Problema no upgrade: black screen of death

Iniciado por Nasher, 08 de Maio de 2011, 10:38

tópico anterior - próximo tópico

Nasher

Olá.

Meu notebook é um DELL Inspiron 1525. Tentei atualizar meu Ubuntu 10.10 pro 11.04 e ao termino da instalação (via gerenciador de atualizações) recebi uma tela preta em que via apenas o cursor, que permanecia inativo. Ao tentar iniciar em modo de recuperação, vejo a seguinte tela: twitpic.com/4v2l6m

Uso apenas Ubuntu neste notebook, em partição única. O que devo fazer para recuperar meus dados? Tenho coisas importantes neste notebook e não posso me dar ao luxo de correr o risco de perder tudo durante uma simples atualização como esta.

Agradeço a todos que puderem me ajudar.

Tota

Ola,

Para recuperar seus dados basta entrar com qualquer live cd do ubuntu, montar seu hd e transferir seus arquivos para a sua midia de backup habitual.

Feito isto, voce pode aproveitar a mesma sessão e verificar seu hd por possiveis erros.

Ainda com a sessão live aberta, localize as entradas de seu sources e verifique se estão integros, comente as entradas que acrescentou e não fazem parte da distro, para depois tentar atualizar estas entradas "extras".

Verifique os arquivos de inicialização e o arquivo de configuração de seu grub para localizar onde está esta entrada para imagem do twitter (twitpic.com/4v2l6m)

Remova esta entrada "irregular"

Reinicie o sistema e entre em modo texto, atualize a sources.list e faça um upgrade, observando se são geradas mensagens de erro, corrija e tudo deve voltar ao normal.

[]'s

Nasher

Muito obrigado pela resposta, mas infelizmente eu não tenho o Live CD em mãos e não tenho como queimar um no momento, pois estou fora de casa usando um iPad para acessar o fórum.

Ademais, apesar de usar o Ubuntu há um bom tempo, não sei aplicar estas soluções que você mencionou. Sou o que se chama de "usuário comum" e uso o sistema apenas pela sua interface gráfica, e desconheço a utilização do terminal e interface de texto. Não há mesmo uma alternativa?

Obrigado mais uma vez.

xluisfernando

Pela imagem que você postou, o problema foi que o sistema não conseguiu carregar o kernel 2.6.38 da versão 11.04. Isso pode ter ocorrido na eventualidade do hardware desse notebook ser antigo demais para ser suportado por esse kernel.

No menu do grub aparecem outras entradas de kernel 2.6.35? Se sim, tente carregar uma delas. Se não, o jeito vai ser fazer o backup por uma sessão live-CD, que pode até ser de uma versão mais antiga.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Nasher

Luís, a configuração resumida do do notebook em questão é a seguinte:  Processador Intel Core 2 Duo T7250, 2.0 GHz, Intel GMA X3100, HD 120GB 7200RPM, 2GB de RAM. Acredito ser o suficiente.

Em todo caso, agradeço a ajuda de todos, consegui um velho Live CD da versão 8.04 e salvei o que tinha de salvar. Agora já estou formatando pro rWindows.

Obrigado à todos que ajudaram.