Atualização Ubuntu 9.10 para 10.04

Iniciado por marlindo, 21 de Junho de 2011, 21:33

tópico anterior - próximo tópico

marlindo

Eu usava até ontem o Ubuntu 9.10. Essa distro desde sua instalação apresentava problemas de som isto é o som simplesmente não funcionava. Bem. ontem resolvi fazer uma atualização para a versão 10.04, sugerida pelo Box de alerta do próprio Ubuntu. Resultado: O sistema liga,, apresenta aquele box de carregamento das ferramentas, mas depois, aparece uma tela preta, com alguns programas como Google Chrome, Kopete e Dolphin. Este último já não aparece mais depois que o fechei, clicando no X.  Desloco o mouse para o canto superior esquerdo então alterna-se esses programas em imagens minimizados ou um dos programas, que estava ativo, em tela cheia.
Já fiz de tudo. Entrei no modo texto (bash), fiz update, upgrade, uptudo e nada. Qual a solução?

conflito

Boa noite Marlindo,

Geralmente quando se faz atualização do O.S. ele apresenta um bug (isso não é regra), e chega determinado ponto que não vale a pena querer "arrumar" o sistema. Aconselho baixar a versão 10.04 ou a 10.10 e instalar do zero, fisicamente no seu pc ou notebook.

Conflito.

clodoaldops

Como em outros sistemas, o upgrade direto de uma versão para outra é sempre um processo passível de problemas. O grande problema é que (por simples falta de mãos de obra suficiente) os upgrades são testados apenas em configurações comuns, onde o sistema é usado sem grandes modificações. Entretanto, na prática é comum que você use um conjunto de pacotes muito diferente do original, com muitos dos programas originais substituídos por outros, somado coma instalação de vários programas adicionais. Isso faz com que o trabalho do atualizador seja muito mais complicado e os resultados mais imprevisíveis, fazendo com que a atualização apresente defeitos diversos ou mesmo falhe completamente em alguns casos específicos.
http://www.hardware.com.br/tutoriais/ubuntu3/pagina4.html

Por isso eu sempre faço uma instalção limpa de cada nova versão!

marlindo

Valew pessoal.
Parece, pelo que tenho acompanhado, aqui mesmo no forum e também em outros forums, a solução mais rápida.
É o que vou fazer. Mas, antes, o que vocês acham da  distro mais atual, a 11.04?

asghan

Citação de: marlindo online 22 de Junho de 2011, 19:16
Valew pessoal.
Parece, pelo que tenho acompanhado, aqui mesmo no forum e também em outros forums, a solução mais rápida.
É o que vou fazer. Mas, antes, o que vocês acham da  distro mais atual, a 11.04?

Estou usando e gostando  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,84277.0.html , lembre-se q por ser uma versão recém lançada pode ter alguns bugs .
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

xluisfernando

Citação de: marlindo online 22 de Junho de 2011, 19:16
Valew pessoal.
É o que vou fazer. Mas, antes, o que vocês acham da  distro mais atual, a 11.04?

Depende do hardware. Como você usava o 9.10 e na atualização para o 10.04 houve problema, possivelmente a configuração de hardware em questão não é a idealizada (processador,placa-mãe com chipset intel). Nesse caso, é preciso testar, pois até o 10.04 havia algum suporte a hardware SiS e VIA (que apareceiam nos chipsets dos Positivos da vida...). Com o 11.04 esse suporte acabou e se você tem um hardware com componentes desses fabricantes certamente haverá problemas.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

marlindo

Instalei o Ubuntu 11.04. Aparentemente tudo funciona conforme o esperado. Ainda não o testei de todo, o que vou fazer nesse final de semana e ao longo da próxima semana. A primeira impressão no geral  foi positiva. Mas, continuo sem som e há lentidão na abertura de menus em qq janela, bem na resposta do click do mouse em botões OK,Cancela, Confirma, etc.

Minha placa de som onboard é: VIA VT8237 (auto detecção na configuração do som). Vejam a saída do comando lspci a seguir:

...
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237 ISA bridge [KT600/K8T800/K8T890 South]
00:11.5 Multimedia audio controller: VIA Technologies, Inc. VT8233/A/8235/8237 AC97 Audio Controller (rev 60)
00:12.0 Ethernet controller: VIA Technologies, Inc. VT6102 [Rhine-II] (rev 78)
...
Depois de mais testes, volto a postar.

Obrigado de qq forma aos que responderam

Bráulio

Seria esse também, o meu problema?!  :-\
Sou usuário do Ubuntu 9.10 Karmic Koala com Gnome Versão 2.28.1. Fui em Sistema/Administração/Gerenciador de atualizações e apareceu seguinte mensagem: "Sua versão do Ubuntu não é mais suportada. Por favor atualize seu sistema para uma versão mais recente do Ubuntu Linux - Ubuntu '10.04.2 LTS' está disponível".
Até aí, tudo bem....  
Atualizei o ubuntu para a versão que me era mostrada, ocorreu tudo bem, e ao reiniciar o pc, depois do tema com o logo do ubuntu, ficaram apenas listras verticais de cores claras, como o branco e o amarelo. Achei que poderia ter acontecido algum erro com a transferência. Formatei o pc e repeti o processo, mas o resultado foi o mesmo! Consegui com um amigo, a versão 10.04.2 LTS que estava prontinha e já gravada em cd. Instalei e o resultado repetiu-se! Baixei a versão 11.04 do Ubuntu, no site http://www.ubuntu-br.org/, gravei em cd e instaleio-o, obtendo o mesmo resultado negativo, ou seja, depois da tela com o logo do Ubuntu. fiquei com a tela cheia de listras verticais em cores claras. Resultado, formatei o pc mais uma vez e voltei para o 9.10 Karmic Koala.
Alguém saberia me informar o que aconteceu, que eu não consigo atualizar?!  :(
Acho que o meu pc já sabe se formatar, tantas foram as vezes que o fiz!  ???
Infelizmente, não tenho mais o vídeo que gravei com o celular, para mostrar melhor o que aconteceu, mas espero que consigam me entender!
Agradeço com antecedência à quem possa me ajudar!

asghan

Citação de: Bráulio online 10 de Julho de 2011, 11:50
Seria esse também, o meu problema?!  :-\
Sou usuário do Ubuntu 9.10 Karmic Koala com Gnome Versão 2.28.1. Fui em Sistema/Administração/Gerenciador de atualizações e apareceu seguinte mensagem: "Sua versão do Ubuntu não é mais suportada. Por favor atualize seu sistema para uma versão mais recente do Ubuntu Linux - Ubuntu '10.04.2 LTS' está disponível".
Até aí, tudo bem....   
Atualizei o ubuntu para a versão que me era mostrada, ocorreu tudo bem, e ao reiniciar o pc, depois do tema com o logo do ubuntu, ficaram apenas listras verticais de cores claras, como o branco e o amarelo. Achei que poderia ter acontecido algum erro com a transferência. Formatei o pc e repeti o processo, mas o resultado foi o mesmo! Consegui com um amigo, a versão 10.04.2 LTS que estava prontinha e já gravada em cd. Instalei e o resultado repetiu-se! Baixei a versão 11.04 do Ubuntu, no site http://www.ubuntu-br.org/, gravei em cd e instaleio-o, obtendo o mesmo resultado negativo, ou seja, depois da tela com o logo do Ubuntu. fiquei com a tela cheia de listras verticais em cores claras. Resultado, formatei o pc mais uma vez e voltei para o 9.10 Karmic Koala.
Alguém saberia me informar o que aconteceu, que eu não consigo atualizar?!  :(
Acho que o meu pc já sabe se formatar, tantas foram as vezes que o fiz!  ???
Infelizmente, não tenho mais o vídeo que gravei com o celular, para mostrar melhor o que aconteceu, mas espero que consigam me entender!
Agradeço com antecedência à quem possa me ajudar!

Vc consegue rodar pelo Live-Cd  normalmente ?
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Bráulio

Não... não consigo rodar pelo cd da versão mais atual!  :-[
Estou usando o Ubuntu, que está instalado normalmente!
Eu só não consigo atualizar!
Nem através de cd e nem através do gerenciador de atualizações!  :-\

Tota

Ola

Já que está com o ubuntu instalado, poste qual sua placa de video.

Depois disto vamos começar do princípio, que é atualizar.

Com o sistema atualizado, voce corrige o erro de placa de video que dá o efeito que descreveu.

Fazer tudo ao mesmo tempo não será possivel.

[]'s

Bráulio

A minha placa de vídeo é uma antiga... é uma e-GeForce 6200 Agp da Nvidia, DDR2 de 256Mb e 128 Bits.

O meu pc é:

AMD Sempron(TM) 2800+
Memória de 2Gb
Com Ubuntu Karmic Koala 9.10
Kernel Linux 2.6.31-23-generic
Gnome 2.28.1