Como Configurar a REde Local no Ubuntu 11.04

Iniciado por Barbosa2004br, 31 de Julho de 2011, 23:14

tópico anterior - próximo tópico

Barbosa2004br

Boa noite amigos,
Bem sou novo no Linux, tenho uma pequena Lan com 5 (cinco) pcs, instalei o Linux, Ubuntu 11.04 com sucesso, porem estou tendo dificuldade pra configurar a rede local, pra compartilhar a impressora, documentos comuns, e torna-la apta a rodar jogos em rede local. Minha conexão com a internete é  a radio, via Roteador onde  esta conectado um swit que faz a distribuição do link,...a rede esta configurada para que os pcs  detectem os ips automaticamente, ou seja os pcs não tem ips estaticos.
Algum de vcs poderia me dar alguma dica de como proceder pra fazer a configuração da minha rede local?
Eu ja pesquisei na net, encontrei varias inforamções mas não conegui indentificar nehuma Dica especifica para atender as minhas necessidades,... coisa de novato mesmo.
Desde ja agradeço a atenção e a pasciencia  de todos!

galactus

Suas dúvidas e problemas ficam melhor colocadas na parte de Internet, Rede e segurança! Movido!
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

galactus

Não está muito claro para mim se você já tentou configurar o Samba ou não sabe nada sobre isso! Dá para explicar melhor?

Você vai usar algum programa para gerenciar a Lan ou vai fazer instalações individuais em cada máquina?
Jogos? Que jogos pretende rodar?  E as configurações dessas máquinas? Dependendo da configuração que você tem, talvez não rode os jogos pretendidos por você!

Não sei o que você andou pesquisando, mas tá cheio de tutoriais pela net explicando o que você precisa para resolver o seu problema! Pode parecer duro, mas talvez como você mesmo disse, por você ser novato não tenha identificado estes tutoriais!

Já sabe alguma coisa sobre servidor Samba e o servidor de impressão Cups?

BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

zekkerj

Olá Barbosa2004br, explique algumas coisas.

1. Vc disse que tem uma LAN com 5 PCs. São 5 PCs mais o servidor, ou o servidor é um deles?

2. Qual o sistema operacional das estações de sua LAN?

3. As estações conseguem acessar a internet atualmente?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Barbosa2004br

Boa tarde Amigos,..
Mais uma vez obrigado pelo interesse dos Senhores,
Bem respondendo aos questionamentos:
1º Não pretendo usar gerenciador de Lan, a menos que seja necessário no Ubuntu11.04
2º A instalação é individual e todas as maquinas estão Rodando o Linux/Ubuntu11.04
3º Os jogos que pretendo rodar aqui são  Counter Strike -CS (ja vi que é  possivel e relativemente facil, a instalação esta dependendo so de resolver esse probleminha de rede local), GTA   San Aders e outros tipos que permitam rodar em  rede.
4ºQuanto a configuração das maquinas, no que diz respeito a internet, elas estão rodando em DHCP, e com o Ubuntu11.04, percebi que a conexão esta muito melhor, apesar das limitações do Link (banda), está tudo funcionando bem, no que diz respeito ao Hardwaere duas delas estão rodando a internet com placas de Rede on Board, e três com placas de rede OFF Board.
5º Não conheço o Servidor Samba nem o CUPS, servidor de impressão, ainda.
6º Não uso Servidor Central, so vou usar se for realmente necessário.

A proposito me desculpem por ter postado a solicitação de ajuda no topico errado, é que considerei "Iniciante" o mais adequado pra meu caso que estou começando agora no Linux, e que felizmente as primeiras impressões que o sistema estão me dando são muito boas, to muito surpreso com a eficiencia e praticidade do sistema.

zekkerj

Você diz que quer compartilhar uma impressora. Essa impressora está conectada a uma das máquinas, ou tem conexão de rede própria?
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Barbosa2004br

Boa tarde Zekker,
Sim a impressoar esta conecta em uma das maquinas, e está funcionando bem nesta maquina, eu quero compartilhar ela coma as outras maquinas  também, como faço?

zekkerj

É preciso mexer em algumas configurações do próprio CUPS, que é o serviço de impressão do Linux. Eu não tenho essas configurações de cabeça no momento, mas você pode fazer uma busca aqui no fórum por "cups".

Barbosa2004br

OK Zekkerj, obrigado  pela dica,
Por hora vou ter que parar aqui, tenho que voltar ao trabalho, depois eu continuo com a pesquisa!
Boa tarde a todos!

Paulo Correa

Se é que posso dar uma dica numa Lexmark Z645 que tenho instalada no Ubuntu Lucid compartilhei sem maiores problemas com o Big Linux apenas instalando nele o arquivo cups dela, pois foi meio dificil de encontrá-lo se não fosse o Tota acho que não seria possivel.

Mas voltando ao caso se por exemplo for uma HP, pelo gerenciador de impressão impressora de rede e depois digitar o nome dela e procurar o driver correto.

Barbosa2004br

Boa tarde pessoal!
Consegui comaprtilhar as pastas das maqunas na rede, falta apenas configurar a impressora,...
Detalhe qundo abro a pasta compartilhada em outra maquina, ela me pede uma senha, eu digito a senha do administrador, aquela que agente insere no inicio da instalção mas não funciona,...
Alguma dica?

Tota

Ola Barbosa2004br

Qual modelo e marca comercial de impressora?

[]'s