Pressão em tablet TB141

Iniciado por Pedru, 03 de Janeiro de 2011, 21:10

tópico anterior - próximo tópico

Pedru

Olá!

Bom, aqui vamos com maaais um probleminha e eu espero que tenha alguém que possa me ajudar.

Recentemente ganhei uma graphic tablet (mesa digitalizadora) C3 Tech TB141. Eu acabei instalando o driver WizardPen antes de usá-la, então não sei se foi o driver que fez ela funcionar de primeira ou se ela já funcionava mesmo sem o driver. Então, no Windows eu instalei uns drivers e talz. Usei o GIMP e lá no Windows a pressão da tablet funciona.

Pra quem não sabe "pressão" é assim: quanto mais força você coloca na caneta, mais grosso sai o traço. Porém, no Ubuntu isso simplesmente não funciona. A tablet funciona tranquila, mas a pressão não, e com pressão é que os desenhos saem mais legais 8D. Eu tenho o PPA do Xorg-Edgers (um grupo que dispõe vários drivers pra qualquer tipo de coisa (tablets, placas de vídeo, joysticks)) e então tratei de instalar qualquer driver de tablet que eles têm. Instalei drivers Wacom, Aiptek, WizardPen (já estava instalado) e todos os outros relacionados à tablet. Reiniciei o PC, mas não deu.

Através desse post: http://blogdodesenhador.blogspot.com/2010/02/driver-de-tablet-para-linux.html eu fiquei sabendo que a minha tablet (C3 Tech também 141 de 14.1") usa a tecnologia Waltop, e é o mesmo modelo dessa tablet da Waltop (é idêntico o design também): http://www.waltop.com/prodDetail.asp?id=20 E então tratei de baixar o driver.

Mas aí vem ooooutro problema: o método de instalação que é "muito simples"! No processo você tem que colocar alguns arquivos no kernel e recompilar o kernel. Se quiserem, podem até baixar e dar uma olhada nos vários Readmes do arquivo. Eu não sei como instalar direito. No arquivo tem arquivos pra instalar só até o kernel 2.6.30.1, e o kernel do Ubuntu 10.04 é o 2.6.32... Tem alguma diferença na hora de instalar?

Eu já tentei instalar o driver do Windows, usando o Wine, mas não funciona :/... Alguém poderia me ajudar a instalar esse driver nativo da Waltop ou então me dizer algum outro método? Por favor, quero muito fazer que a pressão funcione no Ubuntu!

hauvaiana

A minha TB106 funciona perfeitamente no Linux Mint 11, sem as teclas de macro ainda, mas a pressão tá uma beleza no GIMP e no MyPaint... e num instalei nada foi só plugar... coisa de louco. :P :P :P