Tudo que é preciso saber antes de Instalar o Ubuntu, e Windows no Mesmo PC.

Iniciado por SamuelFelixx, 27 de Maio de 2011, 22:49

tópico anterior - próximo tópico

SamuelFelixx

Primeiramente quero me desculpar se tiver algo de errado com o meu Tópico, busquei algo semelhante, mas não achei.
Questão:
Olá, primeiramente, o que sei sobre linux, é que vem por padrão em muitos pcs, por ser de livre distribuição.
Eu uso o windows XP, já usei o vista e o 7, mas prefiro o xp, nunca usei linux em casa, mas na escola onde estudava, os Computadores usavam o Linus, o Ubuntu, e eu Gostei desse sistema, hoje estou tendo vários problemas com o Windows e quero (preciso) instalar outro sistema, por isso recorri ao Ubuntu. Porém não posso retirar o xp, pois o computador da minha casa é usado por Várias pessoas (meus irmãos), e eles não pretendem abandona-lo.
Comecei a baixar o Ubuntu, mas como a minha internet é bem lenta, depois de 12 horas de Download, ainda está em 50% só deve terminar amanhã.
Enfim, o que eu quero mesmo saber, é o que devo fazer para instalar o ubuntu, e continuar com o windows xp no mesmo pc.
Tenho uma Partição no Hd feita para isso, mas quero saber se preciso usar algum programa, para escolher o sistema, ao iniciar o computador.
A maior dúvida mesmo é a questão do boot, como ficará para a escolha  entre o xp e o ubuntu na inicialização.
Por Favor, me ajudem nunca usei outro sistema que não seja windows.
Agradeço pela Ajuda.

kako77

Citação de: SamuelFelixx online 27 de Maio de 2011, 22:49
Comecei a baixar o Ubuntu, mas como a minha internet é bem lenta, depois de 12 horas de Download, ainda está em 50% só deve terminar amanhã.

Bom, se você for de São Paulo(capital), eu tenho a distro do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal.Se não, procure pessoas que distribuam distros perto de onde você mora.É uma mão na roda.

[]'s
" - Se as pessoas têm liberdade mas não a apreciam conscientemente, não irão mantê-la por muito tempo. Se queremos que a liberdade dure, precisamos chamar a atenção das pessoas para a liberdade que elas têm em programas livres." (Richard Stallman)

SamuelFelixx

Citação de: kako77 online 28 de Maio de 2011, 08:50
Citação de: SamuelFelixx online 27 de Maio de 2011, 22:49

Bom, se você for de São Paulo(capital), eu tenho a distro do Ubuntu 11.04 Natty Narwhal.Se não, procure pessoas que distribuam distros perto de onde você mora.É uma mão na roda.

[]'s

Sou de Manaus, mas já terminei o Download, Valeu.

asghan

Minha sugestão seria vc começar com o 10.4, uma versão LTS, a atual versão 11.4 é recente e tem alguns bugs q estão sendo corrigidos, por isso minha sugestão da 10.4 q tem algum tempo já e é bem estável além de várias correções, penso isso no caso de vc ser iniciante !
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

clodoaldops

Duas coisas que voce não pde deixar de fazer antes do dualboot:
1- BKP de seus arkivos em dvd ou hd externo
2- Desfragmentar o XP

druidaobelix

Olá SamuelFelixx,

Adicionalmente ao que já foi bem informado, note que o arquivo recém baixado trata-se de um ISO, uma imagem, o qual deve ser gravado em um CD (não é apenas copiar para o CD, é gravar como imagem, passa a ser um disco bootável, são coisas diferentes), passando a se constituir naquilo que se chama de LiveCD.

Uma vez gravado, esse LiveCD lhe permitirá carregar o Ubuntu por ele próprio, sem que seja necessário instalar nada de imediato, dando-lhe a oportunidade de previamente testar se todo o seu hardware foi corretamente reconhecido, enfim, se todas as funcionalidades esperadas estão disponíveis, além do que permite uma primeira aproximação com o novo Sistema Operacional.

Use um pouco dessa forma, exclusivamente a partir do LiveCD antes de instalar, familiarizando-se com esse novo ambiente.

No mais é o que já foi anteriormente dito, tomando o cuidado de corrigir erros de arquivos e desfragmentar o sistema operacional comercial instalado antes da instalação e, principalmente, fazer um backup dos seus arquivos importantes.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

SamuelFelixx

Blz.
Baixei o Arquivo, gravei no CD, instalei o ubuntu, até ae tudo bem, mas no final ele pediu para reiniciar o Computador, blz.
Só que como eu instalei ele em outra partição e não tirei o xp, o XP iniciou automaticamente.
Ou seja, não apareceu nenhuma opção de boot, o xp inicia sozinho.
Alguém pode me ajudar?
O que devo fazer?

druidaobelix

Olá SamuelFelixx,

Carregue o sistema pelo LiveCD novamente, entre em um shell (terminal janela) execute e poste aqui o resultado do comando:

sudo fdisk -l (sinal_de_menos;letra_ele)

sudo blkid  (bê;ele;ká,i_de_irmão;de)

Isso permitirá que tenhamos uma idéia mais concreta do seu sistema de discos.

Para abrir um terminal pode usar o teclado acionando Ctrl+Alt+T ou usar o próprio menu do sistema.

Se quiser uma imagem gráfica do seu particionamento, para sua maior compreensão (por enquanto não vá alterar nada, é apenas para olhar, para entender melhor do que estamos falando), estando no terminal, digite:

sudo gparted

Gparted é um programa gráfico de particionamento.

[]'s
www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.