Anti Vírus

Iniciado por Menina Veneno, 05 de Julho de 2011, 15:09

tópico anterior - próximo tópico

Menina Veneno

Olá pessoal,

Como boa iniciante tenho 1001 dúvidas, tenho lido muito a respeito do Ubuntu seus programas e aplicativos e isso tem sido muito útil, porem ainda há questões meio obscuras pra mim.
Uma delas é a respeito de anti vírus. Migrei para ubuntu 11.04 justamente por causa de um  vírus que travou meu pc todo. Estava sem grana para formatar e lendo aqui e ali instalei o Ubuntu em meu pc. Ocorre que no trabalho o sistema operacional é Windows Xp Profissional, e como boa máquina de empresa está cheia de vírus. É uma necessidade minha concluir alguns projetos de trabalho em casa e pra isso uso pen drive, no Windows antes de abrir realizava uma verificação com meu anti vírus (Avast Security) antes de abri-lo e no ubuntu? Como faço? É verdade que os vírus existentes no pen drive não farão mal ao meu pc?
Tenho medo de abrir meu pen drive e infectar meu pc novamente, cheguei a baixar e instalar uma versão do avast free para linux mas não identifiquei opção de escaneamento clicando o botão direito do mouse no arquivo ou mídia removível.
Li muita coisa sobre o assunto e fique na dúvida, uns dizem que não precisa que o sistema é seguro. Outros dizem que é necessário...

Abs.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

rodrigo.miguel

Pode ficar sossegada.

Os vírus do Windows não afetam o Ubuntu, mesmo que o Pen Drive esteja infectado.

Aliás, vc pode usar o Ubuntu para apagar os arquivos suspeitos de estarem infectados. Quando abrir o Pen Drive no Ubuntu, tecle Ctrl+H para ver os arquivos ocultos e localizar os supostamente infectados (arquivos autorun, etc)...

pigdin

Citação de: Menina Veneno online 05 de Julho de 2011, 15:09
Ocorre que no trabalho o sistema operacional é Windows Xp Profissional, e como boa máquina de empresa está cheia de vírus.
??? ???
Empresa que se preze não deixa isso acontecer não.

Anti vírus no Linux é só para limpar arquivos do windows mesmo.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin

Menina Veneno

Rsrsrs...
Pois é, tenho essa dificuldade, rsrsrs...
O virus que travou meu pc foi um descuido, não limpei o pen drive aí já viu...
Obrigada pelas dicas, mas como usuária recente do Windows fico apavorada, dessa ulta vez perdi todos os meus arquivos pessoais que ainda não estavam salvos em pen drive e cd.

Abs.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

rodrigo.miguel

Citação de: Menina Veneno online 05 de Julho de 2011, 15:33
Rsrsrs...
Pois é, tenho essa dificuldade, rsrsrs...
O virus que travou meu pc foi um descuido, não limpei o pen drive aí já viu...
Obrigada pelas dicas, mas como usuária recente do Windows fico apavorada, dessa ulta vez perdi todos os meus arquivos pessoais que ainda não estavam salvos em pen drive e cd.

Abs.

Use uma senha segura. Não baixe programas de sites como Baixaki, etc, mesmo que seja um pacote .deb, a menos que você tenha certeza da procedência.

É mais seguro somente instalar programas dos repositórios oficiais e PPAs (utilizando a Central de Programas).

Com esse comportamento básico você estará muito bem protegida! :)

Menina Veneno

Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

jkmsjq

Antivírus... anti-não-sei-lá-mais-o-que só é necessário no Windows...!!! Isso porque os arquivos de configuração do Linux são protegidos contra qualquer alteração sem a autorização do administrador (aqui chamado de root), por esse motivo, que na hora da instalação se configura uma senha para o Linux.

Só se faz útil, veja bem, digo útil, não obrigatório ou necessário, a instalação de anti qualquer coisa, se você quiser impedir a disseminação de tais pragas virtuais para outras pessoas que utilizam ainda o Windows (que pena, não sabem o que estão perdendo aqui... :D :D :D), caso o contrário, não se faz necessário...!!!

Vou antecipar uma coisa que é necessário, ou diga-se de passagem, obrigatório instalar em qualquer sistema operacional: um firewall! No Ubuntu uma interface gráfica boa para se fazer a configuração do firewall é um front-end chamado de Firestarter... basta fazer uma busca aqui no fórum que vai encontrar bastante material sobre ele...!!!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

cello73

Citação de: jkmsjq online 05 de Julho de 2011, 15:56
Antivírus... anti-não-sei-lá-mais-o-que só é necessário no Windows...!!! Isso porque os arquivos de configuração do Linux são protegidos contra qualquer alteração sem a autorização do administrador (aqui chamado de root), por esse motivo, que na hora da instalação se configura uma senha para o Linux.

Só se faz útil, veja bem, digo útil, não obrigatório ou necessário, a instalação de anti qualquer coisa, se você quiser impedir a disseminação de tais pragas virtuais para outras pessoas que utilizam ainda o Windows (que pena, não sabem o que estão perdendo aqui... :D :D :D), caso o contrário, não se faz necessário...!!!

Vou antecipar uma coisa que é necessário, ou diga-se de passagem, obrigatório instalar em qualquer sistema operacional: um firewall! No Ubuntu uma interface gráfica boa para se fazer a configuração do firewall é um front-end chamado de Firestarter... basta fazer uma busca aqui no fórum que vai encontrar bastante material sobre ele...!!!

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!

Concordo com nosso amigo...anti-virus no ubuntu não serve para nada...a não ser que você pretenda compartilhar dados entre ubuntu e windows...talvez aí seja interessante rodar um antivirus para evitar problemas no windows...mas no ubuntu...não precisa.

Sobre firewalls utilizo o padrão do ubuntu (ufw) ele é bem simples de usar e também tem interface gráfica (gufw) procure no fórum que você verá farto material sobre isso.

Paulo Correa

Só não esqueço de como configurar essas coisas pois trabalho no ramo de informática e usuários afora adoram usar janelas, aí já viu.

Ioca100

Instale pelo synaptic o    nautilus-clamscan     , depois você abre com o direito do mouse sobre o arquivo e terá a opção: scan for viruses.
Usuário Linux- 449417

Menina Veneno

Galera,

Valeu mesmo pelas dicas.
A cada dia vejo que a melhor coisa que fiz foi migrar para Ubuntu.
Bom, bonito, seguro e de graça. Além de ter um suporte técnico excelente nos foruns, e o mais bacana, de usuários.

Abs.
Seja livre, use Linux!!!
Xubuntu 11.10

platao

Ola para fins de aprendizado vc pode ver tbm;

Avast Edição Linux para versões 32bit--->http://www.avast.com/pt-br/linux-home-edition#tab4

Bit Defender Para Unices versão 64bit--->http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,61245.0.html
\\\\\\\\Apostilas Dicas e Guias do Ubuntu\\\\\\\\\> http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,79368.msg440997.html#msg440997

bawlaw

olá, pode ficar tranquila..
mas mesmo assim não pode dar descuido,
só pq é linux não quer dizer que pode clicar em todos os links de SPAMs existentes. ::)

jkmsjq

Citação de: bawlaw online 05 de Julho de 2011, 23:35
olá, pode ficar tranquila..
mas mesmo assim não pode dar descuido,
só pq é linux não quer dizer que pode clicar em todos os links de SPAMs existentes. ::)

Olá bawlaw...

Como se diz "o maior perigo não está no S.O. em si, mas na peça que fica entre o monitor e a cadeira."  :D :D :D

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz