Modo sudo em 10.10

Iniciado por bimector, 25 de Abril de 2011, 05:52

tópico anterior - próximo tópico

bimector

Quando entro no linux, o mesmo não entra em modo sudo, ou seja, para correr muitas da aplicações tenho de ir ao terminal e escrever sudo e o nome da aplicação.

Por exemplo o skype, se não escrevo sudo o mesmo não faz login. Ou o kate em que não consigo gravar um ficheiro se entra pelo menu.

Nos utilizadores já alterei para administrador.

irtigor

É o procedimento padrão usar gksu/gksudo/kdesu (para programas gráficos) e o sudo (para programas em linha de comando), pra ganhar os privilégios de super usuário. É mais seguro e não atrapalha o uso normal, porque esses privilégios só são necessários para tarefas que possam alterar o sistema como um todo. Seu problema, pelo que foi possível intender, foi que você usou de forma errada e em excesso.

Olhe o dono dos arquivos de configuração ocultos na sua pasta pessoal, todos deveriam pertencer ao seu usuário, mas provavelmente vai encontrar alguns que apresentam como dono o root. Pra alterar é simples, pode ser feito pelo terminal com o comando chown (com sudo) ou pela interface gráfica (gksudo nautilus).

Obs: não altere o dono de arquivos do sistema!

bimector

Fiz o chown do root, mas continua tudo igual!

Escrevi na consola sudo chown root [utilizador].

Ao faz este processo não devia ter copiado os ficheiros para o utilizador?

Quando abro com o ambiente gráfico também não serve de muito pois não copia os ficheiros, abro em sudo também.

irtigor

A sintaxe não é assim e você deve ter recebido uma mensagem de erro. Correto: "sudo chown -R usuario /home/usuário", exemplo prático, o nome do meu usuário é irtigor, então fica: "sudo chown -R irtigor /home/irtigor", depois verifique com "ls -lRA ~" (todos os comandos são sem as aspas).

bimector

Mensagem na consola:
"chown: não consigo aceder a `/home/luis/.gvfs': Permissão negada"

bimector

Agora aparentemente, as coisas estão um pouco normalizadas.

O skype já arranca em modo gráfico, tenho de volta a minha placa de som (áudio saída, falta o in do microfone), O kate já não dá erro ao abrir.

irtigor

É, o .gvfs pode ser ignorado. Seguindo as recomendações que passei, você não deve ter mais problemas.