Problemas com o Boot

Iniciado por neubern, 22 de Maio de 2011, 23:54

tópico anterior - próximo tópico

neubern

Sou novo com Linux e decidi instala-lo junto ao meu Windows VIsta.
Fiz a instalação usando o particionamento personalizado e ao fim, instalou tudo certo. O problema é que não aparecia o boot pro Linux.
Então pelo LiveCD eu fiz algumas alterações que falava em alguns lugares e resultado: Deu pau no boot todo e não conseguia fazer mais nada (dava uma mensagem que um arquivo não foi encontrado, e exibia Grub Rescue > )

Pensei então em reinstalar o LInux e consegui entrar no Ubuntu, mas não apareceu nenhum boot pro windows ainda.
Segui esse tutorial http://erickoo.wordpress.com/2009/06/14/how-to-add-vista-partition-to-grub-2-ubuntu-9-10-karmic-koala/ mas ainda não funcionou.

O que eu faço agora? =/


neubern

Não consegui =o
Deu o seguinte erro no updategrub:


Adding Windows
Found memtest86+ image: /boot/memtest86+.bin
ls: impossível acessar /windows/boot
Boot: Arquivo ou diretório não encontrado

neubern

#3
Consegui resolver esse problema aí em cima, mas ainda assim não consigo ver a tela de qual SO bootar =/


EDIT:
Tentei usar $ sudo gedit /etc/defaults/grub e recebo o seguinte erro:

(gedit:2142): Gtk-WARNING **: Attempting to store changes into `/root/.local/share/recently-used.xbel', but failed: Falha ao criar arquivo "/root/.local/share/recently-used.xbel.XGIJVV": Arquivo ou diretório não encontrado

(gedit:2142): Gtk-WARNING **: Attempting to set the permissions of `/root/.local/share/recently-used.xbel', but failed: Arquivo ou diretório não encontrado



Tentei reinstalar novamente o Grub e toda hora recebo isso:

/usr/sbin/grub-setup: aviso: Sector 32 is already in use by FlexNet; avoiding it.  This software may cause boot or other problems in future.  Please ask its authors not to store data in the boot track.
/usr/sbin/grub-setup: aviso: Sector 33 is already in use by FlexNet; avoiding it.  This software may cause boot or other problems in future.  Please ask its authors not to store data in the boot track.
Installation finished. No error reported.

druidaobelix

Olá neubern,

Sempre que se fala em corrigir um bootloader (gerenciador de boot) é necessário que minimamente se tenha uma idéia da arquitetura de hardware presente na máquina, nesse caso especialmente os discos rígidos.

Veja, um sistema com um único disco (que normalmente vai aparecer como sda) e com apenas um sistema operacional no qual se pretende instalar um segundo sistema operacional (caso mais comum), será de uma forma, já um outro sistema com dois discos e dois ou mais sistemas operacionais, terá que fazer algumas pequenas porém essenciais adaptações quanto aos comandos.

Apenas dando um palpite (mesmo porque não se está vendo o equipamento), o que saiu errado quando da instalação original foi no momento em que o instalador pergunta onde quer instalar o bootloader.

Supondo que o seu sistema seja de disco único, apenas com o sistema comercial previamente instalado, é extremamente simples fazer isso funcionar, desde que se entenda o conceito de funcionamento de um gerenciador de boot.

Se é um caso comum de disco único, como na hipótese acima descrita, você **não** deveria estar precisando editar nenhum arquvo, como menciona que fez.

Para solucionar isso, o primeiro passo é entender a organização das partições em seu disco rígido (aqui estamos sempre supondo, para simplificar, o caso clássico de um único disco, com um SO já instalado e no qual se pretende instalar um segundo).

Inicialize o seu sistema a partir de um LiveCD/USB do Ubuntu 11.04

Abra um terminal (Ctrl+Alt+T indo pelo teclado ou na forma gráfica)

Nesse terminal, digite:

sudo fdisk -l  (sinal_de_menos;letra_ele)

O resultado desse comando permitirá identificar a estrutura de partições existente no disco rígido. Tipicamente, nesse caso mais simples, v. encontrará:

sda1 - NTFS
sda2 - Linux
sda3 - Linux swap

Se quiser uma compreensão gráfica desse particionamento, acione o programa gparted, o qual lhe permitirá de forma fácil visualizar esse conteúdo.

No terminal, digite:

sudo gparted

Assim, o disco em si foi identificado como sda e dentro dele existem três partições com suas respectivas formatações, como acima.

Pois bem, nesse caso hipotético é de ver que o Ubuntu foi instalado em sda2, já que é a única partição Linux comum (a outra é swap, arquivo de troca).

Essa partição na qual se encontra o Ubuntu precisa ser montada para que nela possa ser acionado o programa encarregado de fazer as gravações necessárias ao bootloader (o programa grub-install é quem faz isso).


sudo mount /dev/sda2 /mnt

Uma vez montada, agora é acionar o grub-install

sudo grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

Note que neste último comando não foi informada a partição, apenas o disco (sda, sem o número 2).

Reinicie o computador.

Existe um post bastante bom sobre recuperação do grub aqui no fórum, aqui:

"Mil e uma maneiras de recuperar GRUB 2 e GRUB"

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,14614.0.html

Se ainda assim tiver dificuldade com isso, poste aqui o resultado completo do comando fdisk -l para que se possa orientá-lo de forma mais específica.

[]'s

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.