Novato precisa Dicas para instalação

Iniciado por NetGuru, 15 de Julho de 2006, 01:07

tópico anterior - próximo tópico

NetGuru

oi. EStou pensando instalar o ubuntu, mas sou um novato muito ignorante em linux e tenho medo de fazer disparate.

Eu tenho o Windows instalado. Posso instalar o linux sem encrencar o windows ? A instalação do linux prepara o disco para escolher no arranque o sistema operativo que quero usar na sessão?

E´muito complicado o processo de instação ou um novato completo como eu pode facilmente dar conta do recado?

A instalção do linux é tão automatizada como a do windows ou requer parameterizações que só um entendido pode dar conta...?

Grato pela ajuda, cumprimentos... Estou cheio de vontade de pegar no linux.

Poderiam deixar algumas sugestões úteis de possiveis problemas que eu possa encontrar na instalação - tipo opções de formatos de ficheiros e coisas assim para depois não ser pego de surpresa ?

Paulinho

"sou um novato muito ignorante em linux"
Ninguem nasce sabendo ^^ Todo mundo começa de baixo.
"Posso instalar o linux sem encrencar o windows ?"
Pode, só vai ter que particionar o HD. Usar algum programa para diminuir o tamanho da partição do Windows e deixar espaço para as partiçoes linux. Você terá dois sistemas operacionais, em duas partições diferentes :)
"A instalação do linux prepara o disco para escolher no arranque o sistema operativo que quero usar na sessão?"
No boot você quer dizer? Sim, mas o linux deve ser instalado depois do Windows. Se o Win é instalado depois ele não dá essa opção (é invejoso e egoista... xD)
"E´muito complicado o processo de instação ou um novato completo como eu pode facilmente dar conta do recado?"
Não é TÃAAAAAAAAAAO complicado assim não, mas as vezes tem umas coisinhas chatinhas que tu tem que dar uma procurada na net, mas nada que seja um bixo de 7 cabeças. Tudo depende muito da distro (distribuição) que tu vai usar. Como você está no forum do Ubuntu creio que seja esse né? Pelo que eu ouvi falar o Ubuntu, o Lycoris, o Mandrake e o Kurumin costumam ser os mais faceis para os iniciantes (me corrijam se eu estiver errado, por favor), mas antes de se meter com a cara e com a coragem é bom dar uma lida em tutoriais na internet, pra se inteirar pelo menos do básico ;) Qualquer problema, corre pros foruns pedi socorro ^.^
"A instalação do linux é tão automatizada como a do windows ou requer parameterizações que só um entendido pode dar conta...?"
Se por automatizada você entende ficar apertando next, next, next, next então não, não é automatizada. Como eu já disse depende muito da distribuição, por exemplo, dizem que o SlackWare e o Debian são mais complicados e indicados para usuarios mais avançados porque exigem mais conhecimento de comandos e tal na hora da instalação, já o Kurumin bem mais facil de configurar, já vai dando as opções, detectando algumas coisas automaticamente, pelo que eu li (eu to tendo problema com o particionador, tá travando, então não posso te afirmar certinho) o Ubuntu também tem uma configuração bem fácil, claro tu vai ter que especificar algumas coisas, mas nada que um conhecimento básico ou um tutorial da net não resolvam.
"Estou cheio de vontade de pegar no linux."
Vai fundo! Espero que goste ^^
"Poderiam deixar algumas sugestões úteis de possiveis problemas que eu possa encontrar na instalação - tipo opções de formatos de ficheiros e coisas assim para depois não ser pego de surpresa ?"
Olha, também sou iniciante no linux, mas os sistemas de arquivos mais usados para o linux são o ext3 e o ReiserFS, não sei se você já sabe, mas o linux também exige uma partição chamada "swap", é para onde os arquivos vão quando a memória ram está muito cheia. Dá uma olhada pelo forum e por uns tópicos mais antigos que tu vai achar bastante dicas ^^
Espero ter ajudado, apesar do meu conhecimento ser bem restringido =]
Ah e por favor se eu falei alguma besteira, alguém me corrija!

eddynfs

Ola netGuru,

você pode consultar o guia de instalação do Ubuntu, escrito pelo Carlos Morimoto (o desenvolverdor do Kurumin) em
http://www.guiadohardware.net/guias/02/
lá ele explica bem o processo de instalação e fala um pouco sobre a pós-instalação.

No site, você também pode encontrar outros guias legais sobre o GNU/Linux em geral.

Abraços!