eth0 no Ubuntu 11.04

Iniciado por tarcnux, 08 de Junho de 2011, 21:15

tópico anterior - próximo tópico

tarcnux

Olá, acabo de instalar o Ubuntu 11.04, faz uns 4 anos que não mexo com linux e estou bem enferrujado. Mas estou tentando por óleo nas engrenagens.

Fica aparecendo mensagem direto à direita superior no meu Ubuntu

eth0 encontrado
conexão estabelecida

e logo em seguida

Rede com Fio desconectado - você está desconectado

e logo em seguida volta para a primeira mensagem.

Resultado, não conecta. Posso configurar direto com ifconfig? Como é mesmo?

koheleth

Já verificou o cabo de rede se está correto.

Não é do Ubuntu ficar dando essas mensagens uma atrás da outra.

o comando básico para o ifconfig, é:

# ifconfig eth0 10.0.0.2 netmask 255.255.0.0
               ^        ^                        ^
               |         |                         |
         interface   ip da                Máscara
        de rede     sua rede

Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

zekkerj

Também acho que vale verificar se o cabo de rede não está com defeito.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

tarcnux

Olá amigos, é também acho estranho. Me preocupa toda essa automatização do Ubuntu, não sei de onde vêm as coisas, por exemplo, o que faz ele se conectar e desconectar automaticamente?

O cabo de rede é daqueles amarelos, prontos, que vêm com roteadores, não é cabo azul montado em casa. E essa máquina funciona muito bem no Windows há anos sem nunca ter dado problemas e continua funcionando no Windows, baixo tudo nela normalmente, inclusive baixei o ISO do Ubuntu nela.

Qual é o módulo do Ubuntu que automatiza essa função, detectar a conexão com a rede?

Obrigado.

zekkerj

Tarcnux, por favor, você não é mais um daqueles que acha que Linux tem que ser complicado, que tem que ser tudo feito na mão, né? :-[

As coisas no Ubuntu vêm do projeto integrado, da escolha dos sub-sistemas como NetworkManager, dbus, HAL, Gnome, KDE, X.org, etc.

Peça nova também dá defeito. O comportamento que você relatou é característico de problema de cabo, que pode estar partido ou com mau contato. Outra fonte possível do erro seria alguma falha no equipamento conectado (que aliás vc não disse qual é, se é um roteador, um switch, o que seja), uma tomada falhando pode dar isso também.

Só depois de excluir essas possibilidades eu pesquisaria falhas no driver ou no NM.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

koheleth

Concordo com Zekkerj,

Verifique os cabos e equipamentos. O linux é muito rigoroso nesse aspecto, o windows é mais relaxado.

O que faz ter mais confiança no linux do que no windows.

Quando iniciei no linux há oito anos, pensei que fosse ilusão, ou exagero do pessoal linux.

Hoje vejo com muito clareza o linux é muito melhor, pela sua estabilidade, segurança e democracia (onde qualquer pessoa pode opinar e ajudar)

Me desculpe o desabafo, aqui em casa todo mundo usa linux, na casa de minha noiva, com meus amigos(alguns usam para não pegar virus com pen-drivers nas apresentações). Enfim todos usam e não querem mudar...
Ubuntu 13.04
acesse: Guia LPI
Profº Marcos Aurélio

tarcnux

Muito obrigado pela ajuda, é sempre bom poder contar com os colegas do forum.