Ubuntu 11 não reconhece roteador

Iniciado por Palozo, 03 de Julho de 2011, 16:26

tópico anterior - próximo tópico

Palozo

Bem gente é o seguinte.

Numa máquina com dual boot entre Windows XP e Ubuntu 11, o windows conecta via roteador (rede COM FIO) e o Ubuntu não!
É óbvio que não há problemas nos cabos nem na placa de rede on board da CPU. Então o que pode ser?
Para adiantar o diagnóstico quando rodo sudo pppoeconf aparece o seguinte:

(em modo texto obviamente...)

Todo os dispositivos encontrados ? ├──────────┐
         │                                                          │
         │ Foram encontrado(s) 1 dispositivo(s) ethernet:           │
         │ eth0                                                     │
         │ Todas as interfaces ethernet estão listadas acima ?      │
         │  (Caso não estejam, o modconf será iniciado para que     │
         │ você possa carregar os controladores da(s) placa(s)      │
         │ manualmente).                                            │
         │ Ou pressione ESC para abortar aqui.                      │
         │               <Sim>                  <Não>               │
         │                                                      
Procurando Dispositivo ├────────────────┐
         │ Procurando por um Concentrador de Acesso PPPoE em        │
         │ eth0...                                                  │
         │                                        

Procurando Dispositivo ├────────────────┐
         │ Procurando por um Concentrador de Acesso PPPoE em        │
         │ eth0... (modo multi-modem)  

Não Conectado ├─────────────────────┐
         │ Desculpe, 1 interfaces foram tentadas, mas o             │
         │ Concentrador de Acesso ed seu provedor de acesso não     │
         │ respondeu. Por favor cheque seus cabos de rede e de      │
         │ modem. Outra razão para a falha pode ser um outro        │
         │ processo pppoe que controla o modem em execução.  

O Rotreador é o Dlink 600

Agora é com vocês...

Peço desculpa pelo erro anterior. Eu postei essa dúvida sem com frases em maiúsculas

Grato

Danielfc10

Prossigo com o mesmo problema, ninguém sabe?
No ubuntu sempre foi espetar no micro e usar, mas dessa vez fiquei frustrado nem sei que termos usar no google.

Palozo

Bem, eu ainda continuo preso ao Sr Bil Gates. Numa máquina roda Vista, na outra Ubuntu e Xp em dual boot, sendo que tenho arquivos importantes para mandar do Ubuntu para o Vista e eu não queria queimar cd... espera a ajuda de alguma boa alma

Tota

Ola

O dlink 600 é um roteador que grealmente distribui o sinal de rede por dhcp, e voce está tentando conectar por pppoe, bem como não citou qual sua placa de rede, nem deu subsidios de como ela esta no Ubuntu.

Fica mais dificil ajudar sem informações ou com informações conflitantes.

Daria para explicar melhor?

Citação de: Palozo online 04 de Julho de 2011, 18:48
Bem, eu ainda continuo preso ao Sr Bil Gates. Numa máquina roda Vista, na outra Ubuntu e Xp em dual boot, sendo que tenho arquivos importantes para mandar do Ubuntu para o Vista e eu não queria queimar cd... espera a ajuda de alguma boa alma

Voce quer então compartilhar pastas do windows no linux e vice versa, é isto?

Mas se sua placa de rede não funciona isto não será possível, e também não depende de uso de pppoe.

[]´s

Palozo

Caro Tota

Eu sou iniciante em Linux (aliás essa é a desculpa de praxe da maioria que posta aqui rsrsrs). Vou te explicar melhor o que acontece.

Sou cliente da Telefonica (Speedy).

Antes de eu montar a rede aqui em casa, eu configurava o acesso a internet no Ubuntu via sudo pppoeconf. Ok! Funcionava bem!
Acontece que agora eu tenho dois computadores.

1º Vista original
Configuração: Core 2 duo, HD 500Gb, RAM 2Gb, Placa video Nvidia sei-lá-o-que, mas funciona, Placa de rede on board NIC FAST Ethernet PCI-E Realtek Família RTL8101 (NDIS 6.0)   

2º Dual Boot XP/Ubuntu 11 (é aqui que está o problema)
Configuração: Pentium 2,8 GHz, Ram 2Gb, HD 380 GB, Placa de video on board, Placa de rede on board Atheros Communications AR8131 Gigabit Ethernet (rev C0)  

Agora que a rede está criada. O 1º computador acessa a internet normamente. O 2º só acessa quando roda o XP, com o Ubuntu não acessa nem reconhece o router Dlink 600. Lembrando que a rede é com fios. Não uso dispositivos wireless.

Não há nada de errado com a placa de rede do 2º computador porque ela funciona no XP! (Placa de rede on board Atheros Communications AR8131)
E sim, eu quero compartilhar pastas do windows no linux e vice versa!

Então, essas informações sobre a placa de rede ajudam ou você precisa de mais informações????

Desde já agradeço pela compreensão e, sobretudo, pelo seu esforço em me ajudar

Tota

Ola

Primeiro seria interessante voce criar a conexão pppoe direto no roteador, colocando os dados de Usuario e senha bem como ip da telefonica

200.204.0.10
200.204.0.138

( leia o manual do roteador para acessá-lo (192.168.1.1)

Depois disto as maquinas conectariam automaticamente por dhcp

Com seus windows funcionando por dhcp, voce pode tentar no Ubuntu o argumento de instalação => acpi=off no momento do boot (Pressione ambas as teclas <shift> para entrar no menu do grub )

Ou baixar os drivers da atheros ( procure pelo google ) e compile o mesmo. Acredito não ser preciso no Ubuntu 11.04, mas não tenho a sua placa.

Com tudo funcionando e todas as maquinas acessando a Internet ao mesmo tempo, crie um novo topico ( ou pesquise aqui no forum ) para fazer o compartilhamento

[]'s

zekkerj

Olá Palozo,

Apague o conteúdo do arquivo "/etc/network/interfaces", exceto as duas primeiras linhas, e reincie seu computador.

Depois deixe o Gerenciador de Redes conectar de forma automática --- não execute mais o "pppoeconf" ou o problema vai voltar.

PS: Pq o "Danielfc10" entrou como se estivesse continuando a sua primeira pergunta? ???
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Danielfc10

Olá zekkerj.

Fiquei exaustivamente pesquisando no google por uma respostas, e sempre caia em sites explicando como montar rede e blablabla...nenhuma solução.
Ai caiu nesse tópico, em uma pesquisa, ai ao invés de criar um novo tópico, prefiri dar UP nesse.

Obrigado o que você disse deu certo!! Não da pra acreditar que era algo tão simples!!!
Vlw.

Palozo

Boa tarde

É funcionou..
Problema resolvido

A propósito, as duas primeiras linhas são:

auto lo
iface lo inet loopback

Essas linhas foram conservadas e o resto foi apagado. Reset na cpu e conectou de primeira

Abraços a todos que me ajudaram no problema

Palozo

PS.: O Admin pode trancar o tópico e dar a questão como resolvida