Qem é o maior culpado

Iniciado por clodoaldops, 06 de Julho de 2011, 18:00

tópico anterior - próximo tópico

clodoaldops

Usando ubuntu desde 2008 eu nunca tive serios problemas p/ instalar ou rodar linux em minhas maquinas.
Sempre que algo "grave" aconteceu foi por "barbeiragem" minha como: gravar o cd em velocidade maxima, não vereficar se a ISO tava corrompida, escolher a partição errada no momento da instalção, não desfragmentar windows antes do dual-boot e principalmente " não ler os zilhões de artigos disponieveis na web " antes de me aventurar com uma nova versão ou distro diferente.
Sei que existe alguns hardwares que não se dão bem com linux, por isso seguindo o conselho de um colega "fedorento", usuario do fedora,  ;D, eu passei a ser mais seletivo nas escolhas de minhas maquinas p/ não reclamar depois.
Daí vem minha pergunta: quem é o maior culpado qdo linux dá pau? Usuario? Hardware? Bugs da distro?

cesargcomp

A pergunta é muito boa e a resposta é a seguinte: depende.
Usuário fanático por sempre estar com os softwares mais novos, atualizados (eu), correm o risco de adicionarem repositórios não tão confiáveis e programas não totalmente testados. O que acontece? Pode ocorrer erros.
Nem todos os hardwares são totalmente compatíveis com o Linux (não é exclusividade do Linux, um exemplo é que a impressora da minha mãe não funciona no Windows 7 e nem é tão antiga assim, é uma Multifuncional HP 1315).
Bugs... bugs... bugs... Realmente é uma questão a parte. Algumas distros tem mais bugs que outras. Talvez por ter lançamentos mais curtos (caso do Ubuntu, de 6 em 6 meses). Eu sou a favor de uma distro lançar releases de ano em ano. Um ano é tempo suficiente para testar, retestar, ajustar erros e apresentar um trabalho mais consistente.

Como vê não é tão simples a resposta. Vai do tipo de usuário que você é, da escolha de hardware compatível ao efetuar sua compra e saber escolher uma distro mais estável (use o Mint 11, está muito bom!).

Espero ter colaborado.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

alsoares75

Concordo com o nosso amigo cesargcomp, geralmente a culpa é do usuário, é raro quem tenha problema só usando os pacotes oficiais, mas os testadores sempre arrumam algum probleminha.
Quanto a hardware as situações são diversas, tenho um notebook aqui em casa só funciona 100% ??? com Vista, mas vive dando pau.
Na minha opinião é necessário ser um pouco seleto em qualquer sistema que você utilize.

JoaoDamasceno.ufc

Olha, pelo menos no meu caso, acredito plenamente que a culpa é 100% minha !!! digo isso porque eu tenho uma certa paranoia pra testar softwares que não pertencem ao projeto original do Ubuntu, sempre estou mexendo em algo que eu simplesmente não preciso, que eu, depois de lutar pra instalar, não usarei nunca, sempre estou fazendo atualizações o tempo toooodo mesmo sabendo que por vezes é prudente deixar as atualizações serem sugeridas pelo sistema, coisa que eu não faço é nunca, fico enchendo o computador de efeitos visuais, interfaces diferenciadas etc etc etc... como resultado, perco a interface, perco arquivos, perco a configuração que estava nota 1000 e eu detonei ela mesmo assim... ou seja, no meu caso, não tenho dúvida de que a culpa é minha sim. Com relação a essa de máquinas mais atualizadas, mesmo assim, se o cara é usuário de Linux, ele tem que ter alguma consciência de que há uma boa possibilidade de que os driver's para os chipset's não estejam disponíveis, mais isso ele tem que se antecipar e verificar nas comunidades antes de simplesmente adquirir uma máquina "de última geração".

Obs. César, essa da impressora não funcionar no Windows 7... caramba que coisa estranha viu !!! e olha que é justamente uma HP (que dizem ser tão bem suportada pelo Windows).

abdo

realmente vai muito da situação, os problemas podem ser oriundos dos usuários, por terem pouca experiência e acabarem detonando seu SO, como pode ser também por terem muita experiência e sairem testando e modificando tudo em seu SO, não é mesmo Damasceno?

pode ser por questões de incompatibilidade do hardware por não ser suportado, muitas das vezes por causa dos tão famosos drivers.

acredito que as distros de ponta não apresentem tantos bugs assim, ou pelo menos nada de tão drástico para a maioria dos usuários.

estava usando o mint Debian edition em um netbook da Positivo sem nenhum tipo de problemas, aí comprei um netbook da HP e repassei o outro para minha filha, dai surgiu o meu "problema" não posso mais usar o Mint Debian edition porque ele não tem os drivers da minha wireless [Broadcom] nem tampouco como instalar o mesmo, ai a solução foi instalar o Ubuntu que tem um link para instalar o driver da Broadcom.
mas poderia usar o Mint 11 baseado no Ubuntu pois, de igual modo, ele instala o driver da Broadcom, mas no caso preferi usar o próprio Ubuntu.

gostava do Mint Debian edition por não ter que ficar reinstalando novas versões do SO, pois usando o Ubuntu ou qq outra distro acabo sempre reinstalando  quando sai a nova versão.

abcs
abdo

Digo não a pirataria. Uso Linux
linuxuser #535930 | ubuntuuser #33887
http://s19.postimage.org/ys9n31xib/userbar.png

clodoaldops

abdo, eu já sou o oposto pois gosto de ficar instalando novas versões e lançamentos por isso gosto do ubuntu e do lmue.
parei com fedora pq meu hardware não dá conta do G3.