Speedy Business + TP-Link + Servidor Ubuntu

Iniciado por Andy Diver, 17 de Janeiro de 2012, 11:24

tópico anterior - próximo tópico

Andy Diver

Pessoal, preciso de um help.
Tenho um servidor Ubuntu com 2 placas de rede. Internet e local.
Ligava diretamente o modem da Telefonica com Ip fixo na eth0 e em /etc/network/interfaces estava assim:

iface eth0 inet dhcp

Funcioando tdo blz.
Agora quero instalar o roteador TP-LINK wireless para acessar a internet sem fio no escritório.

Como faço isso? Não estou conseguindo.
Preciso das ligações físicas de cabo também.

Obrigado

zekkerj

Ligue o speedy diretamente à porta WAN do roteador, conecte seu servidor a uma das portas LAN do roteador.

Com essa montagem, é só deixar as máquinas conectarem automaticamente. Se ainda não tiver feito, vc pode usar o servidor pra fazer a configuração inicial da wireless do roteador, basta seguir as instruções do manual do usuário.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Andy Diver

Já fiz isso e não funcionou.
Devo configurar o roteador wireless com IP fixo da Telefônica?
Tenho somente numero IP e máscara.
Ou deixo como dinâmico?
Altero algo no arquivo /etc/network/interfaces??

Obrigado

zekkerj

CitarDevo configurar o roteador wireless com IP fixo da Telefônica?
Só se sua conexão for com IP fixo, nem todas são. Além disso...
CitarAltero algo no arquivo /etc/network/interfaces??
Da forma como está configurado hoje, parece que seu modem está roteado. Isso significa que vc muito provavelmente vai trabalhar com o IP dinâmico no roteador wireless.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Andy Diver

Não está dando nada certo:
-Minha placa de rede eth0 recebe o  fixo que vem do modem
-A placa de rede eth1 tem o IP fixo da minha máquina 192.168.x.xx

Ligo o modem na WAN do roteador e outro cabo do roteador na eth0 do servidor, correto?
Tentei fazer a configuração do roteador por uma máquina windows.
Primeira pergunta: Deixo conexão com IP dinâmico pois meu modem que vai dar esse IP? Ou coloco o fixo da Telefôncia?
Segunda pergunta: Eu ativo o DHCP? Se sim, quais os números que deixo??
Terceira pergunta: O DNS eu também configuro ou o meu modem também vai dar?

Obrigado

zekkerj

Olha só, seu IP não é fixo.
CitarLigava diretamente o modem da Telefonica com Ip fixo na eth0 e em /etc/network/interfaces estava assim:

iface eth0 inet dhcp
Isso é característica de IP dinâmico.

Andy Diver

Sim
no /interfaces estava
iface eth0 inet dhcp

Mas quando ligo esse modem direto em um micro windows, tenho que configurar o ip na minha conexão cabo, IP, máscara, dns telefonica...etc
Ai funciona beleza.
No roteador tenho que colocar dinamico então? e DHCP, deixo ativo? qual numero coloco? Ele pede dns também.

Valeu

zekkerj

Mas seu Ubuntu não funcionava, com o IP dinâmico?