Software gráfico para o Ubuntu

Iniciado por Redwall3D, 23 de Maio de 2011, 13:46

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Redwall3D

Software gráfico

Olá, pessoal! Espero estar postando no lugar certo.... ;D
Como sou apenas usuário e não entendo nada de programação, gostaria de obter uma informação importante. Desde 2001 eu utilizo um programa gráfico 3D opensource que eu considero muito bom. A questão é que ele foi desenhado para trabalhar na plataforma Windows e como eu estou há quase 2 anos no Ubuntu, passei a usar o programa através do Wine. A questão é que nem todo computador que uso faz o Wine rodar este programa (talvez em função de alguma configuração de hardware, sei lá :-\). Infelizmente o programa é pouco conhecido e eu acredito no projeto e que ele teria uma sobrevida se fosse desenvolvido para plataformas GNU/Linux. Mesmo o Blender não tem rodado 100% em meus PC's e eu gostaria muito de ver este programa rodando no Linux (e ainda melhor, fazendo parte da biblioteca de programas do Ubuntu). As minhas perguntas então são: "O código-fonte está disponível. É difícil compilar para Linux? Isto tem um custo muito alto? Alguém sabe como fazer (ou alguém sabe quem tem capacitação para fazê-lo). Se conseguir fazer, é difícil disponibilizar para os usuários Ubuntu e/ou GNU/Linux?" Eu acho este projeto muito importante, eu acredito muito no programa e acredito que o mundo Ubuntu/Linux ganharia muito com ele. Quem quiser pode ver alguns de meus trabalhos nos links:

http://redwall3d.deviantart.com/gallery/#

Pessoal, muito obrigado pela atenção, estou rezando para que essa ideia possa ser posta em prática.
Abraços a todos...

irtigor

Você não falou o nome do programa... é o openfx? Se for, o primeiro passo vai ser achar alguém interessado em manter o que já existe (ultima versão é de 2007).
Respondendo as perguntas:
"É difícil compilar para Linux?"
1-Não, mas pode ser complicado gerar um port funcional e também é necessário manter (corrigir bugs, adicionar recursos e etc).
"Isto tem um custo muito alto?"
2-Depende.
"é difícil disponibilizar para os usuários Ubuntu e/ou GNU/Linux?"
3-O Ubuntu é uma distribuição GNU/Linux como qualquer outra. Não é difícil distribuir (ppa/aur/etc) e com -algum- tempo pode até entrar nos repositórios oficiais de alguma(s) distro(s).

Redwall3D

Irtigor, obrigado por ajudar. Sim, o programa é o OpenFX do Dr. Stuart Ferguson e no site ele mesmo solicita ajuda para o Linux (mas ligado ao Wine). A minha crença se baseia no fato de que já experimentei muitos softwares gráficos free mas até agora continuo achando o OpenFX o mais acessível. Por isso eu gostaria de vê-lo trabalhando no Linux. Se o custo não fosse alto eu até tentaria bancar o projeto, mas como não há como definir e eu não tenho conhecimentos no assunto (quem me dera!!!!!! Mas iniciar uma faculdade aos 50 é barra) fico achando que não há luz no fim do túnel... :'( Tinha esperança (ela ainda é a última que morre) de alguém se entusiasmar com o plano e tocar o projeto quanto aos demais aspectos que vc indicou (corrigir bugs, adicionar recursos e etc).
Obrigado mesmo!

HerrSchafer

de posse do cód fonte, não seria possível compila-lo com apt-build?
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

bitetti

Olha eu tenho um dilema parecido com o FlashDevelop, ele é o melhor editor de código para a plataforma Flash (melhor até que o da própria empresa criadora da tecnologia).
Oque mata a migração em geral é a GUI (janelas). Ter q migrar de WinAPI para QT ou GTK é ter um retrabalho quase q total.

O complicado meeeesmo é q o Blender surgiu como uma estrela nascendo, comendo todas as outras estrelas que estavam a sua volta.

Vc esta numa faculdade, foi oq eu entendi. Pode conduzir uma campanha pro pessoal dai usar ele como trabalho dentro de sua disciplica.
 

imagenista

Esse OpenFX eu não conhecia!

Mas... Redwall3D, você já considerou migrar totalmente pro Blender? Não seria mais viável, considerando a estabilidade e calendário de atualização do mesmo?

Por exemplo, achei bem interessante os softwares Wax e Winmorph (http://www.debugmode.com/), ambos free e para Windows. O problema é que estão parados no tempo, não tem correções de bugs nem acréscimo de funcionalidades. Nesse caso, apesar dos programas serem bem bacanas, procurei não me afeiçoar muito a eles  ;) porque em termos de produtividade, esse free sai caro. Não vale a pena.

Esse é o problema dos softwares livre que não tem uma grande comunidade em volta colaborando, ou verba para o mantenedor se dedicar e mantê-lo.


Redwall3D

HerrSchafer, eu gostaria que houvesse uma formula simples para resolver o problema, espero que alguem tenha. Voce acha que esta sua ideia funciona? Alguem sabe?

Bitetti, não, eu não estou numa faculdade, já fiz uma há muuuuuuito tempo. Estou com quase 50 e sem espaço para fazer uma de ciência da computação (aí eu aprenderia a programar e faria o serviço, har, har, har....).

Imagenista, eu até tento usar o Blender, mas às vezes ele ainda apresenta uns bugs que me incomodam. Tenho um PC onde ele nem abre, em outro PC, algumas funções travam, e por aí vai (e eu nem sei porque isto acontece).... Já fiz alguns trabalhos no Blender.
A questão é que no OpenFX eu levo 1/3 do tempo para fazer o mesmo trabalho. Imagina se este projeto pega jeito e alguém abraça o projeto para Ubuntu? Eu fico pensando se a comunidade não iria sair ganhando se tivesse uma boa opção disponível.

Em suma, tô tentando...

irtigor

Citação de: Redwall3D online 23 de Maio de 2011, 17:29
HerrSchafer, eu gostaria que houvesse uma formula simples para resolver o problema, espero que alguem tenha. Voce acha que esta sua ideia funciona? Alguem sabe?
Não funciona.

HerrSchafer

Citação de: irtigor online 23 de Maio de 2011, 18:33
Citação de: Redwall3D online 23 de Maio de 2011, 17:29
HerrSchafer, eu gostaria que houvesse uma formula simples para resolver o problema, espero que alguem tenha. Voce acha que esta sua ideia funciona? Alguem sabe?
Não funciona.
Foi uma idéia... pena que não seja tão fácil assim.
Notebook HP Pavilion g4 Ubuntu 13.04
Intel(R) Core(TM) i3 CPU M 370 @ 2.40GHz
3GB ram 500 GB hd (ext4 tunado... tks galactus!)

bitetti

Olha, nao funciona a ideia do HerrSchafer n funciona justamente pelo q comentei das bibliotecas graficas nativas.

Olha, se vc for entrar numa facul só p aprender a compilar isso, sinceramente, estara perdendo tempo. Faça um curso de programação, o mais conceituado que encontrar.
Mas cuidado, nunca pessa num curso p ensinar a compilar expecificamente isso, pois se nao vc n vai saber resolver problemas mais a frente.

E também, avaliando o custo de tempo, dinheiro e miolos acho melhor custo beneficio se adaptar ao Blender.