Instalar a partir de PEN

Iniciado por nenepbl, 04 de Setembro de 2011, 19:16

tópico anterior - próximo tópico

nenepbl

Boas!

À partida, seria muito simples instalar o ubuntu a partir da pen usb... Ja o fiz varias vezes...

O problema é que em casa eu so tenho um Power PC da apple e um netbook...
E o windows no netbook deixou de iniciar (da erro azul a meio do arranque :S)... Pensei em formatar a pen a partir do mac para a tornar bootavel com o iso do ubuntu, so que estou farto de procurar em toda a internet e so consigo criar pen bootavel com formato "MAC OS Expandido", o que para o netbook é o mesmo que a pen estar vazia :S

Ajudem-me porque eu odeio o OSX!! Poderia pedir a um amigo para ir la a casa formatar a pen, so que neste momento estou a viver no estrangeiro...

Agradecido!

PS:
Alguem conhece um comando como este
sudo dd if=/path/to/downloaded.img of=/dev/diskN bs=1m
mas que formate a pen em FAT32?

PPS: Se alguem conhecer outra maneira de solucionar o meu problema, toda a sugestao é bem vinda!

Madrigal

Pelo que entendi, vc não consegue formatar para a instalação o Pendrive por não ter um notebook com Windows ou Linux?  Não tem como vc pedir por uns minutos o notebook de algum colega? Bastaria iniciar o Ubuntu com o Live CD e preparar o seu Pendrive.

Nunca usei MAC, mas acho difícil não ter algum comando ou algum programa que prepare o pendrive usando o Mac, encontrei esta página que explica como proceder em vários sistemas, inclusive com o Mac, veja se dá alguma luz:

http://www.webupd8.org/2009/04/4-ways-to-create-bootable-live-usb.html

nenepbl

Boas e obrigado pela resposta..
Eu ja tinha chegado a essa pagina e o que o tuturial diz para fazer é preparar a pen para arrancar, mas no mac ela so fica configurada para arrancar num mac, no pc quando tento arrancar, o pc nao reconhece a particao da pen, porque ela esta num formato qualquer da apple..

Parece que para o mundo linux, o osx nao existe.. O que é normal, ja que quem tem um mac normalmente so ve o osx a frente..
Esta noite farei uns quilometros para visitar uns familiares e pedir para usar o pc deles para formatar a pen :p

E sim, o que eu pensava fazer era mesmo correr o ubuntu em modo live, para extrair os dados do disco porqu tenho la coisas importantes..

Eu tenho um netbook com windows, so que o pc ficou sem bateria enquanto iniciava e agora da o ecra azul sempre que esta a carregar o windows e agora esta inutilizavel e nao posso fazer nada porque ele nao tem drive de cd, e para configurar uma pen drive para correr o ubuntu preciso de um windows ou linux..

(eu sabia que devia ter comprado um pc e nao um mac :( )

xluisfernando

Eu uso Linux e Mac (Hackintosh) instalados no mesmo PC. E o que acontece é justamente o contrário. Do Linux eu acesso todo o sistema de arquivos HFS+ do Mac, que inclusive é reconhecido pelo Grub2 no boot. Já no Mac OS X, o disco com a instalação do Ubuntu em EXT4 simplesmente não é reconhecido.

Você precisaria pesquisar por um aplicativo do OSX para criar um disco de inicialização e usá-lo para gravar a imagem ISO do Ubuntu no pen drive. Nesse site http://www.webupd8.org/2009/04/4-ways-to-create-bootable-live-usb.html existe um tutorial explicando como fazer isso (inglês)

Basicamente, no Mac OS X:
1) Abra um terminal.
2) Rode o aplicativo diskutil e verifique as referências existentes para as unidades do computador
3) espete o pen drive no pc
4) rode novamente o aplicativo diskutil e veja qual a referência /dev do pen drive (exemplo /dev/disk2)
5) Pelo diskutil, desmonte o pen drive do sistema
6) Então execute o comando no terminal sudo dd if=/endereço do arquivo ISO of=/dev/diskN bs=1m,. No meu caso:
Citarsudo dd if=/Volumes/Geral/Linux/Ubuntu-10.04-desktop-i386.iso of=/dev/disk3s1 bs=1m

Com isso o sistema grava a imagem iso dentro do pen drive como arquivo de arranque. (Demora alguns minutos para concluir...
7) Por fim, depois que o terminal fizer o tabalho, pelo diskutil você ejeta o pen drive e pronto

No teste que fiz o comando funcionou e criou a imagem do sistema no pen drive. Mas, não sei se pelo fato do pen drive usado ser de 8GB (ero o disponível no momento), não arrancou. Talvez, em vez de fazer a referência disk3s1 eu devesse indicar simplesmente disk3, considerando a MBR do disco e não a partição.

Edit: Conferi no utilitário de unidades do Ubuntu e o pen drive foi criado como disco inicializável, em sistema de arquivos FAT32. Mas, como indiquei disk3s1 foi criada uma partição dentro do pen drive e por isso ele não funciona no arranque.

Assim, o correto seria:
Citarsudo dd if=/Volumes/Geral/Linux/Ubuntu-10.04-desktop-i386.iso of=/dev/disk3 bs=1m
Uma saída alternativa seria você baixar a imagem ISO do Ubuntu para power pc e gravá-la como imagem pelo OSX. Então, com o Cd gravado, iniciar uma sessão live-CD do ubuntu (pressionando a tecla "C" durante o arranque com o CD do Ubuntu dentro do aparelho).

Por fim, pela sessão live-CD, você pode usar o aplicativo de criação de disco de inicialização e gravar a imagem pretendida no pen drive.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS