Travamento Wi-fi Notebook CR420

Iniciado por kappenberg, 27 de Abril de 2011, 13:02

tópico anterior - próximo tópico

kappenberg

Olá, pessoal

Sou novato no fórum e no software livre. Há mais ou menos um mês instalei o Ubuntu 10.10 no meu desktop. Funciona bem e estou contente.

Essa semana chegou o meu notebook (MSI CR420), que comprei para facilitar a feitura do TCC da faculdade.
Depois dos testes iniciais e da apurrinhação que é baixar as atualizações do Windows 7 (não o tirei da máquina), tentei instalar o Ubuntu 10.10 nele também (usei pendrive). Foi muito difícil, porque sempre travava naquela tela onde aparece 'Ubuntu' e as 5 esferas brancas/vermelhas.

Depois de testar alguns parâmetros (acpi=off, umas coisas assim) que vi aqui, em um outro tópico (até agora não sei se fiz certo), a dica que funcionou para a instalação é ligar o Wi-fi (fn + f8) logo que liga a máquina. Instalou.

Mas, tive problemas (já no teste live-usb tinham aparecido, mas arrisquei mesmo assim).

1) Percebi que se eu não tiver o Wi-fi ligado, o Ubuntu trava no boot.
2) Percebi que se eu desligar o Wi-fi, o SO para de funcionar, trava geral, e não adianta religar o Wi-fi.
3) O notebook não desliga. Apertando no shutdown ele para de responder e não volta (não entre nem no console com alt+ctrl+f2), e eu sou obrigado a segurar o botão on/off por alguns segundos para desligá-lo.

Já testei algumas coisas aqui do fórum, mas como sou novato acho que não faço direito.

O meu receio é esgotar o prazo para arrependimento da compra pela internet e não conseguir a certeza de que meu notebook roda o Ubuntu.

Alguma luz?

Obrigado

navegantesdailusao

Olá, qual sua placa?

está parecendo um bug.. se der posta ae

a configuracao do hardware..

abs
J.E.S.U.S. - Juntos Estaremos Sendo Um Só.

kappenberg

Olá, Navegantes

To saindo pra um trabalho externo. Essas são as configurações que peguei no site da loja vendedora:

Processador: Intel: Core i3 (2.40GHz)
   Memória RAM 2GB DDR3
   Disco Rígido (HD): 320GB: SATA
   Drive Óptico: Gravador e Leitor de CD/DVD (Super Multi)
   Chipset: HM55
   Sistema Operacional: Windows 7 Home Basic
   Display LCD: Polegadas 14; Resolução 1366x768 pixels
   Placa de Vídeo: Intel GMA HD
   Leitor de Cartões de Memória: Sim: 4 em 1 (suporta SD, MMC,MS,XD)
   Rede: Ethernet 10/100/1000 Mbps - Gigabit, WiFi Wireless 802.11 b/g/n
   Entradas e Saídas: USB; Saída HDMI; RJ-45 (LAN); Saídas Fone de Ouvido

Só poderei amanhã, no horário do meio-dia, rodar um everest da vida pra descobrir detalhes mais técnicos.

Ps: já to pensando em trocar de distribuição. Vi que a opensuse se dá bem com notebooks.

Obrigado.

Abraço,

Editado:

No painel de controle > gerenciador de dispositivos > tenho isso no adaptadores de rede:
802.11 bgn 1T1R Mini Card Wireless Adapter, e
Realtek PCIe FE Family Controller

Acima eu me referi ao opensuse por engano (é que enquanto digitava o post eu estudava um pouco essa distribuição). Na verdade eu quis me referir ao ubuntu 10.04 LTS, pois eu vi aqui no fórum que alguns usuários tiveram problemas com o Wifi depois de atualizarem do 10.04 para o 10.10. O que vocês acham?

Outra coisa:
Não sei até que ponto faz diferença, mas, se não me engano, instalei um ubuntu desktop i386. Eu vi que tinha um outro lá, que fazia menção de ser 64 bits. Ou entendi errado?

Obrigado

Editado 2:

Lembrei que nas tentativas de instalação apareceu esse erro umas duas vezes:

[18.071828] phyo -> rt2800pci_mcu_status = error mcu request failed, no response from hardware

Aqui tem uma solução que talvez se aplique, mas, iniciante que eu sou, não entendi o que fazer:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=76539.0

Nesse tópico, apontam para essa solução:
https://answers.launchpad.net/ubuntu/+question/132350

Só não entendi o que fazer.

Entre as várias páginas que achei, uma é essa:
http://br.wikidrivers.com/wiki/Ralink_RT2860_3.0.7.0/2.3.7.0/1.4.7.0

Lá no final aparece como um dos produtos compatíveis a minha 802.11 bgn 1T1R Mini Card Wireless Adapter.
Pena que são drivers para windows 7.

Editado 3:

Enquanto atualizava o 10.10 para o 11.04 (os problemas continuaram na versão mais atual), usando o ubuntu eu acessei a área que mostra os dispositivos. Lá tinha isso:

Network controller RT3090 wireless 802.11n 1T/1R PCIe
Kernel modules: RT2860sta, RT2800pci.

Editado 4:

Prefiro ser visto como chato do que como acomodado  ;D: fiz mais um teste.
Pelo liveusb o ubuntu 10.04 LTS não travou quando eu desliguei o wifi e também obedeceu ao clique de desligar.

Estou pensando em gravar um dvd de inicialização do windows 7, formatar as 3 partições que criei para o ubuntu 10.10, dar um fix na mbr e depois instalar o 10.04 LTS.

Alguma sugestão?

Obrigado