Como realizar login remoto?

Iniciado por matheuscumth, 16 de Julho de 2011, 17:49

tópico anterior - próximo tópico

matheuscumth

Pessoal, bom dia, boa tarde, boa noite.

Estive procurando em algumas páginas da internet porém ainda não consegui uma solução que atenda à minha necessidade.

Tenho em meu computador em casa o Ubuntu instalado e configurado para acesso via SSH e remoto funcionando perfeitamente, porém eu preciso de saber uma forma de acessar o meu usuário do Ubuntu apartir do meu trabalho que uso terminal Windows, mas, quando eu preciso de reiniciar o meu Ubuntu eu perco o acesso remoto e tenho apenas o SSH, lembrando que eu preciso de manter a minha sessão com senha no Ubuntu durante a inicialização. Então eu gostaria de saber algum comando que eu possa utilizar no SSH para eu acessar através dele ou então através do VNC que eu uso no Windows.

Obrigado a todos.

zekkerj

Não entendi seu problema. Poderia explicar melhor?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

matheuscumth

Então,

Eu consigo fazer o acesso remoto ao meu notebook assim que eu inicio a minha sessão no Ubuntu, porém vai existir casos em que eu necessite de reiniciar o meu notebook e quando eu reinicio ele vai parar na tela de login inicial que pede a senha do usuário, portanto eu gostaria de saber alguma forma de acesso ao meu notebook de forma que eu consiga remotamente liberar o login e senha para te acesso ao VNC.

A observação é que eu preciso que toda vez que eu inicio o meu sistema tenha que digitar a senha de login do usuário localmente por segurança

zekkerj

Olha, o que eu conhecia do VNC sempre abria uma nova sessão gráfica pro usuário, assim, sempre seria pedido usuário/senha pra abrir a conexão. Mas parece que de tempos pra cá o VNC passou a pegar uma cópia da sessão de console (retrocesso, na minha opinião --- só pq no Windows se faz assim, não quer dizer que seja a forma certa de se fazer).
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

matheuscumth

Seguinte, me deram uma idéia e gostaria de saber se é válida e possível.

Me informaram que para eu resolver a minha situação acima eu posso liberar o ubuntu para nao fazer a autenticação de usuário quando inicia porém poderia colocar um script na inicialização para depois de alguns segundos ele entrar na proteção de tela e consecutivamente pedir a senha tanto para acesso remoto e local.

Alguém sabe como fazer?

zekkerj

Vou te oferecer outra opção. Experimente o FreeNX.
http://www.nomachine.com

rbernard

Citação de: matheuscumth online 18 de Julho de 2011, 11:04
A observação é que eu preciso que toda vez que eu inicio o meu sistema tenha que digitar a senha de login do usuário localmente por segurança

O seu notebook faz a conexão à internet wireless?

matheuscumth

Citação de: rbernard online 20 de Julho de 2011, 11:18
Citação de: matheuscumth online 18 de Julho de 2011, 11:04

O seu notebook faz a conexão à internet wireless?

Olá.

Faz sim, porém a senha que preciso é de logon do ubuntu mesmo

rbernard

Citação de: matheuscumth online 20 de Julho de 2011, 13:45
Faz sim, porém a senha que preciso é de logon do ubuntu mesmo

Eu sei. Mas o problema não é estar sem senha. O motivo de você não conseguir conectar via SSH antes de iniciar a sessão é que a conexão ainda não foi estabelecida e, portanto, seu notebook ainda não tem um IP definido.

Se o notebook estivesse contectado via cabo, você não teria necessidade de se autenticar.

Acho que indicaram a solução para iniciar a conexão antes da autenticação em http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,77624.0.html

matheuscumth

Pessoal,

Consegui uma solução "provisória":

Seguinte, como eu preciso de realizar o acesso remoto à máquina e manter a senha na mesma localmente estava complicado, eu acabei retirando a requisição de senha do usuário quando faz o login do sistema entrando diretamente nele, porém criei um arquivo de inicialização com um delay de cerca de 3 segundos para assim que ele iniciar chamar a proteção de tela que por sinal é protegida por senha.

Agora acredito que esta seja a gambiarra, e se alguém souber de alguma forma diferente para fazer a mesma função fico agradecido assim como fico dos colegas acima que comentaram.

zekkerj

matheuscumth

Fiz o cadastro no FreeNX e vou tentar amanhã pela manhã também e postarei comentários

zekkerj

Cadastro?
Seria só baixar os pacotes e instalar, não precisa cadastrar pra usar.