Placa de rede demora a subir no processo de boot

Iniciado por luiz_flavio, 04 de Maio de 2011, 14:43

tópico anterior - próximo tópico

luiz_flavio

Bom dia.

Sou iniciante neste forum, portante caso tenha alguma irregularidade ou sugestão, por gentileza me comunique para que possa corrigir nos próximos tópicos.

Bom estou com o seguinte problema, a comunicação com a rede demora a subir, a interface de autenticação do Gnome sobe, porém a rede demora mais uns 30 s para subir, o que esta me causando alguns problemas, já que os usuários se autenticam na rede (devido ao cache de senha), porém como não tem comunicação com a rede, não mapeiam os compartilhamentos de rede.
Obs.: Identifiquei este problema efetuando o comando "ping" para o ip afetado, de uma outra estação de trabalho e percebi a demora na inicialização da rede.
Ao efetuar a configuração do arquivo /etc/network/interface, para ip fixo, a rede sobe antes do gnome, porém quando configurado para auto (dhcp), ocorre o problema.
Já efetuei a configuração dos serviços network-interface, network-interface-security, networking e network-manager, nos /etc/rc2.d/Snetwork*, rc3.d, etc, com as prioridades baixas tipo S21network*, S22network*, S23network* e S24network*, porém o resultado foi mesmo lentidão...

Segue abaixo os dados de minha estação de trabalho:
S.O: Ubuntu 10.04 LTS (Atualizado)
Pl. Rede: Realtek RTL8101E/RTL8102E (porém ocorre com outras placas)
DHCP

Alguém ja teve este problema, ou tem alguma idéia de como soluciona-lo?

Desde já obrigado.

zekkerj

Vc está fazendo a configuração da rede exclusivamente pelo arquivo interfaces, correto? Não está usando o Gerenciador de Redes pra isso? Pq o Gerenciador de Redes pode gerar um comportamento ainda pior --- da rede só iniciar depois que um usuário fizer login.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

luiz_flavio

Na interface gnome "Conexões de rede", deixo o device como DHCP... Mas já fiz testes também de configurar ip fixo por lá, porém não resolveu tbm...
Tem alguma idéia de configuração que pode ser feita para resolver este problema? O problema ou solução rs, é que acontece somente com algumas maquinas.

zekkerj

Um problema possível é esse mesmo --- usar o Gerenciador de redes. Tente fazer a configuração no arquivo /etc/network/interfaces.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

luiz_flavio

Entaum, mas eu já fiz a configuração pelo /etc/network/interfaces... quando deixo configurado para DHCP e lentidão persiste, quando configuro IP estatico, a rede sobe antes do gnome, que é exatamente o que preciso, porém funcionando como DHCP e não como ip estatico... Sabe se realmente existe este problema no ubuntu 10.04? E se ocorre somente em determinados modelos de placas de rede?

zekkerj

Respondendo especificamente à sua pergunta, nunca vi esse tipo de problema, e pode até nem estar diretamente relacionado ao Ubuntu, e sim ao servidor DHCP, que demora a responder (esse caso sim eu já vi, mas não acompanhei a solução).

Agora... se vc vai acessar a máquina remotamente, precisa do IP dela fixo, não?

cet.junior

Citação de: luiz_flavio online 04 de Maio de 2011, 14:43
Bom dia.

Sou iniciante neste forum, portante caso tenha alguma irregularidade ou sugestão, por gentileza me comunique para que possa corrigir nos próximos tópicos.

Bom estou com o seguinte problema, a comunicação com a rede demora a subir, a interface de autenticação do Gnome sobe, porém a rede demora mais uns 30 s para subir, o que esta me causando alguns problemas, já que os usuários se autenticam na rede (devido ao cache de senha), porém como não tem comunicação com a rede, não mapeiam os compartilhamentos de rede.
Obs.: Identifiquei este problema efetuando o comando "ping" para o ip afetado, de uma outra estação de trabalho e percebi a demora na inicialização da rede.
Ao efetuar a configuração do arquivo /etc/network/interface, para ip fixo, a rede sobe antes do gnome, porém quando configurado para auto (dhcp), ocorre o problema.
Já efetuei a configuração dos serviços network-interface, network-interface-security, networking e network-manager, nos /etc/rc2.d/Snetwork*, rc3.d, etc, com as prioridades baixas tipo S21network*, S22network*, S23network* e S24network*, porém o resultado foi mesmo lentidão...

Segue abaixo os dados de minha estação de trabalho:
S.O: Ubuntu 10.04 LTS (Atualizado)
Pl. Rede: Realtek RTL8101E/RTL8102E (porém ocorre com outras placas)
DHCP

Alguém ja teve este problema, ou tem alguma idéia de como soluciona-lo?

Desde já obrigado.

luiz_flavio,

Seu servidor DHCP é Windows? Se sim, utiliza ActiveDirectory e/ou reservas de IP?

Se sim, desfaça a reserva e exclua qualquer entrada da máquina no DHCP; em seguida, tente novamente (reinicie a máquina e faça o teste).

Outras máquinas estão normais? Utilizam Ubuntu também? Se sim, qual a diferença entre o hardware de rede entre a que funciona e a que não funciona? Qual a configuração do seu arquivo "interfaces" e a configuração do seu DHCP (do seu servidor)? O "dmesg" informa algum erro (do boot até a rede funcionar)? Se sim, poste o erro aqui, por favor.

Espero ter ajudado.

luiz_flavio

Desculpe a demora na resposta...
Meu servidor DHCP é um Windows Server 2003 Standard Edtion e o active deirectory esta instalado neste mesmo servidor. Quanto ao processo de distribuição de IP's pelo DHCP, deixo reservado os endereços ip's.
Efetuei os testes quanto a exclusão das reservas relacionada a uma maquina que esta apresentando o problema, porém o problema persistiu...

Estou no processo de migração das estações de trabalho Windows para o Ubuntu, neste exato momento, tenho 16 maquinas em linux... destas 16 tenho ciencia de pelo menos 3, apresentando este problema... Já efetuei testes de instalação de uma placa pci da 3com, porém o problema ainda sim persistiu em uma destas 3 maquinas.

O arquivo interfaces esta atualmente da seguinte forma:
----------------------------------------------------------
auto lo
iface lo inet loopback
porém o mesmo já foi configurado das seguintes formar:
auto lo
iface lo inet loopback
auto eth0
iface eth0 inet dhcp

A forma que resolveu o problema foi da seguinte forma:
auto lo
iface lo inet loopback
iface eth0 inet static
address 192.168.1.157
netmask 255.255.255.0
gateway 192.168.1.222

Uma mensagem que observei nesta maquina no dmesg, é que ele efetuava a troca das interfaces tipo, da eth0 para a eth3 e da eth1 para a eth4...

Como deve estar configurado o servidor DHCP?