pendrive não monta ubuntu

Iniciado por joãobritodesouza, 06 de Dezembro de 2013, 11:13

tópico anterior - próximo tópico

joãobritodesouza

Bom dia gente, o problema e o seguinte o meu pc funciona com ubuntu 10, multiterminal(userful), a base dele, a interface era linux educacional 4.0 aconteceu alguma coisa de um dia pro outro, a interface do le4.0 sumiu e apareceu a interface do ubuntu 10. O problema que desconfigurou tudo o pendrive não e mais reconhecido automaticamente, ja tentei de tudo, instalei de tudo pelo synaptic, tentei pelo terminal ele abre na area de trabalho como usb0, so que não tenho direito de colar nada nele, segundo quando vou eu Locais - Computador (navegador de arquivos), la dentro tem:    Unidade cd/DVD, USB DISK 2.0:(nome do meu pen), usb0 e Sistema de arquivos. O USB DISK 2.0, que é meu pendrive padrão não monta, o usb0 que aparece os arquivos que estão no meu pendrive so me da permissão de ler e na pasta propriedades permissões aparece escrito: Não foi possível determinar as permissões de "usb0"

joãobritodesouza

Boa tarde enquanto estou esperando o post dos meus amigos do forum ubuntu, eu continuo pesquisando na net. Achei algo parecido neste topico que por coincidência e deste site:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=75156.0

Digitei gedit /etc/fstab
No terminal como pedia o topico
Na resposta do colega apareceu o seguinte:
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>

proc   /proc   proc   nodev,noexec,nosuid   0   0
/dev/sda1   /   ext2   errors=remount-ro   0   1
/dev/sda2   /media/Backup   ntfs   defaults,nosuid,nodev,uhelper=udisks,uid=1000,gid=1000,dmask=0077   0   0
/dev/sdb1   /media/sdb1   ntfs-3g   defaults,locale=pt_BR.utf8   0   0

No meu apareceu:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# Use 'blkid -o value -s UUID' to print the universally unique identifier
# for a device; this may be used with UUID= as a more robust way to name
# devices that works even if disks are added and removed. See fstab(5).
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    nodev,noexec,nosuid 0       0
# / was on /dev/sda1 during installation
UUID=3d9fc756-2ede-4bcd-98b3-ec5c3fce8302 /               ext4    errors=remount-ro 0       1
# swap was on /dev/sda5 during installation
UUID=aaed5f3d-ab45-4a3a-9e66-0be4404a8f94 none            swap    sw              0       0

Note que esta bastante diferente e não existe /dev/sda

Tota

Ola

Não há nada de errado com seu fstab

Sda não existe pois foi declarado pelo BlockID e não pelo indice.

Digite fdisk -l e depois blkid verá que ele corresponde a seu sda1.

Voce não informou se como sudo consegue montar o seu pendrive.

Também não informou se conectou ele numa maquina com Windows e passou por duas vezes um scandisk.

[]'s

joãobritodesouza

Prezado Tota
Vamos por parte:
1º) O pendrive funciona em outro pc, inclusive no seven.
2º)Usando o fisk -l no terminal sem o pendrive surgiu o seguinte:
root@le:/home/professor# fdisk -l

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Identificador do disco: 0x000b83fa

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1       19087   153312256   83  Linux
/dev/sda2           19087       19458     2975745    5  Estendida
/dev/sda5           19087       19458     2975744   82  Linux swap / Solaris
root@le:/home/professor# clear

3º) Usando o pendrive conectado

root@le:/home/professor# fdisk -l

Disco /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Unidades = cilindros de 16065 * 512 = 8225280 bytes
Identificador do disco: 0x000b83fa

/dev/sda1   *           1       19087   153312256   83  Linux
/dev/sda2           19087       19458     2975745    5  Estendida
/dev/sda5           19087       19458     2975744   82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/sdb: 7858 MB, 7858126848 bytes
34 heads, 34 sectors/track, 13276 cylinders
Unidades = cilindros de 1156 * 512 = 591872 bytes
Identificador do disco: 0xc3072e18

/dev/sdb1               7       13277     7669920    b  W95 FAT32
root@le:/home/professor#

4º) Digitando blkid

root@le:/home/professor# blkid
/dev/sda1: UUID="3d9fc756-2ede-4bcd-98b3-ec5c3fce8302" TYPE="ext4"
/dev/sda5: UUID="aaed5f3d-ab45-4a3a-9e66-0be4404a8f94" TYPE="swap"
/dev/sdb1: LABEL="SILVIO" UUID="78E1-49C6" TYPE="vfat"
root@le:/home/professor#

Apareceu o sda1: duas vezes. E não tenho permissão de colar nada nele, ou seja não tenho permissão de root.

Quando clico em navegador de arquivos-computador aparece: Unidade CD/DVD; USB DISK 2.0:joao; usb0; Sistema de Arquivos, neste sistema não consigo acessar a pasta USB DISK 2.0:joao mais se clico em usb0 consigo acessar o conteúdo(Sem permissão de colar).
Quando uso o Dolphin o meu pendrive aparece e consigo acessa-lo mais novamente (Sem permissão de colar).

Tota

Ola

Alguém ou você alterou seu perfil de administrador para usuario? Veja e "usuarios" como está o status de seu perfil

Veja também se consegue acessar sei pendrive como root

sudo nautilus

Ou

sudo dolphin

joãobritodesouza

Fala Tota
Eu abri com
sudo dolphin

sudo nautilus

Agora a pergunta como entrar como superusuario sem precisar entrar pelo terminal????
E respondendo a sua pergunta, creio que alguém realmente mexeu no pc, ele e usado por varias pessoas eu estava num dia usando o linux educacional 4.0 (usando por cima do ubuntu 10) e no dia seguinte estava o Ubuntu 10 puro. Como eu não quero ficar toda hora formatando, pois esse linux educacional 4.0 e um pouco instavel, resolvi ficar com ubuntu 10 multiterminal, já que este continua instalado, quando inicio aparece a interface do le4.0(Linux educacional 4.0)Mais quando me logo aparece o ubuntu 10. Se tiver alguma sugestão para voltar ao normal(sem reinstalar)a casa agradece(grato). Respondida sua pergunta inicial, teria como responder a outra como por o Dolphin e o Nautilus como superusuario para que eu possa colar a vontade no meu pendrive, entre pastas e como se não tivesse acontecido nada.

Tota

Citação de: joãobritodesouza online 09 de Dezembro de 2013, 14:50
Eu abri com
sudo dolphin
sudo nautilus
Agora a pergunta como entrar como superusuario sem precisar entrar pelo terminal????

Olá,

A questão, não é entrar como superusuario, pois isto é uma falha de segurança, mas sim dar permissão a seu usuario para acesso aos discos.

Instale o gnome-system-tools

depois invoque-o como
Citarusers-admin

Altere seu perfil: de usuario para administrador

Verifique se seu usuario está nos grupos:

adm
Disk
Fuse
cdrom
dip
fax
floppy
lpadmin
plugdev
sudo
tape
video

marcando seu usuario nestes grupos (fuse e outros) seu usuario deveria ter o acesso restaurado.

Citação de: joãobritodesouza online 09 de Dezembro de 2013, 14:50
E respondendo a sua pergunta, creio que alguém realmente mexeu no pc, ele e usado por varias pessoas eu estava num dia usando o linux educacional 4.0 (usando por cima do ubuntu 10) e no dia seguinte estava o Ubuntu 10 puro. Como eu não quero ficar toda hora formatando, pois esse linux educacional 4.0 e um pouco instavel, resolvi ficar com ubuntu 10 multiterminal, já que este continua instalado, quando inicio aparece a interface do le4.0(Linux educacional 4.0)Mais quando me logo aparece o ubuntu 10. Se tiver alguma sugestão para voltar ao normal(sem reinstalar)a casa agradece(grato). Respondida sua pergunta inicial, teria como responder a outra como por o Dolphin e o Nautilus como superusuario para que eu possa colar a vontade no meu pendrive, entre pastas e como se não tivesse acontecido nada.

Veja se sua maquina tem um usuario convidado. Se tiver, logue nele e veja se a interface KDE do Linux Educacional aparece, se aparecer, no momento de logar seu usuario, escolha no icone do quadro de logon (direita acima) o ambiente kde para logar no LE.

[]'s

joãobritodesouza

Tota
Instalei, so que agora não sei como funciona esse programa, iniciei-o pelo terminal, tentei navegar por ele mais não entendi nada. Como utiliza-lo????????????

Respondendo a sua ultima pergunta não existe um usuario convidado.

Tota

Entre em terminal e digitesudo users-admin

Se tem apenas um usuario, crie uma conta de convidado, sem poderes administrativos, para testar o ambiente grafico

joãobritodesouza

Não tem 5 usuarios(professor, aluno1,aluno2,aluno3,aluno4). Eu entrei pelo terminal no programa. Por exemplo como ver se meu usuario esta no grupo. Vou em modificar, gerenciar grupos ou configurações avançadas?????????????????????????????????????????

Tota

Sim em gerenciar grupos. E do lado direito no seu usuario tem tres opções, na segunda veja se ele está como administrador

Tente entrar em aluno 1,2,3... E veja se o ambiente grafico muda