Inkscape leva muito tempo para abrir [Resolvido]

Iniciado por guripreto, 30 de Janeiro de 2012, 12:30

tópico anterior - próximo tópico

guripreto

Olá Pessoal do Fórum,

Apesar de já usar o Inkscape em meu Ubuntu 10.04 há algum tempo, estou com um problema novo que nunca havia acontecido. Entre clicar no ícone do programa e ele abrir a janela se passam pelo menos uns 10 minutos ou mais, isso mesmo, minutos. O mesmo acontece se eu acionar o comando pelo terminal. Mas tem uma coisa curiosa: se eu entro no terminal como root e dou o comando "inkscape" ele abre a janela do programa no tempo normal, coisa de segundos. Já desinstalei e reinstalei o Inkscape algumas vezes, inclusive (por outros problemas) reinstalei o Ubuntu (mantendo a partição /home intacta) e mesmo assim o problema persiste. Uso um notebook Acer Aspire 5920 com dois processadores e 3 GB de memória...

Alguém já teve esse problema antes?

obrigado galera!
Inté

irtigor

Quando você abre pelo terminal aparece alguma coisa? Mostra a saída desses comandos

ls -l -d ~/.config/inkscape
ls -l ~/.config/inkscape

guripreto

Oi,

Então, pelo terminal nada aparece...
Abaixo a saída dos comandos:

marcelo@marcelo-laptop:~$ ls -l -d ~/.config/inkscape
drwxr-x--x 7 marcelo marcelo 4096 2011-10-21 11:44 /home/marcelo/.config/inkscape

marcelo@marcelo-laptop:~$ ls -l ~/.config/inkscape
total 48
-rw-r--r-- 1 marcelo marcelo  1353 2012-01-30 20:24 extension-errors.log
drwxr-x--x 2 marcelo marcelo  4096 2011-10-21 11:44 extensions
drwxr-x--x 2 marcelo marcelo  4096 2011-10-21 11:44 icons
drwxr-x--x 2 marcelo marcelo  4096 2011-10-21 11:44 keys
drwxr-x--x 2 marcelo marcelo  4096 2011-10-21 11:44 palettes
-rw-r--r-- 1 marcelo marcelo 23621 2012-01-30 20:49 preferences.xml
drwxr-x--x 2 marcelo marcelo  4096 2011-10-21 11:44 templates

Alguma dica do que tá rolando?

irtigor

Não, mas se funciona quando inicia como root (coisa que você não devia fazer de nenhuma forma), é provável que seja alguma configuração. Testa

mv ~/.config/inkscape{,-old}

guripreto

Bem, dei o comando sugerido e depois, pelo terminal mesmo, tentei entrar no Inkscape. O Ubuntu lançou uma janela de aviso onde estava escrito:

As configurações do arquivo /home/marcelo/.config/inkscape/preferences.xml não são de um documento XML válido.
Inkscape will run with default settings, and new settings will not be saved.

Depois de 20 minutos o Inkscape abriu.
A não ser pela mensagem, está na mesma...

irtigor

Isso você resolve usando a configuração antiga. Voltando ao problema inicial, olhei uns relatórios de bug e um motivo de demora relatado, é devido ao carregamento de muitas fontes, ai o problema não é a demora em si, mas a falta de um aviso de progresso (como disse na minha mensagem anterior, se funciona como root, é provável então que o problema seja alguma configuração -- local, do seu usuário).

Verifica no gerenciador de processos o que ocorre depois de abrir o inkscape, olhe os relatórios de bug e, se não encontrar um que encaixe no seu caso, veja como escrever um: http://inkscape.org/report_bugs.php

guripreto

Opa!

Deu certo, você me fez lembrar que meu primo havia instalado em .fonts mais de 1 GB de fontes! Foi só remover para outra pasta as fontes que o Inkscape está abrindo normalmente!

Obrigado pela ajuda neste tópico tão simples!!

inté,
marcelo