Novato precisa Dicas para instalação

Iniciado por NetGuru, 15 de Julho de 2006, 01:07

tópico anterior - próximo tópico

NetGuru

oi. EStou pensando instalar o ubuntu, mas sou um novato muito ignorante em linux e tenho medo de fazer disparate.

Eu tenho o Windows instalado. Posso instalar o linux sem encrencar o windows ? A instalação do linux prepara o disco para escolher no arranque o sistema operativo que quero usar na sessão?

E´muito complicado o processo de instação ou um novato completo como eu pode facilmente dar conta do recado?

A instalção do linux é tão automatizada como a do windows ou requer parameterizações que só um entendido pode dar conta...?

Grato pela ajuda, cumprimentos... Estou cheio de vontade de pegar no linux.

Poderiam deixar algumas sugestões úteis de possiveis problemas que eu possa encontrar na instalação - tipo opções de formatos de ficheiros e coisas assim para depois não ser pego de surpresa ?

Paulinho

"sou um novato muito ignorante em linux"
Ninguem nasce sabendo ^^ Todo mundo começa de baixo.
"Posso instalar o linux sem encrencar o windows ?"
Pode, só vai ter que particionar o HD. Usar algum programa para diminuir o tamanho da partição do Windows e deixar espaço para as partiçoes linux. Você terá dois sistemas operacionais, em duas partições diferentes :)
"A instalação do linux prepara o disco para escolher no arranque o sistema operativo que quero usar na sessão?"
No boot você quer dizer? Sim, mas o linux deve ser instalado depois do Windows. Se o Win é instalado depois ele não dá essa opção (é invejoso e egoista... xD)
"E´muito complicado o processo de instação ou um novato completo como eu pode facilmente dar conta do recado?"