Para onde a Canonical está levando o Ubuntu?

Iniciado por Pedru, 08 de Maio de 2011, 01:38

tópico anterior - próximo tópico

jkmsjq

Citação de: Andry online 11 de Maio de 2011, 13:42
Citação de: jkmsjq online 11 de Maio de 2011, 13:39
Citação de: platao online 09 de Maio de 2011, 20:57
Ola Pedro, so para agregar, quem desejar ter um tempo maior de suporte com a versao 10.04 LTS em vez de usar a versao Desktop, usar a versao Server que tem suporte estendido, de 5 anos, depois de instalado o sistema e so instalar a interface grafica, o Ubuntu desktop e pronto. Nao precisa ter pressa de mudar.

Veja tbm;

http://andregondim.eti.br/2011/05/como-instalar-interface-grafica-no-ubuntu-servidor/

Mas Platão no Ubuntu Server não tem todos os serviços ativados coisa que no Ubuntu Desktop não estão...?!?!? Sendo assim, como "tornar" um Ubuntu Server em Ubuntu Desktop...???

Valeu...

Fui...

Até mais...!!!
É só instalar o gnome no Ubuntu server,
$sudo apt-get ubuntu-desktop

OK Andry.... isso eu sei quanto ao ambiente gráfico, mas me refiro especificamente quanto aos serviços do S.O., no Server estão ativos e no Desktop estão desativados...
LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

robson.pf

Concordo com o autor do tópico.

O Ubuntu 11.04 ficou muito "estilo Mac" :(. Botões do lado esquerdo (sei q é possível alterá-los) também não me agradou.

O novo visual parece "fujir" do bom e velho Gnome. Sou da velha guarda, daqueles q resolviam muitas coisas na unha, no terminal.

Por isso, ainda estou na versão 9.04 e vou permanecer com ela por um bom tempo.

evil_queen

Vou dar a minha opinião ao assunto, como usuária recém-chegada ao mundo linux.
Eu acho que a Canonical não está errada (ok, ok, podem me apedrejar heheh)
Ela está focando no usuário iniciante.
Quando o usuário tem um problema, a solução costuma começar com: "abra o terminal e digite..."
Sinceramente, o usuário doméstico, aquele que usa computador pra ver email e digitar texto, não quer abrir terminal, não quer aprender um monte de comandos, não quer compilar kernel, ele sequer quer saber o que é kernel. Ele só quer abrir email e digitar texto.
Nos últimos anos, o sistema da apple tem ganhado mercado, apesar de ser mais caro e nem sempre possuir a melhor configuração. Por que então ele cresce tanto? Porque é bonito e fácil de usar. Mac tem tudo na base do arrasta e solta, do plug and play, tudo é simples, tudo é óbvio.
É nisso que o Ubuntu se inspira, o que passa a milhas de distância do mimimi sobre os botões do lado esquerdo (do lado direito era cópia do windows entao?)
A tentativa da Canonical é ser uma porta de entrada para o universo linux (se já não é), ser a primeira distro do usuário, e chamar a atenção de quem nunca usou a plataforma antes.
Pra isso, precisa ser bonita e fácil. Se der uma olhada, é nisso que a canonical tem focado nas ultimas versões do Ubuntu. Aperfeiçoar a central de programas e as atualizações, pra que o usuário recorra menos ao terminal, integrar os programas no tray automaticamente, escolher programas fáceis de mexer como padrão, arrastar e soltar...
Porém, para aperfeiçoar isso, ela vai ter que fechar mais o sistema, diminuir a personalização mesmo, ao menos por um tempo, enquanto ainda está procurando a direção certa a seguir. Assim é mais fácil ver o que funciona e o que não funciona. Direcionar as críticas.
Acredito que as próximas distros aos poucos vão permitir mais personalização, a medida que o sistema estabilizar. Por enquanto, estabilizar e aperfeiçoar é mais importante.
O usuário doméstico costuma se preocupar unicamente com uma coisa: se ele sabe ou não mexer no sistema. Nunca vi um usuário Mac xingando a apple porque não pode trocar a cor cinza das janelas. Eu reclamo, e por isso não uso Mac :p
Assim como também não gosto do unity e não uso o Natty, uso o 10.04 personalizado a meu gosto e adoro.
E pra quem não gostou, é só buscar alternativas, pois estas são fartas. Porém essa infinidade de opções e possibilidades mais confunde do que facilita a vida do usuário iniciante. E a Canonical está tentando dizer "venha pro Ubuntu e a gente resolve isso pra você, é só instalar e usar. Não precisa nem ler o manual".

Adriano R.N.

Uma coisa que não entendo é esse mimimi com o fato o Ubuntu ficar parecido com o mac, oras... todos usam janelas, logo, todos se parecem, arrasta e solta funciona em todos, copia e cola também. Quem quer algo original é só usar console, ai meu deus, o console não é original, é cópia de quem????
O fato é que tem um monte de aplicativos funcionais, porém feios que são o cão. O libreoffice está numa fase de mudanças e já percebemos importantes melhorias estéticas. O Gnome 3 também está ficando mais bonito, embora os aplicativos e ícones tenham que acompanhar.
O xfce também deu um importante salto qualitativo nesta versão, imagino que será a tendência deles.
Quanto aos módulos eu acredito que é injusto culpar o Ubuntu, meu 10.04 está muito estável, porém, mantenho o 11.04 para testes, nestes casos os módulo nouveau experimental do 11.04 está perfeito, já tenho aceleração 3d, sei que não é mérito do Ubuntu e de nenhuma distro em particular, mas sim do time de desenvolvedores.
Se o Ubuntu copia mac, o gnome também, o kde copia windows, o mozila copia o IE/safari, libreoffice/gnomeoffice/koffice copiam msoffice e assim sucessivamente.
Tenho vontade de usar apenas software livre, porém, o mundo real não me permite, ainda dependo do flash, de driver's, tenho que salvar documento em formato msoffice para mandar aos meus amigos, para ouvir músicas no som ou celular necessito do mp3, não sei se jpg é livre, mas todas as minhas fotos estão nesse formato.
Bom... é isso.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

ubuntusupport

Concordo com a evil_queen.
A Canonical não está errada, ela quer que tudo seja mais simples para o usuário que nunca usou uma distribuição Linux tenha a concepção de que tudo é a base do terminal. Para isso existe a Central de Programas, que passou de uma função que ninguém usava para uma ferramenta essencial e que dispensa muitas vezes o Synaptic e o Apt-get/aptitude. Dá um crédito vai, enquanto a Canonical não acha o caminho certo a seguir, ela vai ter que fechar um pouco a personalização, até chegar a um ponto em que ela vai liberar tudo.
Por isso que as vezes sinto saudades do Ubuntu 9.10 para baixo, dava uma empolgação tão grande em aprender, em já ir abrindo o terminal logo após a instalação, porém, sinto-me bem privilegiado por não perder tempo nas versões 10.04 pra cima, em que você instala e já tem um sistema quase no ponto, só um ajuste alí, um programinha aqui e tá tudo OK.
É isso que a Canonical quer, ao instalar você já tem um ambiente bonito e familiarizável.

RonaldoRG

Ubuntu 12.04

danielstuart14

Só mais uma coisa para esse topico, fuuuuuuuuuuuuuddddddddddddddd
Ubuntu pago, cara tu ta loco?
Red Hat é pago porque é para servidor, e tem o Fedora como versão gratuita, no maximo que eu duvido o Ubuntu server  poderia ser pago.

edit-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Já iá esquecendo, adoro mac os x e adoro Unity (claro custumizado)
Meu desk:
http://imageshack.us/photo/my-images/21/capturadetelayh.png/
(esse captura de tela e muito ruim!, o painel é transparente e não tem aquela barra preta em baixo do painel)