Sugestão de como seria o grub do Ubuntu. Ideal para iniciantes.

Iniciado por nq6, 01 de Fevereiro de 2008, 14:18

tópico anterior - próximo tópico

nq6

Citação de: Chucknoris online 03 de Fevereiro de 2008, 15:32
Se a canonical não der atenção podemos nos mesmos tentar fazer um script que ligue o comando de restauração ao grub, acho que com a experiencia de todos nos juntos podemos conseguir...

Vou pesquisar um pouco para ver se é possivel...

É, pode-se fazer um programinha simples, que integre o comando dd e sua imagem gerada com uma entrada do grub. Assim como o backup gerado pelo Simple Backup Suite também séria disponibilizado. A idéia é bastante simples, mais não sei se a implementação da mesma é tão simples assim. Eu sei que se isso for implementado será um grande avanço numa distribuição GNU/Linux, pois a amigabilidade é buscada para o desktop, mas não na implementação de soluções por fora dele. Quando o desktop amigável não estiver entrando o que o leigo vai fazer? Reinstalar tudo, apagando a instalação anterior?

Acho que devemos amadurecer a proposta em inglês, dá um jeito de que os mantenedores do Ubuntu leia tudo isso. Essa  idéia é fantástica, e deve ser colocada em prática. No mac os x, e no windows vista não tem nada parecido, com isso que eu sugestionei. E repare que a minha idéia nem se quer necessita da utilização de um CD ou DVD.

Acho que juntamente com esse pool de idéias, o Ubuntu deveria ter um utilitário que gerasse um CD bootavel com a recuperação do GRUB e a possibilidade de restauração da MBR. A tabela de alocação das partições. Na eventualidade de até o GRUB ser corrompido esse CD bootavel recuperaria o Grub, suas entradas e o acesso ao backup.

Desse modo, não teria besteira que não fosse coberta.

Ok.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

CGaldino

Se o pessoal da canônical não der a mínima mandemos a idéia para o pessoal do Linux Mint (que é desenvolvida apartir do Ubuntu) cuja filosofia é a implementação de melhorias sugeridas pelos usuários!

Deculpem-me pelo sarcasmo  ;)

@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Walkir

:)
Acho que o pessoal da canonical dev levar em conta sim. Seria um diferencial a mais muito interessante para a distro e tem tudo a ver com a filosofia e o marketing do Ubuntu ;)

;D
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

nq6

Citação de: CGaldino online 04 de Fevereiro de 2008, 11:47
Se o pessoal da canônical não der a mínima mandemos a idéia para o pessoal do Linux Mint (que é desenvolvida apartir do Ubuntu) cuja filosofia é a implementação de melhorias sugeridas pelos usuários!

Deculpem-me pelo sarcasmo  ;)

Boa sacada, mais não vamos ser pessimistas, ok. Podemos amadurecer melhor as idéias, buscar colaboradores brasileiros e sugerir uma parceria colaborativa. Temos que encontrar uma maneira de postar isso no Planet ubuntu, a idéia em inglês, com o esquema gráfico junto. Desse modo toda a comunidade junta vai ver, pois o Planet Ubuntu é a melhor vitrine de ideais. Depois do Planet, mandar um e-mail para o Mark Shuttleworth a partir de seu blog. Depois buscar maneiras de que os desenvolvedores recebam essa idéia mastigada de forma clara e objetiva.

Mark Shuttleworth
www.markshuttleworth.com

O que podemos fazer? Isso, bolar maneiras dessa idéia ser vista pelo maior numero de pessoas possíveis.

Planet Ubuntu
http://planet.ubuntulinux.org/

Uma dica, o Rafael Proença (cypherbios) posta diretamente no Planet Ubuntu. Ele poderia colaborar conosco, na tradução, no amadurecimento da idéia e na publicação da idéia no planet.  E ele como colaborardor do ubuntu com seu projeto pessoal o Aptoncd deve ter soluções para desenvolver uma estratégia de como essa idéia poderia ser realmente analisada por quem realmente decide o rumo da distribuição.

Essa idéia do Planet Ubuntu é boa, pois outras pessoas influentes podem simpatizar com a idéia e sugestionar para que a mesma seja adotada. E o próprio Mark Shuttleworth irá ver, pois ele posta no Planet Ubuntu.

Pois bem pessoal, a idéia está dada, vamos colocar em prática.
Abraços.
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Leonni Vox

Muito boa essa sugestão. Acho que devemos encontrar uma forma de colocar isso em prática.
Parabéns.

Luiz Carlos Querido

Citação de: Leonni Vox online 16 de Fevereiro de 2008, 18:33
Muito boa essa sugestão. Acho que devemos encontrar uma forma de colocar isso em prática.
Parabéns.

E então? Nada ainda? Não dá para simplesmente incluir estas ferramentas num live CD tupibiquin e disponibilizá-lo?