Ubuntistas da África, Oceania e Ásia, cadê vocês?

Iniciado por Madrigal, 22 de Outubro de 2006, 15:17

tópico anterior - próximo tópico

Madrigal

Acho muito bom o fa(c)to de os sítios relacionados com programas livres serem voltados à língua, e não exatamente a países. Mas eu nunca vi um angolano, um moçambicano, um timorense, entre outros, participarem do Wikpédia, ou mesmo daqui do fórum do Ubuntu...

Será que esses países são tão pobres a ponto de impossibilitar a existência de internautas?

Alguém sabe dizer como anda a propagação do GNU/Linux nestes países?

KurtKraut

Saluton,

Também tenho a mesma sensação que você e tenho minhas suspeitas disso. Fora do Brasil e Portugal, o português é corrente na ex-colônias africanas e asiáticas do antigo reino de Portugal. Mas depois do fim do (neo)colonialismo, houve nesses lugares um retorno dos idiomas e dialetos locais. Em Macau (Ásia) por exemplo, apenas as placas das ruas e idosos ainda sabem um pouco de português.

Além de termos poucos falantes de português fora do BR e PT, eles têm pouca fluência, salvas raras exceções como Moçambique (suponho eu).

Mas são apenas suposições minhas, tiradas da minha cachola.

Il povero Enrico

Citação de: KurtKraut online 22 de Outubro de 2006, 15:42
Saluton,

Também tenho a mesma sensação que você e tenho minhas suspeitas disso. Fora do Brasil e Portugal, o português é corrente na ex-colônias africanas e asiáticas do antigo reino de Portugal. Mas depois do fim do (neo)colonialismo, houve nesses lugares um retorno dos idiomas e dialetos locais. Em Macau (Ásia) por exemplo, apenas as placas das ruas e idosos ainda sabem um pouco de português.

Além de termos poucos falantes de português fora do BR e PT, eles têm pouca fluência, salvas raras exceções como Moçambique (suponho eu).

Mas são apenas suposições minhas, tiradas da minha cachola.

sem duvida em macau poucos falam portugues,eles tem falado chines sempre,também em timor leste e em goa,em geral na asia ex portuguesa fala-se pouco portugues,mas olhe que na africa ja é diferente,em luanda e maputo (ex lourenço marques) fala-se portugues fluentemente,eu teclei em chat com varios africanos de lingua portuguesa e eles falam perfeitamente portugues.
l'albero più robusto cresce dove il vento soffia più forte
The Ubuntu Counter Project - user number # 8970

Madrigal

Bem, quando eu fiz minha graduação na Universidade de Brasília, havia alguns africanos, fiz amizade com  dois caboverdianos e alguns moçambicanos, mas perdi o contato totalmente.

Eu tenho vontade de fazer uma aventura, viajar tipo mochileiro para a África, diferentemente da maioria dos brasileiros que só pensa em ir para os Estados Unidos e Europa, nem nos países visinhos vão.

Se topar de novo com esse pessoal divulgue os sites relacionados com Software livre.

P.S. KurtKraut, ĉu vi parolas Esperanton?  :)

Felix

Citação de: Madrigal online 22 de Outubro de 2006, 15:56
(...)

Eu tenho vontade de fazer uma aventura, viajar tipo mochileiro para a África, diferentemente da maioria dos brasileiros que só pensa em ir para os Estados Unidos e Europa, nem nos países visinhos vão.

(...)

África, Ásia, Índia, Oceania, talvez Austrália... também já pensei muito nisso, e se for para me aventurar que seja para conhecer culturas diferentes, ou seja, que são pouco divulgadas em nosso país.

KurtKraut

Citação de: Madrigal online 22 de Outubro de 2006, 15:56
P.S. KurtKraut, ĉu vi parolas Esperanton?  :)

Mi parolas esperanto malfacile.

Eu estou dentro do 'bug' do Esperanto dos 'iniciantes eternos'. Mas de fato por falta de ânimo meu. Estudei esperanto por um dia apenas e nunca pratiquei, exceto por usar Ubuntu em Esperanto por algumas semanas.

lacowicz

Olá, colegas

Faço parte da Cooperação Brasileira em Timor Leste e tem uma comunidade open sorce aqui, mas ainda não consegui contato.

Vou instalar os primeiros sistemas com Desktop Ubuntu para auxiliar no ensino de Portugues e iniciar o treinamento do pessoal em LibreOffice e Firefox.

Estou com problemas de obter os sistemas - o link de download do Parlamento tem 512 KB para atender 125 usuários e leva um mês para chegar discos do Brasil. Vou tentar localizar ubuntistas aqui.

Madrigal

Citação de: lacowicz online 05 de Junho de 2011, 22:47
Faço parte da Cooperação Brasileira em Timor Leste e tem uma comunidade open sorce aqui, mas ainda não consegui contato.

Que legal! Sorte aí, se eu, estando aqui em Brasília, puder ajudar em algo, diz aí.

Mate a minha curiosidade, o português é uma língua de fato viva aí, é falado pelas ruas, ou está restrito às repartições públicas?

pigdin

Citação de: lacowicz online 05 de Junho de 2011, 22:47
Olá, colegas

Vou instalar os primeiros sistemas com Desktop Ubuntu para auxiliar no ensino de Portugues e iniciar o treinamento do pessoal em LibreOffice e Firefox.

Estou com problemas de obter os sistemas - o link de download do Parlamento tem 512 KB para atender 125 usuários e leva um mês para chegar discos do Brasil. Vou tentar localizar ubuntistas aqui.

Que Deus esteja com vocês aí!

Abraços.
Desk: Phenom X3 2GB DDR II - Win 7 / Ubuntu 10.04 64 Bits
Note MUB: Core2Duo 4GB - Win7 / Ubuntu 10.04 / Bodhi Linux.
@alexpigdin