Ubuntu 6 server, vem sem ambiente grafico?

Iniciado por freejr, 08 de Junho de 2006, 09:38

tópico anterior - próximo tópico

freejr

Alguem saberia me dizer se o ubuntu 6 server vem sem o ambiente grafico e se da para instalar com mais sistemas operacionais no mesmo hd ??

Marcus VBP

freejr

Gostaria de fazer um servidor de arquivos, para os programas em windows, para 5 maquinas com winXp, sera que seria recomendado a versao server, ou a Desktop do ubuntu 6 , daria conta do recado ???

efraim

A versão Desktop dá conta do recado, porém, se o objetivo é que a máquina seja apenas
servidor é recomendável instalar a versão server, já que o ambiente gráfico consome um
bocado de recursos da máquina.

Beer

Só pra servidor de arquivos versao desktop funfa lindo, instale um samba com domínio e seja feliz...

Se vc nao souber configurar o Samba, é só pegar um smb.conf no google, tem vários modelos de PDC ja configurados pra vc usufruir.
Abraços
Linux User #413416

freejr

Voces poderiam me dar mais informacoes sobre o ubuntu6.06 server,
tipo : qual ferramentas ele possui para facilitar as configuracoes.
        qual o kernel que ele utiliza
        se eu instalar o ambiente grafico, vai prejudicar alguma coisa em relacao ao servidor, ou so vai consumir mais memoria ???
        Existe alguma documentacao sobre ele em portugues ??

Lamego

freejr,
se você está iniciando ubuntu eu aconselho instalar a versão desktop, quando você se sentir suficientemente confortável em linha de comandos pode simplesmente "desactivar" o modo gráfico, ou seja o seu sistema vai ficar utilizando os mesmos recursos que se fosse instalado com a versão "server".

Sobre a versão "server":
Não inclui nenhuma aplicação em especial para facilitar as configurações, terá que instalar as aplicações que existem em geral, como webmin.

O kernel utilizado pela versão server suporta capacidades de memória >= 4 GBs e tem algumas opções mais recomendads para aplicações tipicas de servidor (base de dados, etc).

Tem o guia oficial do servidor em portugês:
https://help.ubuntu.com/ubuntu/serverguide/pt/index.html
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu