HD pulsando e fazendo barulho

Iniciado por Vandré, 03 de Maio de 2011, 07:50

tópico anterior - próximo tópico

Vandré

Um amigo meu está com o problema descrito abaixo, alguém tem alguma opinião?

Tenho aqui no PC um HD Seagate de 2 também, 5900 RPM, com atualmente uns 6 meses de uso.

Desde que comprei, percebo que ele faz uns barulhos estranhos... Não sei se é normal, se todo HD faz, talvez eu só tenha percebido porque o HD ficou perto de uma fresta de onde dá pra ouvir dentro do gabinete, rs...

O barulho assemelha-se a um "clic". É frequente, faz a cada 5 ou 10 minutos mais ou menos. É um "clic" discreto, tem que prestar atenção pra perceber.

Além disso, percebi que o HD "pulsa". Colocando a mão sobre ele, noto que dá umas leves pulsadas, de modo constante e independente do "clic".

Ele sempre fez essas cousas, desde que comprei. Alguém sabe dizer com razoável grau de certeza e conhecimento se isso é um problema, defeito, ou se é normal?

Fora isso, o desempenho do HD está perfeito: não trava, não dá erros, não lerdeia.

Desde já agradeço!

velox256

Essas "pulsadas" que é relatado são referentes à aceleração da rotação do disco e ocorre também nos cd-roms, então pode ser considerado normal, salvo se o disco tiver setores ruim onde a leitura forçada acaba gerando também esse tipo de comportamento. O tal do click que se ouve pode ser devido ao mecanismo de repouso das cabeças de leitura onde, depois de certo tempo de inatividade do disco, as mesmas são "recolhidas" para a posição de desligadas. Por via das dúvidas, vá no setup da sua placa-mãe e habilite o SMART, que é o monitoramento do disco rígido e que pode lhe alertar sobre eventuais defeitos que estejam próximos de ocorrerem.
Computador perereca, com disco perereca, monitor perereca e sistema super xuxu. Visitem a minha página em http://sidserra.k6.com.br ou meu blog em http://sidserra.blogspot.com.br.

Vandré

Velox256, Muito Obrigado pela resposta.

Sabe dizer se ele desativar o desligamento automático do HD este barulho irá parar?