dúvida uso do (g)rsync

Iniciado por bronco, 26 de Julho de 2011, 22:11

tópico anterior - próximo tópico

bronco

Amigos,
Estou usando o 11.04, numa máquina com 2 HDs. Num dos HDs tenho o windows 7 e no outro, o ubuntu 11.04. Quero sincronizar uma pasta do W7 com uma outra no ubuntu. Ao tentar usar o grsync, o programa não efetua a sincronização por falta de permissão para acesso à pasta de origem (mesmo ela estando montada e acessível). Com a seleção de origem e destino feita no grsync, o erro relatado é o seguinte:
*** Launching RSYNC command:
rsync -r -t -v --progress --delete -s /media/dados/Documentos /media/backup

sending incremental file list
rsync: recv_generator: mkdir "/media/backup/Documentos" failed: Permission denied (13)
Documentos/
*** Skipping any contents from this failed directory ***

Quando eu incluo uma barra ao fim do nome de cada uma das duas pastas (origem e destino), a mensagem muda para:
*** Launching RSYNC command:
rsync -r -t -v --progress --delete -s /media/dados/Documentos/ /media/backup/

sending incremental file list
rsync: failed to set times on "/media/backup/.": Operation not permitted (1)
./

Iniciando o grsync como root, a cópia é feita normalmente - mas eu não gostaria de usar o root, pois não sei como a coisa funcionaria quando eu precisasse  recuperar o backup (se não conseguir recuperá-lo, por que fazer, não é?)

Se alguém tem alguma dica, ou se puder me mostrar onde estou errando, agradeço!

druidaobelix

Olá bronco,

Se você diz que "Iniciando o grsync como root, a cópia é feita normalmente", então não é o caso de usar o sudo?

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

bronco

Pois é, Druidaobelix - foi o que eu fiz: iniciei o grsync pelo terminal, com o sudo.
Mas é isto o que eu não quero.
Tenho dúvidas se criando o backup como root eu não terei problemas quando tentar recuperá-lo (lembre que estou fazendo um backup de uma pasta do windows...).
O que eu gostaria é, desde meu usuário padrão, iniciar a sincronização e ter certeza de que, se necessário, eu possa voltar os arquivos pro windows sem problemas.

druidaobelix

Então, bronco, nesse caso, para ficar circunscrito à área do usuário, sem usar o sudo, você não pode usar área que não seja do usuário.

O usuário não consegue fazer nada dentro da área do sistema, que é privativa do root; só consegue usando o sudo.

A solução, nesse caso, não estaria em endereçar para uma pasta dentro da própria área do usuário, isto é, /home/nome_do_usuario/pasta_do_backup ?

[]'s

Editando:

Você também pode usar outra área, fora do /home, porém aí precisar dar permissão de leitura e escrita na pasta (diretório) criada.

www.arredondar.org.br

bronco

Valeu, Druidaobelix.
Mas veja só: o meu usuário tem acesso de leitura e escrita em todas as pastes envolvidas - eu consigo, apenas montando as unidades, fazer qualquer ação de leitura e escrita em todas elas - já testei pelo nautilus e por todos os outros programas (libreoffice, gimp, etc): uma vez montado o volume, os programas têm acesso total a todas as pastas, só o rsync não vê isso.
Obrigado pela ajuda.

druidaobelix

Olá 'bronco',

Vamos começar a detalhar isso aqui.
Primeiro ponto: você está com a interface gráfica do Grsync ativada?

Ela pode ser instalado pela "Central de Programas do Ubuntu - CPU" (digite grsync na caixa da lupa)

A interface gráfica é um subconjunto de instruções da linha de comando (CLI), isto é, uma forma simplificada, não faz tudo que a CLI faz, mas em geral dá pro gasto naquilo que há de básico em fazer backup.

Na definição da CPU:

"grsync é uma interface gráfica simples que usa GTK2 para o programa de linha de comandos rsync. Actualmente suporta apenas um conjunto limitado das funcionalidades mais importantes do rsync, mas pode ser usado eficazmente para sincronização de directórios locais."

Se estiver ativada, o que ocorre ao tentar sincronizar por lá?

[]'s
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Olá 'bronco', de novo,

Mais um detalhe para observar, após a verificação que mencionei no post anterior.

O que v. aparentemente está querendo é copiar é representado pelo caminho /media/dados/Documentos /media/backup do seu post inicial.

Essa sintaxe indica origem e destino.
Essa origem me soa estranha já que o Ubuntu por padrão usa o conceito de UUID, ou o rótulo da partição, a menos que v. tenha modificado isso no grub.

Vamos exemplificar o raciocínio, numa hipótese em que tenho 2 HDs

O HD em que está o sistema operacional evidentemente é montado automaticamente no fstab, o segundo HD não, só é montado na hora em que for usado, ocasião em que aparece no mtab.

Vamos usar a incialmente a forma gráfica só para simplificar o raciocínio.
Quando clico em Locais/Sistema de arquivos de XXGB, correspondendo ao segundo HD, ocorre a montagem dele, no que abre-se uma janela.

Se formos, pelo terminal, verificar em /media aparece da seguinte forma (os dados objetivos são exemplificativos, claro):

ls /media

1fb9b182-da35-4c5d-8d3c-4f74ac5f3fc1

Se a unidade não está montada ls /media resulta vazio.

Se quero, ainda pelo terminal, "entrar" nesse segundo disco preciso fazer:

cd /media/1fb9b182-da35-4c5d-8d3c-4f74ac5f3fc1

Supondo que eu crie um diretório de nome backup dentro desse disco, o caminho será:

cd /media/1fb9b182-da35-4c5d-8d3c-4f74ac5f3fc1/backup

Na hipótese de que eu queira fazer uma simples cópia de um arquivo existente, digamos, do diretório Downloads (vamos chamar esse arquivo hipotético de testecopia.txt) para a pasta backup do segundo disco, preciso fazer:

cp ~/Downloads/testecopia.txt /media/1fb9b182-da35-4c5d-8d3c-4f74ac5f3fc1/backup/

O rsync, apesar de usar um algoritmo isso e aquilo de mais eficiente, na essência o que ele faz é ainda uma cópia, então, também deve precisar da indicação dos caminhos de origem e de destino,na forma como o sistema operacional identifica esses caminhos.

[]'s

www.arredondar.org.br