Dúvidas iniciais:Memoria Ram e outras coisas...

Iniciado por bmandrakk, 03 de Junho de 2011, 19:30

tópico anterior - próximo tópico

bmandrakk

Amigos,instalei o Ubuntu 11.04 hoje e devo dizer que fiquei inicialmente muito feliz.
Estava utilizando o Debian há algum tempo e nunca tive paciencia pra configurar os drivers de wireless manualmente...o ubuntu reconheceu de prima!
Alem disso ele reconheceu todas as teclas multimidia do notebook...simplesmente perfeito...ou melhor...quase!

O ubuntu nao está conseguindo identificar toda a memoria RAM do notebook...tenho 6GB,mas ele so identifica 3GB.O que fazer?

Alem disso,gostaria de configurar o grub,mas nao encontro o grub.cgf,que é o arquivo indicado para ediçao em todos os tutoriais e artigos...onde ele fica?

Como faço para deixar na barra de tarefas o aplicativo minimizado?Quando minimizo ele some e so consigo faze-lo aparecer com o Alt+tab.

Peço desculpas pela quantidade de perguntas,mas vida de novato é complicada...Desde ja agradeço a compreensao de todos e parabenizo pelo excelente nivel do forum!

EdvaldoSCruz

Ignorância é não aceitar e não submeter-se a CRISTO JESUS.
Para os Iniciantes, como eu, links de solucionar problemas rapidamente.

Tota

Citação de: bmandrakk online 03 de Junho de 2011, 19:30O ubuntu nao está conseguindo identificar toda a memoria RAM do notebook...tenho 6GB,mas ele so identifica 3GB.O que fazer?

Ola,

Entre em terminal e digiteuname -a
Verifique a versão de seu kernel ( No exemplo aqui 2.6.38-8-generic )

Verifique no gerenciador de pacotes synaptic se o kernel pae está instalado.

Se não atualizou procure => linux-headers-2.6.38-8-generic-pae
Linux-image-2.6.38-8-generic-pae

Se atualizou é 2.6.38-9 ( veja no uname -a)

(voce deve ter instalado o 11.04 de 32 bits em sua maquina, pois o 64 bits reconhece automaticamente.)

Citação de: bmandrakk online 03 de Junho de 2011, 19:30Alem disso,gostaria de configurar o grub,mas nao encontro o grub.cgf,que é o arquivo indicado para ediçao em todos os tutoriais e artigos...onde ele fica?

O Grub2 não tem grub.cfg  editável. Leia aqui => http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

O arquivo editável é => /etc/default/grub

A ultima pergunta eu não saberia pois estou usando o gnome-shell ( gnome3 ) ou seja, o modo clássico.

[]'s

clodoaldops

Configurar o grub2 com startupmanager em modo grafico
Instale pela CPU (central programas ubuntu)

bmandrakk

Consegui!
Agora ele reconhece toda a RAM!Foi so instalar o kernel-pae,conforme me orientaram.

Ja o grub nao consegui ainda...instalei o start-up-manager,mas ele so altera algumas configuraçoes basicas...gostaria mesmo de editar os nomes dos apliativos que aparecem na tela do grub.

De qualquer forma agradeço a todos!

sigur

Olá. Aproveito o assunto para saber como faço para descobrir o total de memória RAM do meu micro, pois o meu conky acusa 2.94Gb. Mas acho estranho, talvez fosse 4Gb. Será que tenho esse lance de o meu não reconhecer toda a memória?

Se o linux não reconhece tudo e eu uso qualquer comando para exibir a memória, sempre irá exibir faltando? Em outras palavras, terei que checar eu mesmo abrindo a máquina pra saber?

Até mais.

ps:
uname -a
2.6.32-21-generic #32-Ubuntu SMP Fri Apr 16 08:10:02 UTC 2010 i686 GNU/Linux

bmandrakk

Digite no terminal:

free -m

A resposta será a quantidade de memoria total,usada e livre,bem como da memoria swap,se existir.

Até!

PS:Minha primeira contribuiçao no forum!!! ;D

sigur

Citação de: bmandrakk online 08 de Junho de 2011, 20:54
Digite no terminal:

free -m

A resposta será a quantidade de memoria total,usada e livre,bem como da memoria swap,se existir.

Até!

PS:Minha primeira contribuiçao no forum!!! ;D

Hum, mas isso não responde bem à minha pergunta, pois o total é o total físico, instalado na placa, ou o total pelo linux reconhecido?

Se for a segunda opção, fico na mesma.

bmandrakk

Supondo que voce esteja com o kernel nativo do ubuntu,que no 11.04 é o 2.6.38,o ubuntu só vai enxergar 3GB no maximo,porque é uma limitaçao do kernel,entao independente do programa que utilizar para medir isso vai acusar 3Gb no maximo,ou o que estiver instalado na maquina.

No meu caso tinha 6GB,porem so consegui fazer o sistema detecta-la em 6GB apos instalar o kernel "pae".

Espero ter sido claro e se houver algum erro me corrijam por favor.

Até!

druidaobelix

sudo dmidecode --type 17

Experimente também:

grep MemTotal /proc/meminfo

E ainda:

hwinfo --memory

Se quiser algo mais "bonitinho', instale o hardinfo

sudo apt-get install hardinfo

ou digite hardinfo na caixa da lupa na "Central de Programas Ubuntu" - CPU

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

sigur

Obrigado pela ajuda, pessoal. Me parece que tenho só 3Gb mesmo, toda vez é sempre esse o valor.

até mais.

druidaobelix

Olá sigur,

Independentemente de qualquer sistema operacional, de uma forma extremamente simples, apenas abra o BIOS no setup inicial e verifique.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

sigur

Citação de: druidaobelix online 09 de Junho de 2011, 13:19
Olá sigur,

Independentemente de qualquer sistema operacional, de uma forma extremamente simples, apenas abra o BIOS no setup inicial e verifique.

[]'s

:o :o  como não pensei nisso antes??!!
Valeu.