntu 10.10, um note Ubuntu 10.04 e outro Note Windows 7 Home Basic.

Preciso de uma internet acessível a todos os usuários, em uma breve pesquisa encontrei Roteadores a partir de $50,00 +ou-, vide http://www.extra.com.br/Informatica/EquipamentosdeRedeWireless/Roteadores/Level-One-Roteador-LevelOne-WBR-3408-c-Velocidade-de-ate-54Mbps-8988.html, no entanto em vários foruns encontrei relatos de problemas com configuração em Linux e/ou rede que cai frequentemente.

Tenho um apto simples, 75m2, quais modelos, preferencialmente beemmm baratinhos os colegas me sugerem para que eu compre??

E para uma utilização doméstica padrão, baixar um video vez ou outra, baixar músicas, navegação, atualização dos pc's, email, enfim, coisas do tipo, qual a velocidade que me recomendam??? Em alguns foruns li que modens mais velozes podem compensar a queda da velocidade pela divisão do sinal na rede, confere isso???

Agradeço desde já a atenção de todos!!!

anp

Roteadores Wireless ultimamente estão até com preços adequados (baratos :)). Os modelos padrão N operam nas faixas de 2,4 GHz e 5 GHz, sua velocidade chega a 300 Mbps e a área de cobertura é estimada em 400 metros. É um padrão usado para quem mora em áreas grandes. Os modelos G baseiam-se na compatibilidade com os dispositivos 802.11b e oferece uma velocidade de 54 Mbps. Funciona dentro da frequência de 2,4 GHz. Já a rede IEEE 802.11b, Alcança uma velocidade de 11 Mbps padronizada pelo IEEE e uma velocidade de 22 Mbps, oferecida por alguns fabricantes não padronizados. Opera na frequência de 2.4 GHz..  Esse aparelho que você informa é desconhecido pra mim, prefiro os modelos da DLink, por serem mais conhecidos, terem um suporte mais satisfatório. Mas é questão de gosto ! Esse modelo está bom pra você, principalmente porque de acordo com sua residência vai te atender bem. Eu só não recomendo você comprar no extra.com. É a pior loja .com do brasil!!!!

isaelfm

Citação de: anp online 21 de Abril de 2011, 03:43
Eu só não recomendo você comprar no extra.com. É a pior loja .com do brasil!!!!
Concordo  ;D

lemont

Nobre anp,

Obrigado pela resposta. Mas me deixou ainda com uma dúvida....
Em minha cidade, apesar de seu porte médio, sofremos com o problema do monopólio de uma empresa de telecomunicação e a oferta de provedores de internet Banda Larga é reduzida...
Simultaneamente a isso o preço pelos serviços são elevados, como já era esperado pela baixa concorrência... Enfim, dada a relação custo x benefício, penso que terei condições de pagar no máximo por um pacote de 1Mb de velocidade, e tenho receio da velocidade ficar comprometida dividindo-se para 3 maquinas. Ainda mais quando o provedor garante apenas 80% da velocidade contratada aafffff.
Por isso minha dúvida, a velocidade do roteador, se for maior, pode compensar a redução da velocidade pela divisão entre as máquinas???

Citação de: isaelfm online 21 de Abril de 2011, 15:03
Citação de: anp online 21 de Abril de 2011, 03:43
Eu só não recomendo você comprar no extra.com.
Concordo  ;D

E outra coisa...
Nobres anp e isaelfm,

Nunca tive problemas com o extra.com qual a razão de chamarem da pior loja do Brasil??
Qual site me recomendam??

Obrigado pela atenção.
Grande abraço a todos.

anp

Peço desculpas pela demoooorrraaaa na resposta, mas eu tenho outras ocupações e não acesso o fórum com frequência !

Esse lance de existir apenas um fornecedor de acesso a banda larga é complicado, ficamos a mercê disso ! Em relação ao desempenho de 1 MB para três computadores, vai depender do que se vai acessar em cada uma dessas máquinas. Por exemplo, se as 3 ao mesmo tempo acessarem o youtube ou qualquer site que envolva algum tipo de multimídia, vai se pior que discado, é muita informação sendo trafegada !!!!  :'( Não existe esse negócio de roteador com maior velocidade. A velocidade ou o sinal de banda larga vem da operadora do serviço (Oi velox, speed, Power GVT, etc), ele que vai garantir a velocidade. O roteador pode ser mais seguro, facilmente configurável ou com bom suporte, rápido para a velocidade não (se é que eu entendi) !

Quanto ao extra.com, compre uma mercadoria no início da segunda quinzena !!! Vai passar raiva e se arrepender !!! Atendimento péssimo, pós venda péssimo, eles acham que você quer dar golpe. Fazem parceria com uma transportadora chamada Folha que eles não informam nem que a vaca tussa !! Te tratam como um ninguém ...

Darcamo

O roteador só pode piorar a velocidade se a velocidade máxima da rede sem fio for menor do que a da internet, o que não é o caso. Um bom roteador no padrão 802.11g deve ser mais que suficiente para você.

Claro que, como o colega mencionou, se um computador acessar um site "pesado" como o youtube os outros computadores vão achar a internet mais lenta, mas isso é uma limitação da velocidade da internet e não do roteador.

Não conheço esse roteador do link, mas em casa já utilizo a bastante tempo o roteador Linksys wrt54g (bem comum hoje em dia), que pode ser encontrado por um preço bom (mas acho que um pouco mais caro que esse do link)

petrucchio

eu recomendo um TPLink, estou usando o modelo WR741N e nao tenho do que reclamar, sinal forte e sem maiores problemas de configuração.
espero ter ajudado na sua escolha.
abraços