[resolvido] Atalhos na Unity?

Iniciado por Stauricus, 04 de Agosto de 2011, 23:39

tópico anterior - próximo tópico

Stauricus

olá pessoal. estou com uma dúvida meio cabulosa aqui...
sou um marinheiro de primeira viagem no linux. escolhi o ubuntu por ser muito bem falado e talz... mas em meio a tantas interfaces gráficas, achei por bem escolher a padrão, que agora é Unity. então instalei aqui o Ubuntu 11.04.
começando a brincadeira, notei que na área de trabalho tem um imenso espaço vazio. do lado esquerdo tem aquela barra lateral com alguns atalhos, ok.  agora, eu quero saber: como colocar atalhos diretamente na desktop? pq se eu for colocar tudo na barra lateral, haja espaço...
não consigo de jeito nenhum por atalhos no que seria a área de trabalho... alguém sabe como fazer isso? :/

agradeço desde já!

Tota

Ola

No Gnome, o ambiente grafico do Ubuntu, um atalho se chama lançador.

Desta forma, experimente clicar com o botão direito na área de trabalho e escolher a opção => criar lançador

Para saber mais, use a pesquisa aqui do forum, pois existem varios topicos abordando o assunto.

[]'s

Stauricus

ixe, mas no Ubuntu 11.04 o ambiente gráfico não é Unity? ou são coisas diferentes e eu tô variando? haha
como disse, sou marinheiro de primeira viagem...  :D

então, eu já tinha tentado criar lançadores dessa forma, mas não consigo fazê-los apontar para aplicativos. simplesmente não aparecem opções de aplicativos. consigo criar para músicas e imagens apenas :/
por exemplo, como criar um atalho pro GIMP?

desculpem se o tópico é redundante, mas eu procurei... o problema é que se eu escrevo "lançador" na pesquisa, só acho tópicos falando da barra lateral. e pra barra lateral eu já sei...

obrigado!

EDIT:
agora não entendi mesmo. fui tentar criar um lançador, digitei no nome "GIMP", e no comando só "gimp", e ele se criou sozinho  :o :o :o
tentei com o Blender e deu certo também. esse negócio é mais automatizado do que eu pensava. eu tava tentando fazer manualmente, procurando a pasta e o caminho do aplicativo, mas ele faz tudo sozinho  ::)
adorei. fica a dica pros vários iniciantes que estão tendo esse mesmo problema. obrigado!

Tota

Citação de: Stauricus online 05 de Agosto de 2011, 10:16
ixe, mas no Ubuntu 11.04 o ambiente gráfico não é Unity? ou são coisas diferentes e eu tô variando?

Ola

O Unity é um tema do Gnome desenvolvido em linguagem QT.

Voce pode ou não usar o Unity. Mas sempre vai estar usando o Gnome.

[]'s

bawlaw

olá,

se o Ubuntu fosse um carro,
o Gnome seria o motor e o Unity seria a carroceria.

coloque apenas um [resolvido] no nome do topico já que seu problema foi solucionado.
att,

Stauricus

ahh, agora entendi. obrigado pelos esclarecimentos. já coloquei como resolvido, valeu :)