Ubuntu 11.04 64bits com dual boot não desliga [resolvido]

Iniciado por issao, 21 de Julho de 2011, 01:20

tópico anterior - próximo tópico

issao

Olha só, eu queria deixar claro que a nova instalação do Ubuntu no pendrive foi feita com todos aqueles parâmetros. E quando eu entro na Cdmline do Grub via tecla "e" o ACPI=OFF está lá!

E qual dos procedimentos você aconselha?

druidaobelix

Então, "issao", estou com dificuldade de entender isso aqui. Não era isso.

Precisamos deixar claro esse ponto:

1) o LiveCD não carrega sem nenhum parâmetro?

2) Se a resposta for "não carrega", então quais são os parâmetros mínimos que ele, LiveCD, precisa?

Citação de: issao online 22 de Julho de 2011, 14:31
Olha só, eu queria deixar claro que a nova instalação do Ubuntu no pendrive foi feita com todos aqueles parâmetros. E quando eu entro na Cdmline do Grub via tecla "e" o ACPI=OFF está lá!

E qual dos procedimentos você aconselha?
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

issao

Olha, vou fazer uma seção flash back aqui, para você entender melhor minha situação. Meu problema inicial com o Ubuntu foi conseguir instalar o Ubuntu, na verdade eu nem conseguia iniciar o Livecd até descobrir os comandos:

apm=off
acpi=off
noapic
nolapic
nopcmcia
noapci
nosmp
pnpbios=off
nomce
pci=nomsi

E só consegui instalar o Ubuntu utilizando TODOS os comandos, até cheguei a tentar em pares mas não cheguei a fazer todas as combinações possíveis por perceber que isso seria um tanto demorado.

O engraçado é saber que os comando acpi=off e noapic foram utilizados por nós para conseguir abrir o Ubuntu depois de instalado, mas combinados ou só, eles não funcionam para utilizar o Livecd.

Editado:

Eu não consegui descobrir quais os comandos mínimos para abrir o Livecd, nem sei se ele funcionaria com menos comandos a não ser com todos os já citados, mas se você quiser eu posso ir tentando aqui as combinações além das que já tentei.

issao

resumindo

1) livecd não carrega sem os comandos, ou seja, só carrega com todos os comandos!

2) Não sei quais os comandos mínimos pois não testei as mil e poucas possibilidades...

druidaobelix

A comunicação remota por esse meio realmente dificulta as coisas, frequentemente levando ao entendimento incompleto das questões, mas é o que temos.
Achei, erroneamente, que você estava conseguindo subir pelo LiveCD sem parâmetros, daí porque sugeri uma nova instalação limpa no pendrive. :-(

Se o LiveCD não carrega sem parâmetros então não adianta muito descobrir o conjunto de parâmetros mínimos que funciona para ele. É até uma possibilidade que instalando com um conjunto menor de parâmetros o resultado da instalação seja outro, porém a probabilidade não é muita.

Além disso, testar 10 parâmetros combinados, se ainda lembro de análise combinatória, representaria testar 1023 possibilidades, o que não é razoável.

Na forma de arranjo simples, sem repetição:

C(m,p)=m!/[(m-p)!*p!]

m   p   
10   1   10
10   2   45
10   3   120
10   4   210
10   5   252
10   6   210
10   7   120
10   8   45
10   9   10
10   10   1

soma:   1023

Mesmo que se afaste alguns que obviamente não se aplicam, ainda restará um número elevado, muito trabalho para pouca probabilidade de resultados. :-(

De qualquer forma é incrível que o LiveCD só suba com essa enormidade de parâmetros, nunca vi isso!

Voltamos às questões do post #14, bater num muro. :-(
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Vamos ver se seria possível habilitar um debug de acpi na carga do sistema.

A efetividade de um parâmetro passado ao kernel depende de como o kernel foi compilado.

Vou fazer algumas experiências aqui quanto às possibilidades de debug, se alguém mais no Fórum quiser acrescentar quanto a esse aspecto, seria de utilidade.

O que estou pensando é algo na linha do:

acpi.debug_layer= [HW,ACPI,ACPI_DEBUG]
acpi.debug_level= [HW,ACPI,ACPI_DEBUG]

Tem uma literatura aqui:

ACPI Debug Output

http://www.mjmwired.net/kernel/Documentation/acpi/debug.txt

www.arredondar.org.br

issao

Olá Druida,   

eu tentei ler o documento mas não entendi muita coisa, na verdade não entendi nada.. você quer que eu coloque esses parâmetros no cdmline na hora de iniciar como fizemos com o acpi=off anteriormente é isso?

druidaobelix

Olá 'issao',

Por enquanto:

"Vou fazer algumas experiências aqui quanto às possibilidades de debug, se alguém mais no Fórum quiser acrescentar quanto a esse aspecto, seria de utilidade."

www.arredondar.org.br

druidaobelix

Olá 'issao',

Para que tenhamos uma base de comparação com o que tenho aqui, faz aí esses dois códigos e traga o resultado:

ls /sys/module/acpi/parameters/

cat /sys/module/acpi/parameters/*

Seria bom fazer duas vezes, uma carregado pelo disco e outra carregado pelo LiveCD. já que a forma como sobe está sendo diferente entre uma e outra.
www.arredondar.org.br

issao

Você quer que eu coloque esses parâmetros no Cdmline do grub é isso?   :)

druidaobelix

Não, neste caso é subir o sistema, abrir um terminal (Ctrl+Alt+T) e executar os mencionados comandos no terminal.

Nem é necessário digitar os comandos, é só copiar com o mouse (claro, para isso precisar estar com a página deste tópico do Fórum aberta), colar no terminal e dar um Enter para que seja executado. Eles irão gerar uma saída no próprio terminal, copie essa saída e cole aqui.

Citação de: issao online 23 de Julho de 2011, 00:40
Você quer que eu coloque esses parâmetros no Cdmline do grub é isso?   :)
www.arredondar.org.br

issao

ok, aí está druida:    ( este é o que está instalado no hd )

issao@issao-POSITIVO-MOBILE:~$ ls /sys/module/acpi/parameters/
acpica_version  bfs  ec_delay  gts  immediate_undock

issao@issao-POSITIVO-MOBILE:~$ cat /sys/module/acpi/parameters/*
20110112
0
500
0
Y

issao

Este é o do LiveCd:

ubuntu@ubuntu:~$ ls /sys/module/acpi/parameters/
acpica_version  bfs  ec_delay  gts  immediate_undock

ubuntu@ubuntu:~$ cat /sys/module/acpi/parameters/*
20110112
0
500
0
Y

druidaobelix

Olá issao,

Acho que até é possível conseguir identificar o que há de errado com a ACPI desse computador, na verdade, em tese, é até um pouco fácil achar o erro, no sentido de determinar o que está diferente em relação à especificação do consórcio ACPI, o problema está em, depois, o que fazer com ele. Nem sempre dá para consertar, assim 'na unha', mas vamos ver. :-(

Bem, antes de partir para as entranhas da ACPI desse computador, por desencargo, melhor testar mais alguns parâmetros, vai que funciona.

Use essas flags, uma a uma, na 'boot cmdline', na linha da tela inicial do menu do grub, onde se entra com a tecla 'e', do sistema instalado no disco fixo para ver se consegue fazer subir o sistema sem o acpi=off.

acpi=rsdt

acpi_serialize

acpi_no_auto_ssdt

Esse aqui possui dos modos, uma de cada vez:

acpi_apic_instance=1,0

acpi_apic_instance=2

Esse aqui (acpi_osi) precisa testar de três modos, individualmente, um de cada vez:

acpi_osi=       (----> desse modo mesmo, sem nada depois do sinal de =)

acpi_osi="Linux"

acpi_osi="!Linux"

Idem (acpi_sci), 4 modos:

acpi_sci=level

acpi_sci=edge

acpi_sci=high

acpi_sci=low

Idem, 3 modos

acpi_enforce_resources=strict

acpi_enforce_resources=lax

acpi_enforce_resources=no

Finalmente,

acpi_serialize

acpi_no_auto_ssdt

erst_disable

Talvez haja ainda alguma outra possibilidade, mas precisa analisar melhor se mais alguma potencialmente se aplicaria.
www.arredondar.org.br

druidaobelix

Existe um relato, num computador com idêntico processador a esse seu, o Intel Core i7-2620M - sandy-bridge, embora a marca do equipamento seja outra, de que a versão 32bits funciona sem problemas (I tried the i386 live disk and it loads fine), sem o carregamento de flags do kernel, muito curioso isso, embora eu não consiga perceber exatamente a lógica disso. No caso desse relato é um Lenovo ThinkPad L520.

Apenas com o intuito de agregar conhecimento, se uma hora você puder e estiver disposto a gastar algum tempo com isso, faça uma instalação de 32bits no pendrive, apenas para testar se se aplica a essa sua máquina também. Nesse caso, claro, precisa 'queimar' um outro CD com a iso do 32 (ou usar um segundo pendrivre para carregar o Live). O 32bits, com o kernel normal, não faz o reconhecimento da totalidade dos 4GB de memória que tem seu sistema.

É o caso de pensar se não seria uma solução satisfatória usar o kernel PAE (Physical Address Extension), caso ele consiga fazer o boot sem parâmetros, pois que nesse caso o reconhecimento e uso da totalidade da memória disponível também estaria simultaneamente resolvido.

Unable to install 11.04 amd64 on a ThinkPad L520

https://bugs.launchpad.net/ubuntu/+source/linux/+bug/806434

www.arredondar.org.br