Ocorre erro ao tentar compartilhar uma pasta no Gnome

Iniciado por andregmgomes, 20 de Novembro de 2009, 23:27

tópico anterior - próximo tópico

andregmgomes

Prezados

Ao clicar do lado direito em uma pasta localizada em Home e tentar compartilhá-la, meu Ubuntu 9.10 retorna a seguinte mensagem de erro. Tentei reinstalar o pacote Samba, mas não deu certo. Procurei no Google, mas não achei nada que resolvesse ainda. Por isso vim buscar ajuda.

"compartilhamento de rede de usuário" retornou erro 255: net usershare add: cannot convert name "Everyone" to a SID. The connection was refused. Maybe smbd is not running."

Ao executar o comando:
# /etc/init.d/samba status
* could not access PID file for nmbd
* could not access PID file for smbd

Depois tento:

# /etc/init.d/samba force-reload
* Stopping Samba daemons                                                      
Warning: Fake start-stop-daemon called, doing nothing.

[ OK ]
* Starting Samba daemons                                                      

[ OK ]

Acabo de escolher o Ubuntu para ser meu sistema operacional desktop base para instalar VMs de teste. Resolvi remover o Windows e tentar viver de Linux, mas de cara estou me deparando com este probleminha. Se puderem me ajudar, prometo retribuir assim que agregar mais conhecimento para tal.

Sinceramente
Obrigado

André Gomes

conflito

Ola pessoal
sou iniciante no mundo linux
Comprei um computado Spacebr phenon x4 9600 com sistema operacional ubuntu 9.10 modificado, tema windows 7, tentei compartilhar uma pasta, mas o serviço de compartilhamento não estava instalado.
Baixei e instalei os pacotes como me foi sugerido pelo sistema e ao reiniciar o sistema surgiu a seguinte mensagem "Can`t access PID file for nmbd " e depois disso aparece uma solicitação de login e senha e não volta para a interface gráfica do gnome fica so na "tela preta".. alguém sabe como fazer voltar ao normal?
Ficarei muito agradecido...  :(

zekkerj

Olá conflito,

Sugiro que você atualize seu sistema o quanto antes, pois o Ubuntu 9.10 vai ser descontinuado nos próximos dias, com o lançamento do 11.04.

Sobre seu erro, aparentemente o pacote samba não foi instalado corretamente.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

conflito

Oi zekkerj,

Ontém a noite não sei se fiz besteira pior,
Como só abria em tela de comando, primeiro fiz sudo apt-get remove *samba, depois rm -f *samba pra ver se desinstalava e reinicei. Imaginei que poderia voltar ao normal ja que foi por conta da instalação do mesmo que deu erro na interface grafica do gnome, mas continuo sem a interface grafica tem algo que eu possa faze? Tem como entrar pelo grub recover mode ou algo que possa voltar a ultima data valida do sistema tipo voltar a um backup onde funcionava a tela?

Obrigado pela atenção!

zekkerj

Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

conflito

oi

fiz tudo com o comando "sudo" que da poderes de root certo?

zekkerj

Era meu medo. Vc tem certeza de que digitou "*samba", e não "*" <espaço> "samba"? Pq se fez isso, vc pode ter destruído sua instalação. :(

conflito

Foi isso mesmo que digitei "*samba"... o sistema ainda reinicia na tela preta pede login e senha e fica em linha de comando ainda acesso as pastas vejo que os arquivos ainda estão lá, mas queria voltar ao modo gráfico, até porque só visualiza e não abre. Não teria forma de reverter isso?

zekkerj

Se vc realmente só tivesse removido os arquivos do Samba, não teria pq ter perdido o servidor gráfico.

Em último caso, tente reinstalar o pacote xserver-common. Caso não resolva, a solução segura é reinstalar o sistema.

conflito

Obrigado por toda atenção zekkerj,

Resolvi instalar novamente o ubuntu, agora 10.10.

Não entendi bem como aconteceu o sistema veio no pc estava tudo bem e apresentou o problema depois que tentei compartilhar uns arquivos com sistema windows. Apareceu uma mensagem que não me recordo bem mas dizendo que não tinha permissão e que tinha que instalar "pacotes" do samba e também tinha atualizado o sistema, foi o que fiz e quando reiniciou o sistema deu erro  "Can`t access PID file for nmbd" e só iniciava na "tela escura" apenas com linha de comando logo após pedir login e senha.

Bom mais uma vez obrigado pela atenção e paciência.