Tem algum modo de impedir que um aplicativo trave o sistema?

Iniciado por Luiz Carlos Querido, 05 de Maio de 2011, 18:43

tópico anterior - próximo tópico

Luiz Carlos Querido

Pessoal, é o seguinte...

No meu trabalho uso Excel com broffice. Em casa atualmente só o broffice que estou neste momento baixando o libreoffice 3.3.2  pois o que veio no ubuntu travou todo o sistema que explico:

Fiz uma planilha em que colava dados a serem usados numa outra planilha na mesma pasta de trabaho, só que apontando para esta última. Não sei porque cargas dagua, acabei copiando os ponteiros até o final das 6 colunas que usaria e isso causou uma planilha de 50MB lerda. Até aqui tudo bem.
No escritório, usando o excel, procurei apagar os ponteiros da linha 100 para baixo. Demorou um pouco (de 2 a 4 minutos) mas beleza, apagou e não travou o XP, pude fazer outras coisas, ficou meio lerdo mas foi.

Por "sorte", esqueci de copar a planilha para o pen e tive que fazer o mesmo processo em casa para usá-la e aí surgiu o crash. A planilha ficou travada e todo o sistema também. Deixei por mais de meia hora e nada. COmo minha filha precisava usar o PC, reiniciei no reset pois absolutamente nada funcionava.
Rremovi o broffice que veio no Kubuntu 11.04 com sudo apt-get --purge remove libreoffice*.* pois usando remove broffice*.* não removeu nada, pára ver se era algum bug dque veio instalado.

Aí fica a pergunta: Tem como saber o que aconteceu, o que acontece ou como prevenir isso? Estou supondo que vá acontecer novamente mesmo instalando novamente os pacotes do libre.

Abraços

PS:
1- Quem quiser eu posso enviar a planilha para testar o problema.
2- Apésar  de a planilha ter macros, tanto faz apaga-las pois o problema que verifiquei foi nos ponsteiros mesmo (vínculo local)

Luiz Carlos Querido

Ah, quem quiser fazer um teste, copie umas 5 colunas de uma planilha e cole com vínculo na outra. Depois tente apagar as colunas com vínculo.

Luiz Carlos Querido

Isto não é um up!!!

Alguém tentou fazer o que eu fiz para ver se trava?

velox256

Aqui funcionou tudo se problema, mas eu uso Debia, hehehe... ;)
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

clcampos

Citação de: Luiz Carlos Querido online 06 de Maio de 2011, 05:34
Isto não é um up!!!

Alguém tentou fazer o que eu fiz para ver se trava?

Essa foi ótima!  Um UP com isso não é um UP!

Não vou trancar o UP porque o velox256 já postou no tópico, não vai fazer nenhuma diferença.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Luiz Carlos Querido

BEm, eu acho que não entendi bem então o tal de UP. Para o "meu" entendimento, um UP seria como um reload proposital apenas com o intuito de manter o tópico em evidência. E sinceramente, não foi este o caso. Será que entendi tudo errado?

cros

Eu poderia testar com o Kubuntu 10.10 e o open office, mas não sei fazer mais que coisas basicas em planilha.

LinuxMint 14
CCE Core i3

Tota

Citação de: Luiz Carlos Querido online 05 de Maio de 2011, 19:46
Ah, quem quiser fazer um teste, copie umas 5 colunas de uma planilha e cole com vínculo na outra. Depois tente apagar as colunas com vínculo.

Funcionou sem problemas.

Criei uma planilha 1 com 10 linhas x 5 colunas. Copiei o conteudo desta planilha e dei um colar especial=> vincular  para a celula a1 da planilha 2

Tudo ok, fz um espelho vinculado da planilha 1 na 2.

Apaguei as colunas vinculadas sem problema algum.

Em => BRoffice => ferramentas => opções do office, deixei como padrão, tenho 5 gigas de ram.

Em Broffice calc => calcular => aumente as iterações

Verifique também se o java esta habilitado. ( fica um pouco mais lento mas melhora muito o office )

Se seu sistema tem pouca memória ou mais memória, pode acertar por estes parâmetros

[]'s

Luiz Carlos Querido

Citação de: Tota online 06 de Maio de 2011, 12:36
Citação de: Luiz Carlos Querido online 05 de Maio de 2011, 19:46

Funcionou sem problemas.

Criei uma planilha 1 com 10 linhas x 5 colunas. Copiei o conteudo desta planilha e dei um colar especial=> vincular  para a celula a1 da planilha 2

Tudo ok, fz um espelho vinculado da planilha 1 na 2.

Apaguei as colunas vinculadas sem problema algum.

Em => BRoffice => ferramentas => opções do office, deixei como padrão, tenho 5 gigas de ram.

Em Broffice calc => calcular => aumente as iterações

Verifique também se o java esta habilitado. ( fica um pouco mais lento mas melhora muito o office )

Se seu sistema tem pouca memória ou mais memória, pode acertar por estes parâmetros

[]'s

Bem, aconteceram algumas coizinhas neste meio tempo. Vamos lá.

1- Lembram que eu estava à procura de um modo de fazer backup do meu sistema? Quando fui usar o Ultimate Boot CD, lembro de clicar na partição de swap e desativá-la. Mas quando fizs o teste da planilha, ela ainda estava desativada (swap)

2- Comecei a pensar que fôsse algo relativo à memória. Pensei então em aumentar a swap que achava que a tinha reduzido por ter 2G de ram. Quando fui ver no proprio gparted do kubuntu (instalado) o swap estava desativado. Cliquei em ativar.

3- Fiz novamente o teste com a planilha, não travou o sistema por completo, mas ficou com uns legs gigantes por um tempo e foi diminuindo, e o HD comendo solto.

4- Não fiz o teste depois de reiniciar a máquina após ativar a swap.

Com tudo isso as perguntas que ficam são:

a- Se eu ativara swap com o gparted e o sistema já carregado, o swap está ativado ou só será ativado no boot?

b- Quanto realmente deve ter o swap? Pelo que li na HP da Canonical, o correto é ter o dobro de swap do que ram caso use programas gráficos e office. Mas apesar do que dizem por aí, notei que o swap não é apenas uma região esquecida para quem tem mais de 1G de ram. Pelo que notei ainda é crucial sao sistema.

Alguém poderia explanar sobre estas conclusões?

Tota

Citação de: Luiz Carlos Querido online 06 de Maio de 2011, 13:10
Com tudo isso as perguntas que ficam são:

a- Se eu ativara swap com o gparted e o sistema já carregado, o swap está ativado ou só será ativado no boot?

Depende se a swap estiver declarada no fstab sera ativada no boot, caso contrário não.

Citação de: Luiz Carlos Querido online 06 de Maio de 2011, 13:10
b- Quanto realmente deve ter o swap? Pelo que li na HP da Canonical, o correto é ter o dobro de swap do que ram caso use programas gráficos e office. Mas apesar do que dizem por aí, notei que o swap não é apenas uma região esquecida para quem tem mais de 1G de ram. Pelo que notei ainda é crucial sao sistema.

Swap é utilizado quando sua memoria ram estiver se esgotando. Ela serve também para suspender/hibernar o sistema.

Não, ela não é crucial ao sistema, lembre que o "sistema" é seu kernel, no caso do Ubuntu e outras distros o kernel + interface grafica + shell, etc.

O libre office não é parte do sistema GNU/Linux( voce pode remover e nada acontece ) mas apenas parte de uma distribuição, e nem é desenvolvido pelo time do Ubuntu, é independente.

Se o office requer swap, é outra história. Teria que ler no site do desenvolvedor, e caso exija, deverá ser utilizada uma partição swap.

Se deseja ou não swap, voce pode testar o office com ou sem swap, através dos comandos em terminal:

Habilitar a swapsudo swapon -ahttp://www.uniriotec.br/~morganna/guia/swapon.html

Desabilitar a swapsudo swapoff -ahttp://www.uniriotec.br/~morganna/guia/swapoff.html

O argumento -a é opcional, depende de quantas areas de swap voce criou.=> http://www.mtm.ufsc.br/~krukoski/pub/linux/focalinux2/ch-disc.htm

[]'s

Luiz Carlos Querido

Tá, mas acho que esqueci de entender uma coisa: Se eu der um swap off com o sistema + Janelas carregado, a swap cai fora sem precisar reiniciar?

Tota

Ola,

Sim, voce "liga" e "desliga" o uso de swap. Logico, a partição fisica instalada no hd, permanece, só seu uso é que é controlado.

Veja, como citei, que o guia foca ensina a criar swap em arquivo, caso tenha criado uma partição pequena para isto no hd, e usar as duas ou uma de cada vez a seu gosto.

É possivel até se criar um script para acionar a swap, executar o office, desligar o office, desabilitar a swap.

[]'s