Mouse usb não funciona o cursor no Ubuntu 11.04

Iniciado por sugestivo, 13 de Maio de 2011, 14:49

tópico anterior - próximo tópico

sugestivo

Olá pessoal!
Antes de qualquer coisa, obrigado por qualquer ajuda!
Usei a busca do fórum mas não encontrei um problema similar ao meu.

Comprei hoje um mouse usb multilaser, e ele não funcionou corretamente no Ubuntu 11.04.
Ele só funciona os botões (direito e esquerdo) o wheel dele também não funciona, tão pouco o cursor.
Estou numa biblioteca, e pedi para uma pessoa perto de mim, com o windows xp, para fazer um teste, e o mouse funcionou perfeitamente.

Usei a ajuda do Ubuntu para tentar solucionar. Na ajuda, pede para verificar pelo comando "xsetpointer -l | grep Pointer"
se o mouse aparece identificado como [XExtensionPointer], e o meu apareceu sim, corretamente:

2: "Virtual core pointer"   [XPointer]
4: "Virtual core XTEST pointer"   [XExtensionPointer]
12: "SynPS/2 Synaptics TouchPad"   [XExtensionPointer]
10: "SIGMACH1P U+P Mouse"   [XExtensionPointer]

Recorri ao fórum porque não sei como fazer o mouse funcionar. Antes de adquirir esse, eu usava
normalmente um outro mouse usb da multilaser, que quebrou.
Alguém aí tem alguma pista?

Abraços,

navegantesdailusao

Olá, como técnico desconfio que seje hardware.

já tentou usar ele pelo Live-Cd do Ubunt? pode ser

um bug na vesão...

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

sugestivo

Olá amigo!
Obrigado pela resposta!
Poisé, com o live cd funcionou tranquilo, boa sugestão.

Fui à loja hoje, reclamei e eles me deram um outro da multilaser
que funcionou sem problemas!

Alvi

Seria muito estranho o problema ser com o Ubuntu, já que aqui eu uso o 11.04 64bits e teclado + mouse sem fio e tá td uma blz

kdbin

Olá pessoal,

Estou usando o ubuntu 11.04 64 bits em um note philco (com placa SIS). Tudo normal exceto o mouse. O mouse é do tipo sem fio, de marca Durabrand. A o lado esquerdo e o direito funcionam bem, mas a roda do meio não funciona, quando aciono a tela fica meio louca. Em alguns programa (a exemplo do bricscad o zoom fica totalmente sem controle quando acionado pela roda do meio).  

Sds,

kdbin

kdbin

Olá,

Retirei o mouse Durabrand, pois, descobri que ele é ruim mesmo, e não funciona bem em nenhum sistema, incluindo o windows. Coloquei um logitec com fio (usb) e esta funcionando bem melhor (no meu caso) a rodinha do meio melhorou. Mas ainda não funciona como eu esperava, já que esse mouse (o logitec) funciona muito bem nas outras distribuições linux (principalmente no mandriva). Então penso que o ubuntu 11.04 precisa melhorar nesse item. Alias em todos os ubuntu encontrei esse problema. Quem não usa muito os programas gráficos não percebe esse pequena deficiência.

Sds,

kdbin

kdbin

Olá,

Aqui no meu note (Philco com placa SIS), o mouse não funciona bem. Por exemplo quando vou fazer um desenho no inkscape o curso fica tremendo, como se estivesse com o mal de parkinson. Fica difícil trabalhar assim.  Notei que em alguns programa tal como o Clementine, quando eu desativo alguns recursos, o mouse (cursor) fica mais estável. É uma pena porque essa versão do ubuntu esta muito boa mesmo, rápida, leve, instalei todos os programas que necessito, etc. Mas se não resolver isso, infelizmente vou ter que desinstalar o ubuntu e tentar outro linux.

sds,

Kdbin

Tota

Citação de: kdbin online 31 de Maio de 2011, 20:00
Fica difícil trabalhar assim.  Notei que em alguns programa tal como o Clementine, quando eu desativo alguns recursos, o mouse (cursor) fica mais estável.

Ola

Veja se isto acontece no modo classico sem efeitos

[]'s

kdbin

Olá,

Ele já esta no clássico (Gnome), sem os efeitos. Estou percebendo que acontece mais com programas escritos em QT. Inkscape, VLC, Clementine. Na central de programas também ocorre isso, a central deve ser em GTK, não é? Será que isso também ocorre no Kubuntu? Comigo em todas as versões do ubuntu ocorreu isso (desde a versão 8.04).  E é a razão pela qual acabo sempre trocando o ubuntu por outro. Quando é lançada uma nova versão, instalo e tento, mas sempre surgiu esse problema chato.

sds,

kdbin

kdbin

Olá pessoal,

Instalei o ubuntu 11.04 64 bits em outro computador (placa de vídeo intel) e ele funcionou melhor. Mas mesmo assim resolvi experimentar o kubuntu. E estou adorando o kubuntu 11.04 de 64. Apesar de mais pesado (não muito) me pareceu mais robusto, mais estável, o mouse funcionou bem melhor. Além do mais, gosto muito do k3b, clementine, VLC, k9copy, inkscape, scribus, e outros escritos com o QT.   

Saudações,

kdbin