Lubuntu Samba

Iniciado por bilkill, 27 de Maio de 2011, 14:36

tópico anterior - próximo tópico

bilkill

Como eu configuro o samba no Lubuntu ?

Bom instalei o samba no Lubuntu ''sudo apt-get install samba''

mais como eu configuro o samba para colocar o grupo de trabalho usuario e senha ??

Obrigado!

(uso Lubunto em meu notbook foi a derivação que teve o melhor desempenho em meu Not entre Ubuntu Xubuntu)

druidaobelix

Olá bilkill,

O Lubuntu é uma distribuição derivada não oficial do Ubuntu, a qual nunca instalei e, por conseguinte, não tenho absolutamente nenhum conhecimento, entretanto, **suponho** que os conceitos gerais aplicáveis ao Samba, como um software de Linux, sejam igualmente aplicáveis.

É necessário que se defina de antemão o que mais exatamente se quer fazer, pois que pode se estar complicando algo que é muito fácil.

Por exemplo, no Ubuntu, para compartilhar uma pasta como a 'Pública' dentro de uma rede doméstica, basta que se click com o botão direito do mouse e escolha "Opções de Compartilhamento", daí em diante o processo é extremanete simples e prático. Não tenho idéia se isso igualmente se aplica ao Lubuntu.

Levando em conta como referência essa minha restrição acima mencionada, que é desconhecer o Lubuntu (daí porque não tenho certeza disso), apenas como conceito geral:

Adicionar um novo usuário ao Samba, é necessário que o mesmo esteja criado
no Linux. Para criá-lo no Linux, você utiliza o comando:

adduser <nome-do-usuário> -g <nome-do-grupo>
passwd <nome-do-usuário>

Após a criação do usuário no linux, deve-se adicionar o usuário, no arquivo de
configuração do samba /etc/smb.conf. Em seguida, reinicie o Samba.

Agora basta adicionar o usuário, no Samba, com o comando:

smbadduser <nome-do-usuário>:<nome-do-grupo-no-samba>
smbpasswd <nome-o-usuário>

OBS.: O nome do usuário não deve ultrapassar 8 dígitos, devido a
problemas na hora de login nas estações Windows

fonte: apostila "Configurando o Samba", autoria de Bruno T. Russo.

Evidentemente existe um vastíssimo material na Internet tratando do Samba (no Google tente as palavras linux samba tutorial), sendo um bom começo conceitual e prático o "Guia Foca GNU/Linux - Capítulo 18 - SAMBA", disponível em  http://focalinux.cipsga.org.br/guia/avancado/ch-s-samba.htm

[]'s

em 16/06/2016
Atualizando o link do Guia Foca

http://www.guiafoca.org/

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.