Unbuntu instala mas não abre

Iniciado por Bobh, 16 de Julho de 2011, 16:35

tópico anterior - próximo tópico

Bobh

Bom dia, :(
instalei Unbuntu11.04 num HD160gb Durante a instalação tudo correu normal, já é a terceira neste mesmo hd, só que na hora de reiniciar o sistema não roda. Mesmo sem cd ele não abre. Olho pelo Live CD ele esta lá com todos os arquivos. No smart deu 1 bad sector. Gostaria de saber se da para por em uma partição menor e como fazer. O hd só está com o Ubuntu. Agradeço a quem puder me ajudar, obrigado.

druidaobelix

Olá Bobh,

Talvez não seja apenas por isso, 1 bad sector, que não está dando o boot, mas vamos lá, comece por corrigir esse problema.

Carregue pelo LiveCD/USB e abra um terminal, o que pode ser feito usando as teclas Ctrl+Alt+T ou ainda o menu normal do sistema.

Com esse comando abaixo v. verifica a estrutura de discos do seu sistema, determinando como está assinalada a unidade (sda, sdb, etc..):

sudo fdisk -l    (sinal_de_menos;letra_ele)

Com esse comando v. verifica a formatação que foi utilizada (ext3, ext4, etc):

sudo blkid

Sabendo a unidade, que genericamente vamos chamar de xn, onde x v. substitue pela letra real seguida do número n que aparece, supondo que a formatação seja ext4:

sudo fsck.ext4 -c /dev/sdxn

exemplo:

sudo fsck.ext4 -c /dev/sdb2

Caso por alguma razão não faça a verificação, v. pode usar o parâmetro -f para forçar a verificação.

Para verificar todas as opções disponíves no fsck use:

fsck --help

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Bobh

Olá Druidaobelix, só para te dizer que comecei fazer os procedimentos que vc relatou, assim que acabar o checking eu te relato.Valeu pela atenção.

clodoaldops

"No smart deu 1 bad sector" >> já instalei fedora e ubuntu com esta msg e funcionou normalmente durante um tempo porem depois tive que trocar o HD.

Bobh

Olá Druidaobelix,  desculpa a demora  tive problemas. Vamos lá;  Fiz a manobra que vc descreveu e o resultado foi  este aí debaixo, só que onde se lê "Checking for bad blocks (read-only test):   8.19% done, 1:11:34 elapsed
done" foram lidos 100% e o tempo de duração foi de 12 horas mais ou menos. Sai de casa a noite e só voltei de manhã deixando o computador ligado como já disse mais de 12 horas.  Pelo pouco que entendo do Ubuntu o que esta ai embaixo não vai adiantar muito não. Gostaria de saber se vc ou alguém que lê o fórum  tem alguma sugestão, que desde já  agradeço. valeu e obrigado.

To run a command as administrator (user "root"), use "sudo <command>".
See "man sudo_root" for details.

ubuntu@ubuntu:~$ sudo fdisk -l

Disk /dev/sda: 160.0 GB, 160041885696 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 19457 cylinders
Units = cylinders of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Sector size (logical/physical): 512 bytes / 512 bytes
I/O size (minimum/optimal): 512 bytes / 512 bytes
Disk identifier: 0x000d7821

Device Boot      Start         End      Blocks   Id  System
/dev/sda1   *           1       19331   155274240   83  Linux
/dev/sda2           19332       19458     1013761    5  Extended
/dev/sda5           19332       19458     1013760   82  Linux swap / Solaris
ubuntu@ubuntu:~$ sudo bilkid
sudo: bilkid: command not found
ubuntu@ubuntu:~$ blkid
ubuntu@ubuntu:~$ sudo blkid
/dev/loop0: TYPE="squashfs"
/dev/sda1: UUID="7750d3c7-4f5c-4bc0-a4b2-5afe79123746" TYPE="ext4"
/dev/sda5: UUID="85feaaa6-a4db-4b26-80c5-1e794f627c78" TYPE="swap"
ubuntu@ubuntu:~$ sudo fsck.ext4 -c /dev/sda1
e2fsck 1.41.14 (22-Dec-2010)
Checking for bad blocks (read-only test):   8.19% done, 1:11:34 elapsed
done                               
/dev/sda1: Updating bad block inode.
Pass 1: Checking inodes, blocks, and sizes
Pass 2: Checking directory structure
Pass 3: Checking directory connectivity
Pass 4: Checking reference counts
Pass 5: Checking group summary information

/dev/sda1: ***** FILE SYSTEM WAS MODIFIED *****
/dev/sda1: 147962/9707520 files (0.1% non-contiguous), 1304867/38818560 blocks
ubuntu@ubuntu:~$

druidaobelix

Olá Bobh,

Se fez o fsck e corrigiu o bad sector, então é instalar de novo de ver o que dá, se consegue o boot.

Aproveite para verificar as configurações do BIOS do seu sistema, principalmente no que diz respeito à disco (parâmetros de SATA, IDE, AHCI, RAID, etc, por exemplo, assinalado RAID onde não existe RAID), que podem interferir nisso.

Caso o problema persista ainda é possível, após a instalação, forçar a recuperação do bootloader. Dê uma olha nisso:

Boot-Repair-Ubuntu para recuperação do Grub-2

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84609.0.html

De qualquer forma, caso apresente alguma mensagem de erro, é importante anotar e trazer para cá, pois que ajuda a identificar o problema.

Alguns sistemas, dependendo da motherboard (placa mãe) e do que mais houver de componentes instalados, podem pedir algum parâmetro especial para inicialização, os chamados 'cheat codes'.

[]'s
www.arredondar.org.br

Bobh

Alô  Druidaobelix, deu zebra de novo; fiz os procedimentos que vc aconselhou como "repair boot" tudo certinho, quando reiniciei...nada. Olhei a bios  ide,sata, estava tudo normal. Quanto  a placa mãe, essa mesma placa já rodou Ubunntu, inclusive o 11.04. Só me esqueci  de relatar que eu tentei instalar um xp, depois de não ter conseguido com Ubuntu,  ele formatou direitinho, na baixa nfts. Instalou arquivos, mas quando precisou reiniciar para começar  a instalação de verdade,  o cd começou tudo de novo. Tem um detalhe: Quando pus o CD xp em vez de pedir para "clicar qualquer tecla", ele vai direto para; "verificando o hardware". Já li não sei se é fato que quando o bad sector é no inicio do disco rígido ele fica inutilizado, será? Ah, no final da instalação do Ubuntu lendo embaixo da janela  apareceu em Inglês tipo: Failed to initiate - AP scan - vendor error request - for off set. Toda instalação eu estava conectado na internet. Valeu e obrigado.

druidaobelix

Olá Bobh,

Pode acontecer do setor da MBR ter ido pro brejo, sempre pode.

Não é assim tão comum mas acontece. :-(

Diga-se de passagem, essa absurda especificação é uma antiguidade que incrivelmente tem resistido aos tempos.

O fato de ter ficado 12 horas trabalhando na recuperação de bad sectors, como v. relatou, já é muito estranho, muito além da normalidade.

No "Boot-Repair" se não me falha a memória existe uma opção de "force", não sei se v. chegou a tentar.

Se bem entendi, quando se tenta instalar o XP ele também não consegue bootar? Se for isso, é um péssimo presságio. :-(

Daí em diante é ainda fazer um verificação física no equipamento, tal como substituir cabo, mudar de porta e ainda verificar se o jumper do HD está setado corretamente.

Essa mensagem "Failed to initiate - AP scan - vendor error request - for off set" não tem nada a ver com boot, é outro assunto.

Agora enquanto respondia fui reler o tópico e fiquei com uma dúvida: você não está nem mesmo atingindo o menu do Grub, isto é, a tela onde se faz a escolha do sistema operacional que se quer carregar, é isso?

[]'s
www.arredondar.org.br

Bobh

Olá Duidraobelix, quanto a instalação do xp: ele não instala todo o sistema, só vai até a instalação dos arquivos, ai ele tem que reiniciar, só que ele reinicia e começa a instalar tudo de novo pelo cd, compreendeu? Quando a última pergunta, não estou atingindo o menu do Grub não. Como eu disse foram mais de 12 horas trabalhando na recuperação de bad sectores, é tempo demais, né nâo? Vou dar mais uma testada, isto é,se não demorar muito, até 1 hora tá bom.  Quanto aos cabos já troquei etc e tal.  No fundo eu acho que este hd infelizmente foi para o espaço. Mas fica aqui o meu agradecimento pela atenção e se tiver novidades eu aviso, um abração.