Ubuntu 11.04 [Não inicia mais depois de tentar instalar RealPlayer]

Iniciado por Anonymous|PS3, 07 de Maio de 2011, 20:27

tópico anterior - próximo tópico

Anonymous|PS3

Bom pessoal como vocês podem perceber sou novo aqui no forum, e também  no mundo do Linux/Ubuntu.
Bom primeiramente tenho um sistema com Windows Xp x32 + Windows 7 x64 + Ubuntu 11.04 x64 (atualizado da 10.10 > 11.04).
Estava funcionando perfeitamente incluindo o Grub e os S.O. Porém na tentativa de instalar o RealPlayer, acabei estragando meu ubuntu que por sinal estava gostando muito.

Tentei instalar o RealPlayer no Ubuntu 11.04 x64, seguindo esse tutorial do baixaki:

http://www.baixaki.com.br/linux/download/realplayer.htm

O primeiro passo é fazer o download do arquivo executável. Em seguida, habilite a opção de execução do arquivo, com o seguinte comando:

$ chmod u+x RealPlayer11GOLD.bin

Após a etapa acima, execute o seguinte comando para iniciar a instalação:

$ sudo ./RealPlayer11GOLD.bin

Agora, o programa mostrará um aviso que a instalação está sendo iniciada. Pressione a tecla Enter para continuar.

Neste ponto da instalação, será solicitado o caminho completo onde o RealPlayer será instalado.
Recomendamos que o diretório padrão de executáveis do sistema seja escolhido. Na maioria das distribuições Linux é o seguinte local: /usr/bin/ .

Porem pra minha surpresa pelo menos pelo que pude perceber, no ubuntu 11.04 não tinha a pasta "/bin" com isso acredito que a instalação não procedeu.

Resultado:

Reiniciei o computador, escolhi o Ubuntu normalmente no Grub, porém ao inves de proceder com a inicialização o Ubuntu "tenta carregar" más.. a tela fica toda preta e o Ubuntu não inicia.

E pelo modo de recuperação, todo comando que tento utilizar não da certo pois aparece a seguinte mensagem (até mesmo no modo de recuperação).
-bash: /usr/bin/phyton: Arquivo ou diretorio não encontrado ou inesistente.

Ou seja além do Ubuntu não iniciar, pelo modo de recuperação não da pra utilizar nem um comando que aparece essa mensagem de erro..
conto com a ajdua de vocês pra poder resolver esse problema, desde já um obrigado.

xluisfernando

No processo de instalação do realplayer (o que era absolutamente desnecessário, já que o gnome-mplayer com os pacotes restricts-extra abrem praticamente todos os formatos de vídeo, incluindo rmvb), você corrompeu a pasta /usr/bin , que armazena os comandos essenciais do sistema. Isso deve ter acontecido por algum erro de digitação na localização.

Acredito que a alternativa seja iniciar uma sessão por live-cd, fazer o backup e depois formatar e reinstalar.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

druidaobelix

Olá Anonymous|PS3,

O primeiro aspecto, como o xluisfernando alertou, é fazer pelo Live-CD/USB fazer um backup de seus arquivos de dados, se os tiver.

Pelo que dá a entender, v. tem a 11.04 instalada e tem acesso ao Modo de Recuperação, no ambiente gráfico, se for isso, pode tentar reinstalar o bash, que é o terminal, usando o Synaptic, que usa uma interface gráfica.
Entre em Configurações do Sistema (último icone do canto superior direito do painel, que é a barra superior)
Click em "Gerenciador de Pacotes Synaptic"
Na caixa 'Filtro Rápido" digite bash (ele fará a seleção do que houver instalado do bash, identificável por um quadrado verde)
Em cada um deles assinalado como instalado click com o botão direito do mouse e acione "Marcar para Reinstalação"
Click em Aplicar.

Talvez resolva, embora sem saber à distância mais exatamente o que foi corrompido, dependendo do seu grau de familiaridade com o Linux reinstalar possa ser a melhor opção.

[]'s

Editando:
Ao indicar o caminho acima fiz a suposição que v. tenha o ambiente Unity operando, o que talvez não seja o caso, porém indo pela interface tradicional é semelhante o caminho, apenas que na barra do painel você irá encontrar Sistema/Administração e daí por diante tudo igual.

www.arredondar.org.br
Vencedor Desafio de Impacto Social Google 2016!
Você também pode participar e fazer a diferença.

Anonymous|PS3

Não da pra acessar o modo de recuperação por interface grafica não.. mau da pra utilizar o modo de recuperação via comando..
Acredito que terei que formatar, porém o Live Cd do Ubuntu 11.04 não detecta os outros sistemas operacionais que tenho instalado no HD com isso to com medo de formatar e perder meus outros sistemas operacionais..

druidaobelix

Olá, de novo,

Exatamente, nunca formate, altere partições ou bootloader antes de ter um backup seguro.
Enquanto v. não formatar ou particionar seu dados estarão lá e, portanto, plenamente recuperáveis.

Carregue por um Live-CD/USB.

Dê uma olhada nesses dois tópicos recentes.

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82343.0.html

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,82371.0.html

Poste aqui os resultados do comando:

sudo fdisk -l

Execute o gparted (graficamente ou no terminal)

sudo gparted

Cole aqui a imagem (sreenshot) do gparted.

Vamos tentar descobrir porque v. diz não estar acessível as demais partições, ou seja, o foco agora é recuperar os seus dados, o resto vemos depois.

[]'s
www.arredondar.org.br

Anonymous|PS3

Meus dados não sofreram dano não.. eles estão intactos.. unica coisa que não da certo é iniciar o ubuntu.. tenta inicia porém apaga a tela do monitor e não da mais sinal de vida.
Todas as outras partições inclusiva a partição do ubuntu ainda esta com os dados acessiveis.. Quero é tentar recuperar meu ubuntu.. não é problema do grub não.

druidaobelix

Olá Anonymous|PS3,

Então não entendi a questão, a situação atual. :-(

Você disse, conforme negrito da citação: " [...] o LiveCd do Ubuntu 11.04 não detecta os outros sistemas operacionais que tenho instalado no HD [...]".

Na última resposta, entretanto, disse: "Todas as outras partições inclusive a partição do ubuntu ainda estão com os dados acessíveis."

Esclareça, por favor.

Citação de: Anonymous|PS3 online 08 de Maio de 2011, 17:43
Não da pra acessar o modo de recuperação por interface grafica não.. mau da pra utilizar o modo de recuperação via comando..
Acredito que terei que formatar, porém o Live Cd do Ubuntu 11.04 não detecta os outros sistemas operacionais que tenho instalado no HD com isso to com medo de formatar e perder meus outros sistemas operacionais..

www.arredondar.org.br