Tem como forçar a montagem de "/dev/video1"?

Iniciado por Luiz Rezende, 20 de Março de 2009, 17:34

tópico anterior - próximo tópico

Luiz Rezende

Há uma semana venho travando uma batalha feia com uma webcam, a mesma do modelo abaixo:

Bus 005 Device 003: ID 0c45:6270 Microdia PC Camera (SN9C201 + MI0360/MT9V011 or MI0360SOC/MT9V111) U-CAM PC Camera NE878, Whitcom WHC017

Revirei o Google de ponta a ponta fazendo de tudo para tentar fazer a danada dar algum sinal de vida. Hoje finalmente consegui, mas por pouco tempo!

Não sei o que fiz, mas enquanto fazia um upgrade pelo terminal abri o Cheese e apareceu a imagem da webcam. Ela estava montando de /dev/video1. No Camorama já aparecia a seguinte mensagem: "Could not connect to video device (/dev/video0). Please check connnection."

Bom, após eu ter feito um monte de coisas, reiniciei o computador e para meu desespero após isso o Cheese já exibe a mensagem "Nenhuma câmera localizada". Minha dúvida é se esta webcam não poderia estar montando de /dev/video1 e o computador estar tentando puxer sua imagem de /dev/video0, será que estou falando bobagem ou isso pode ser possível?

Já tentei fazer de tudo para essa webcam funconar, já segui tutoriais, fiz um monte de coisas e nada... Quando ela finalmente funcionou foi só eu reiniciar a máquina e ferrou tudo outra vez... Alguém pode me ajudar?

Tota

Boas,

1) respire fundo

2) relaxe

3) conecte a camera e entre em terminal e digite sudo dmesg

4) role o comando dmesg até encontrar sua camera.

5) ele vai te dizer se ela está em video0 ou video1

6) pelo que voce escreve é quase certo que vai estar em video1 ( voce tem outro dispositivo de video? )

7) tanto o cheese quanto o camorama tem como alterar em configurações a entrada ve sinal de dev/video de uma procurada no forum. Eu não uso eles então não posso dar uma mão.

[],s

Luiz Rezende

Obrigado Tota. Depois de tanto fuçar aqui, o que descobri foi o seguinte:

1) A câmera é montada a partir de /dev/video1. Bom até aí tudo bem. Notícia feliz, a câmera funciona no Ubuntu!
2) A notícia triste. Toda vez que reinicializo a máquina a câmera não é mais encontrada! Preciso baixar os drives novamente, compilar, fazer a encrenca toda de novo como se fosse a primeira instalação!
3) A imagem da danada só aparece de cabeça para baixo!

Se alguém puder me ajudar a solucionar isso daí eu agradeço muito, muito mesmo!

paulelena

Tenho a mesma câmera, e não estou conseguindo seguir nenhum tutorial da internet, cada hora falta um arquivo, tudo que eu faço dá erro...
Acabo de instalar o Ubuntu 11.04 e não tenho muita noção de Linux...

linuser104

Porque você não cria um link chamado /dev/video0 que deve apontar para o /dev/video1?

No terminal seria assim:

ln -s /dev/video1 /dev/video0

ou seja, ele está criando o link /dev/video0 que vai direcionar para o /dev/video1. Assim engana-se o cheese.

Talvez isso não funcione ao reiniciar o sistema, mas caso o comando assima dê certo é só criar um script na inicialização da sessão com o comando de link (ln -s /dev/video1 /dev/video0).
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Tota

Ola linuser104

Esta resposta para uma duvida de 2009 acredito que pode não ser lida pelo autor do topico. Ele pode até já ter resolvido o problema dele já que não loga no forum desde junho daquele ano.

[]´s

linuser104

Citação de: Tota online 04 de Julho de 2011, 18:36
Ola linuser104

Esta resposta para uma duvida de 2009 acredito que pode não ser lida pelo autor do topico. Ele pode até já ter resolvido o problema dele já que não loga no forum desde junho daquele ano.

[]´s

Pois é Tota, depois que escrevi é que percebi que o paulelena é quem postou recentemente neste tópico.

Até pensei em remover, mas pensei, deve servir para quem estiver com problema parecido, então resolvi deixar.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

EdvaldoSCruz

Para ajudar também, há esse tópico:

17) Como Configurar o Scanner Canon Lide 110 no Ubuntu 11.04

Link: http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=84063.msg464360#msg464360

Viva o Ubuntu !!!!!!!  ::)
Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.