Como Configurar a REde Local no Ubuntu 11.04

Iniciado por Barbosa2004br, 31 de Julho de 2011, 23:14

tópico anterior - próximo tópico

Barbosa2004br

Boa noite amigos,
Bem sou novo no Linux, tenho uma pequena Lan com 5 (cinco) pcs, instalei o Linux, Ubuntu 11.04 com sucesso, porem estou tendo dificuldade pra configurar a rede local, pra compartilhar a impressora, documentos comuns, e torna-la apta a rodar jogos em rede local. Minha conexão com a internete é  a radio, via Roteador onde  esta conectado um swit que faz a distribuição do link,...a rede esta configurada para que os pcs  detectem os ips automaticamente, ou seja os pcs não tem ips estaticos.
Algum de vcs poderia me dar alguma dica de como proceder pra fazer a configuração da minha rede local?
Eu ja pesquisei na net, encontrei varias inforamções mas não conegui indentificar nehuma Dica especifica para atender as minhas necessidades,... coisa de novato mesmo.
Desde ja agradeço a atenção e a pasciencia  de todos!

galactus

Suas dúvidas e problemas ficam melhor colocadas na parte de Internet, Rede e segurança! Movido!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Não está muito claro para mim se você já tentou configurar o Samba ou não sabe nada sobre isso! Dá para explicar melhor?

Você vai usar algum programa para gerenciar a Lan ou vai fazer instalações individuais em cada máquina?
Jogos? Que jogos pretende rodar?  E as configurações dessas máquinas? Dependendo da configuração que você tem, talvez não rode os jogos pretendidos por você!

Não sei o que você andou pesquisando, mas tá cheio de tutoriais pela net explicando o que você precisa para resolver o seu problema! Pode parecer duro, mas talvez como você mesmo disse, por você ser novato não tenha identificado estes tutoriais!

Já sabe alguma coisa sobre servidor Samba e o servidor de impressão Cups?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

zekkerj

Olá Barbosa2004br, explique algumas coisas.