Somente root pode desmontar

Iniciado por jribeiro, 13 de Julho de 2008, 22:11

tópico anterior - próximo tópico

jribeiro

Sou absolutamente neófito no Ubuntu e também no Linux.
Usei um pouco as versões 7.04 e 7.10 e agora instalei a 8.04.
Alterei a fstab para montar automaticamente minhas partições ntfs (Windows xp). Depois de quebrar a cabeça um pouquinho, está funcionando. Entretanto, se tento desmontar alguma delas, recebo a mensagem: "somente root pode desmontar...". Se elimino as linhas acrescentadas no fstab, o sistema permite que eu monte e desmonte manualmente as partições.
Alguma dica?
Obrigado.

Aí vai o arquivo:

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc                                       /proc                   proc         defaults                          0  0 
# /dev/sdb2
UUID=0eda7d9c-6043-49a2-991e-b9f767335b5e  /                       ext3         relatime,errors=remount-ro        0  1 
# /dev/sdb6
UUID=ca7f518f-3d16-4381-97b5-3280eb83e392  none                    swap         sw                                0  0 
/dev/scd0                                  /media/cdrom0           udf,iso9660  user,noauto,exec,utf8             0  0 
/dev/scd1                                  /media/cdrom1           udf,iso9660  user,noauto,exec,utf8             0  0 
/dev/fd0                                   /media/floppy0          auto         rw,user,noauto,exec,utf8          0  0 
# linhas acrescentadas:
/dev/sdb1                                  /media/SamsungIDE80     ntfs         nls=iso8859-1,user,noexec,ro       0  0 
/dev/sda1                                  /media/MaxtorSATA160_1  ntfs         nls=iso8859-1,user,noexec,ro       0  0 
/dev/sda5                                  /media/OSSHARE          vfat         user                              0  0 

clcampos

O ubuntu não criou as linhas da partição windows sozinho?

O 8.04 realmente estava com problema de montagem automática, e aparentemente a solução esta no tópico Auto montar drives no Hardy, mas não vi ainda problema assim.

No viva o linux tem um bom texto explicando os parametros de montagem, eles devem ajudar. Clique aqui para acessar ela.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

jomafras

Como vc está tentando desmontar suas partições? Qual comando está usando?
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

jribeiro

Obrigado pelas respostas.

clcampos:

O Ubuntu não criou as linhas de partição do windows sozinho. As instruções para automontar não deram certo. Monta apenas a partição FAT32 (vfat). Não monta as partições NTFS. E o pior quando tento montar manualmente também não monta. Vem uma mensagem de erro enorme dizendo que "$LogFile indicates unclean shutdown (0,0). Failed to mount '/dev/sdb1' Não há suporte à operação Mount is denied because NTFS is marked to be in use..."

Eu já havia achado o texto do viva o linux. Com ele que alterei o fstab, mas não consigo ir adiante para permitir a desmontagem pelo usuário.

pintinho:

Tento desmontar com o menu (botão direito do mouse -> Desmontar volume) ou com o comando umount no console. Só consigo com sudo umount.

csat

Acho que falta um "s" na palavra "user".  Creio que deva ser "users" lá no /etc/fstab

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

jomafras

Como o Ubuntu 8.04 não monta aqui nenhuma partição Windows automaticamente, eu uso :

Para montar :
1- sudo apt-get install ntfs-config

2- Depois : Aplicações > Ferramentas do Sistema > Ferramenta de Configuração NTFS

Para desmontar :
    sudo umount /partição
ou sudo nautilus depois botão direito > desmontar.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

raidicar

no seu caso, somente o root pode desmontar por que é o root quem esta montando.
tente deixar o comando para montar a partição dentro do arquivo .profile que fica oculto dentro da pasta do usuario e é executado sempre que o usuario loga no sistema, ou seja, o usuario é quem esta montando e tem permissão para desmontar.

é como se vc ligar o micro com um pendrive ja conectado, ele será montado durante o boot e vc não terá permisoes para desmonta-lo, pois não foi montado por vc.
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.

Esquisitofilosofo

No meu caso eu estou com o Ubuntu 10.10 e eu tenho instalado o ntfs-config para automontar minhas partições NTFS, mas eu gostaria de não mais montar a partição do Windows 7, apenas a do meus arquivos. Só consigo desmontar como root no terminal com o comando 'sudo umount /media/partição_desejada'.

Quando reinicio o computador ele monta tudo de novo. Alguém pode me ajudar aqui? Thanks for all support!
"Quem consegue ver o todo é Filósofo, quem não consegue não é."