Windows + Ubuntu na mesma máquina. Qual é melhor opção?

Iniciado por p-marques, 07 de Agosto de 2011, 04:48

tópico anterior - próximo tópico

p-marques

Fala pessoal!

Como não achei nenhum sub-fórum específico e é meu primeiro post, achei correto colocar a dúvida aqui. Se estiver errado, peço desculpas aos moderadores.

É o seguinte, eu quero usar no meu notebook Windows XP + Ubuntu. Eu o formatarei em breve, então, se for o caso, poderei criar uma partição só para o Ubuntu.

Tendo isto em vista, as opções que eu vejo, visando maior segurança foram:

• Instalar os dois sistemas em dual boot;
  • Instalar o Ubuntu e criar uma máquina virtual com o Windows XP no Virtual Box;

O notebook é antigo. A configuração básica segue abaixo:

• Intel Dual Core Centrino 1.86Ghz
  • 1GB de RAM

No Ubuntu, eu deixarei meu ambiente de desenvolvimento web e usarei basicamente o Apache, PHP, Mysql e Postgree. Talvez, o Netbeans ou o Eclipse.

O Windows é importante pois, além de usá-lo para algum eventual programa que não funcione com o Wine, eu ainda preciso dos navegores que funcionam somente neste sistema operacional, como os Internet Explorer para verificar compatibilidade dos sistemas desenvolvidos nos navegadores mais utilizados.

A dúvida acaba por ser relativa ao desempenho. Pelo que vi, 1 GB é o ideal para trabalhar com o Ubuntu. Se eu deixar por volta de 400MB para o Virtual Box e 600MB para o Ubuntu, fico com receio de haver problemas com o desempenho em momentos de grande processamento.

Um outro ponto importante é o fato de, com a virtualização, eu poder utilizar a rede e acessar o apache instalado no Ubuntu a partir da máquina virtual com o Windows XP.

Bom, basicamente é isto.

Conto com a ajuda de vocês.

Grande abraço!

Joseph

Faça um dual boot, tenho um Compaq com o Kubuntu e o Seven, não vejo problemas nisso.

galactus

Faça o Dual Boot primeiro, até você sentir ter dominado o "Linux"! Depois você coloca o Windows dentro de uma máquina virtual!

Agora eu acho que essa sua configuração é pouco para o que você quer fazer!  Principalmente no quesito quantidade de memória RAM!!!  Instale um sistema 32bits se não for mudar a quantidade de RAM!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

clodoaldops

Tenho um celron 2.1ghz + 1gb/ram + 80gb/hd com xp + ubuntu 10.04-lts  em dual-boot
Não migrei pro ubuntu 11.04 pq nao tenho hardware p/ rodar o unity.

p-marques

Pessoal, valeu demais pelas dicas.

Tentei o Dual Boot como orientado, porém, ao tentar instalar o Windows XP, era exibida a tela azul informando erro no processo de logon. Fiz de tudo e não tive sucesso... O estranho é que foi na 2ª fase da instalação, assim que o Windows reinicializa da primeira vez, antes mesmo de inserir a chave de registro.

No final das contas, não tive muitas opções e acabei instalando o Ubuntu como SO único, mesmo. Pelo que vi aqui, existem projetos para linux para emular as diversas versões do Internet Explorer através do Wine. Acho que vale a tentativa. Se não rolar, instalo o Virtual Box.

Agora, fiquei curioso, a configuração atual do meu notebook está muito ruim para usar o Ubuntu 11.04 Natty Narwhal, para ambiente de desenvolvimento web( Incluindo Apache, Mysql, Postgre e Netbeans/Eclipse )? Eu já instalei o Unity 2D e estou me acostumando aos poucos.

Conto mais uma vez com a resposta de vocês.

Grande abraço a todos!

galactus

p-marques, Windows dando tela azul da morte na instalação?
Pode ter  coisa errada aí no seu hardware!  Já verificou as memórias? Passa o memtest de um live-cd do Ubuntu mesmo, se for o caso!  E o HD? Tá com boa saúde?

Eu acho que sua configuração é fraca sim para fazer isso tudo a que você se propõe! Vai ficar lento! Usá-los ao mesmo tempo vai tornar seu sistema uma carroça, pra não dizer que pode congelar!  Compra mais memória, no mínimo o dobro do que você tem hoje!

O 11.04 pesa muito na parte gráfica, mesmo sem o Unity!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

p-marques

Galactus, valeu por responder.

Então, isso mesmo. Tela azul durante a instalação! Bizarro demais!

Eu vou passar o memtest, sim. Valeu pela dica.

Eu não tenho grana para comprar memória agora. Este notebook, um HP Pavillion DV2000, já está bem antigo para os padrões atuais, então, se for o caso, acho que compensa juntar um dinheiro e comprar um PC com uma ótima configuração, em vez de atualizar o notebook. Valeu pela dica de comprar mais memória, ainda asim.

Agora quanto ao HD, só pra você ficar ciente: Depois que rolou a primeira sequência de telas azuis, eu formatei o HD usando o Killdisk e usando o Zeropass. Quando instalei o Ubuntu, não apresentou nenhum erro. Só com Windows, mesmo. Estranho, né?

No Ubuntu, qual ferramenta você recomenda para diagnóstico do HD?

Grande abraço!