Pequeno favor: Output de caracteres do teclado ABNT2

Iniciado por rodrigozanatta, 14 de Maio de 2011, 22:45

tópico anterior - próximo tópico

rodrigozanatta

Ola. O ubuntu é ótimo por ter acessibilidade de vários idioma e logo suporte a seus teclados. Já o Mac OS X isso não é verdade. Eu conectei um simples teclado brasileiro ABNT2 por USB e por deus, não achei nenhum driver que configurasse o ABNT2 corretamente, tanto nativamente (incompetência do Steve Jobs) quanto feito por usuários. A solução foi eu mesmo escrever o driver.

O teclado já está quase terminado. Me baseei exatamente no que o Ubuntu produzia (vejá que ele acentua vários caracteres que não são comuns ao português, como śǵḱŵ etc.). Por erro meu, eu perdi uma lista que tinha produzido.

Logo gostaria que alguém que tivesse o ubuntu configurado com um teclado ABNT2 digitasse todas as teclas que produzem saida de texto com a seguinte combinação:
"Shift + Alt" precionado (sem o CAPSLOCK) (Ex. "Shift + Alt + a" ao mesmo tempo)
"Alt + Super" também sem o capslock

Não lembro se essas sequencias realmente produziam outputs (também podem ser atalhos, logo não outputs). Para ficar mais fácil para mim, deixe uma linha teclando normal e abaixo com a sequencia, veja como fiz para o Alt (utilizar [ font=Courier New ] [ /font ] é uma ótima idéia  :D)

'1234567890-=  (faça linha por linha, de acordo com as linhas do teclado)
`¡™£¢∞§¶•ªº–≠
qwertyuiop´[]
œ∑´®†¥¨^øπ"'«

Se a tecla não produz nada, deixe espaço e se ela é uma intermediaria para produzir acento, deixe isso claro (ex. para fazer "á" precia apertar "´ + a" logo "´" é intermediária e não caractere final)

Valeu pela ajuda. Eu estou sem o meu teclado e o ubuntu agora.  :'(

Tota

Ola

Amigo, não entendi nada.

O que um mac e Seve Jobs têm a ver com o Ubuntu.

Se usa Mac, porque não usa o teclado do Mac?

Já que colocou um ANBT, por favor descreva se foi na sessão => teclado e configurou o seu teclado na aba => disposições?

Como curiosidade minha, por que quer fazer um mapeamento de teclado?

Outra curiosidade, no Ubuntu na sessão acessibilidade, existe a opção de mostrar em sua tela um teclado virtual, e com isto você mesmo pode fazer seus testes nas mais variadas disposições de teclados.

Não entendi também o uso de <shift>+<alt>, uma vez que isto faz parecer que deseja caracteres extendidos, mas esta combinação funciona no windows, mas não no GNU/Linux que usa uma codificação distinta. ( veja a combinação em => codigos de caracteres )

Finalmente, seria interessante postar qual a versão de seu Ubuntu, já que em algumas versões ocorreram erros em codificar teclados corretamente.

[]'s

rodrigozanatta

Ola

Amigo, não entendi nada.
:'(
O que um mac e Seve Jobs têm a ver com o Ubuntu.
Eh pq estou tentando simular exatamente a saida de caracteres do Ubuntu, apenas isso.
Se usa Mac, porque não usa o teclado do Mac?
Porque ja fazem 10 anos que digito em ABNT2, consigo digitar com os 10 dedos corretamente (muitos digitam de forma errada). Nao eh pq vou usar mac que preciso me adaptar a mais fundamental das interfaces humanas. Ate porque vou continuar usando o teclado ABNT2 em outros computadores. Ficar com duas configuracoes eh extremamente ruim.
Já que colocou um ANBT, por favor descreva se foi na sessão => teclado e configurou o seu teclado na aba => disposições?
Estou sem meu ubuntu agora e o teclado ABNT2 de pc, mas [e o mais tradicional posivel.

Como curiosidade minha, por que quer fazer um mapeamento de teclado?
Simplesmente pq nao existe, parece que isso nao foi problema para ninguem, mas para mim, foi o que mais me irritou. Estou escrevendo em um Mac Book, o teclado ja eh USA, eu apenas o adapter para o semelhante do ABNT2
Outra curiosidade, no Ubuntu na sessão acessibilidade, existe a opção de mostrar em sua tela um teclado virtual, e com isto você mesmo pode fazer seus testes nas mais variadas disposições de teclados.
Seria bom mostrar essa imagem para mim, mas melhor seria digitar tais caracteres aqui, pois faria um copiar e colar no meu script. Achar o simbolo vai ser bem tedioso
Não entendi também o uso de <shift>+<alt>, uma vez que isto faz parecer que deseja caracteres extendidos, mas esta combinação funciona no windows, mas não no GNU/Linux que usa uma codificação distinta. ( veja a combinação em => codigos de caracteres )
Hum... Entao nao produz nada, acho que foi no windows que tinha visto entao essa configuracao. Como disse, eu nao sabia se isso funcionava. Apenas quero fazer um script bem completo.
Finalmente, seria interessante postar qual a versão de seu Ubuntu, já que em algumas versões ocorreram erros em codificar teclados corretamente.
Sei la, a versao mais nova em portugues, nao existem muitas surpresas para teclado, acredito eu.

Ps. Foi mau pela mensagem UP.