Falha de segurança no Ubuntu?

Iniciado por ventuno, 14 de Julho de 2006, 19:08

tópico anterior - próximo tópico

ventuno

Oi pessoal! Estou muito satisfeito com o Ubuntu 6.06, porém estou com uma dúvida. Eu percebi que quando a gente usa a senha adm ela fica disponível por algum tempo. Por exemplo, se eu abro o synaptic,  ele pede a senha, aí eu digito e beleza. Se alguns segundos depois eu abrir novamente o synaptic ou outro programa que necessita de senha não há solicitação novamente e o programa abre direto. Outra coisa que aconteceu foi que eu abri o firefox após configurar o firestarter com a senha adm e o mesmo abriu como root, ou seja, eu estava navegando na internet com privilégios de root e não percebi. Achei isto muito estranho. Será uma falha de segurança?
Obrigado.

link

Isso acontece porque a senha fica válida por 15 minutos.

Quanto ao firefox, você só o abre como root se escrever
sudo firefox

e ele mostrará You should really not run firefox through sudo WITHOUT the -H option.
Anyway, I'll do as if you did use the -H option.
//DD
http://link.homelinux.net

Os sábios são os que procuram a sabedoria; os tolos julgam já a ter encontrado.
A experiência não tem qualquer valor ético, é simplesmente o nome que damos aos nossos erros.

** linux user #397555 **

ventuno

Então mas eu não digitei sudo firefox...isto que foi estranho. E quanto a senha ficar válida por 15 minutos não é perigoso?

ventuno

Descobri o que aconteceu com o firefox. Eu cliquei na ajuda on-line do firestarter e aí abriu como root porque o firestarter só abre como root. As pessoas tem que ficar alertas com isto porque é perigoso.