Como ativar placa de vídeo compartilhada e desativar a dedicada em um notebook?

Iniciado por Éderson, 21 de Abril de 2011, 20:22

tópico anterior - próximo tópico

Éderson

Tenho um laptop Dell i5 com placa dedicada Nvidia e compartilhada intel. Como faço para desabilitar a Nvidia e usar a intel? Aqui não há como fazer isso na bios do laptop pois não dá essa opção. A compartilhada consome consome muito menos bateria. No Windows consigo fazer isso facilmente mas não encontrei uma solução que funcione no Ubuntu (nem a opção do ucc - Ubuntu Control Center funciona).

Agradeço.

Kriptolix

existe alguns topicos meus no forum sobre isso com um script pra mudar isso, mas sao pra placas ATI e ate a ultima vez que vi (um ano atras) essa mudança nao era suportada nas nvidia, mas a grosso modo eu vou te passar como mudar na mao e voce pode fazer o teste, é assim:

voce vai precisar de um kernel igual ou maior que o 2.6.35, se puder tente o .37 ou .38 pois no .35 eu acho que nao havia suporte a nvidia.

tendo isso, voce deve desistalar qualquer driver proprietario que tenha intalado pra placa nvidia, pois se um deles estiver instalado impede a mudança.

com isso feito, observe se existe o diretorio /sys/kernel/debug/vgswitcheroo, que contem um arquivo chamado switch. as vezes voce nao tem acesso a ele nem com o "sudo", tera que usar o "sudo su" e tentar ve-lo como root mesmo.

se existir o diretorio e o arquivo, de um "cat" nele e vera as duas gpus e o status de cada uma.

se deu certo ate agora basat voce (ainda como root) usar as seguintes palavras reservadas com um comando "echo PALAVRA > /sys/kernel/debug/vgaswitchroo/switch"

ON - liga a placa que nao esta em uso
OFF - desliga a placa que nao esta sendo usada
DDIS - altera para a placa discreta, se ja nao estiver em uso.
DIGD - altera para placa integrada se ja nao estiver em uso.

para alterar pra uma placa a mesma deve estar ligada, em geral o pc da boot pela gpu integrada, se vc quer usa-la basta dar usar o "OFF" para desligar a placa discreta.

para saber que gpu esta em uso, procure pela linha que contem um "+" no resultado do comando "cat" realizado la em cima.

EDIT:cara, achei agora essa ppa com um patch pro switcheroo pegar nvidia, seria bom instalar antes dos testes
https://launchpad.net/~kayo-k11-4/+archive/nv-switcheroo

Ubuntu Linux 10.10