Como reactivar Intel Wifi Link 5100?

Iniciado por grosso, 20 de Abril de 2011, 09:17

tópico anterior - próximo tópico

zekkerj

OK.

Voltando aos arquivos modificados, você lembra de ter mexido em outro arquivo, p.ex. no arquivo /etc/modules?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

grosso

Eu sei que não fui lá directamente a mexer mas umas das linhas de codigo que empreguei para fazer rodar o adaptador usb são estas

KLIB=/lib/modules/2.6.31-wl/build
KLIB=/lib/modules/$(uname -r)/build

E quando modprobe -v devolveu esses erros em /lib/modules/2.6.35-28-generic fui lá botar uma olhada (sem mexer, juro :-)) e achei três pastas:

/lib/modules/2.6.32-28-generic     
                   /2.6.35-25-generic
                   /2.6.35-28-generic

Deveria haver só uma? Quando dei boot pelo LiveCD só havia uma lá. Ademais penso que a versão de compat-wireless que descarreguei para os drivers Atheros do adaptador usb não era a mais atualizada. Será algo disso a causa do problema?

Sei que não é a mesma pasta pela que você perguntou mas não acho /etc/modules, só etc/lib/modules, apaguei aquela pasta?
Em etc/ só tenho /etc/modprobe.d... que comece por mod- quero dizer, não conheço o sistema de arquivos o bastante para saber se etc/modules deveria estar lá.

(Mas agora eu vou aprender, com certeza; sempre faço assim: primeiro o rompo e logo para consertá-lo, aprendo. Obrigado pela ajuda e pela paciência :-)  sei que deveria fazê-lo ao revés).

zekkerj

Citação de: grosso online 22 de Abril de 2011, 16:34
Eu sei que não fui lá directamente a mexer mas umas das linhas de codigo que empreguei para fazer rodar o adaptador usb são estas

KLIB=/lib/modules/2.6.31-wl/build
KLIB=/lib/modules/$(uname -r)/build

E quando modprobe -v devolveu esses erros em /lib/modules/2.6.35-28-generic fui lá botar uma olhada (sem mexer, juro :-)) e achei três pastas:

/lib/modules/2.6.32-28-generic     
                   /2.6.35-25-generic
                   /2.6.35-28-generic

Deveria haver só uma? Quando dei boot pelo LiveCD só havia uma lá. Ademais penso que a versão de compat-wireless que descarreguei para os drivers Atheros do adaptador usb não era a mais atualizada. Será algo disso a causa do problema?

Sei que não é a mesma pasta pela que você perguntou mas não acho /etc/modules, só etc/lib/modules, apaguei aquela pasta?
Em etc/ só tenho /etc/modprobe.d... que comece por mod- quero dizer, não conheço o sistema de arquivos o bastante para saber se etc/modules deveria estar lá.

(Mas agora eu vou aprender, com certeza; sempre faço assim: primeiro o rompo e logo para consertá-lo, aprendo. Obrigado pela ajuda e pela paciência :-)  sei que deveria fazê-lo ao revés).
Estas pastas "/lib/modules" são onde ficam os módulos do Kernel, é normal haver mais de uma, se você tem mais de um kernel instalado; e é normal você ter mais de um kernel instalado, quando você aplica as atualizações do sistema.

Você deveria ter um arquivo "/etc/modules" sim, esse arquivo indica módulos que devem ser carregados automaticamente durante a inicialização. O conteúdo do meu é este:

# /etc/modules: kernel modules to load at boot time.
#
# This file contains the names of kernel modules that should be loaded
# at boot time, one per line. Lines beginning with "#" are ignored.

lp
rtc
i2c-i801
[/quote]

Essas duas últimas linhas foram acrescentadas por mim.

Eu gostaria de ver mais sobre o seu sistema atual, pra confirmar a hipótese que estou trabalhando agora, do módulo da sua placa usb estar atrapalhando a carga do módulo da placa intel. Poste a saída do comando "lsmod".
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

grosso

Por suposto que está lá, como você disse, não procurei bem. O conteúdo é o mesmo que o do seu salvo as últimas linhas.

O "lsmod" devolveu isto:

root@x-laptop:/home/x# lsmod
Module                  Size  Used by
arc4                    1165  2
ath9k_htc              42935  0
led_class               2633  1 ath9k_htc
ath9k_common            2563  1 ath9k_htc
ath9k_hw              285176  2 ath9k_htc,ath9k_common
ath                    13001  2 ath9k_htc,ath9k_hw
parport_pc             26058  0
ppdev                   5556  0
binfmt_misc             6599  1
nvidia               9329739  40
joydev                  8767  0
snd_hda_codec_nvhdmi    13615  1
snd_hda_codec_realtek   218492  1
snd_hda_intel          22235  2
snd_hda_codec          87552  3 snd_hda_codec_nvhdmi,snd_hda_codec_realtek,snd_hda_intel
snd_hwdep               5040  1 snd_hda_codec
snd_pcm                71475  2 snd_hda_intel,snd_hda_codec
snd_seq_midi            4588  0
snd_rawmidi            17783  1 snd_seq_midi
snd_seq_midi_event      6047  1 snd_seq_midi
snd_seq                47174  2 snd_seq_midi,snd_seq_midi_event
snd_timer              19067  2 snd_pcm,snd_seq
snd_seq_device          5744  3 snd_seq_midi,snd_rawmidi,snd_seq
mac80211              239292  1 ath9k_htc
video                  18712  0
snd                    49038  13 snd_hda_codec_realtek,snd_hda_intel,snd_hda_codec,snd_hwdep,snd_pcm,snd_rawmidi,snd_seq,snd_timer,snd_seq_device
output                  1883  1 video
uvcvideo               55847  0
cfg80211              139811  3 ath9k_htc,ath,mac80211
videodev               43098  1 uvcvideo
v4l1_compat            13359  2 uvcvideo,videodev
compat                  4020  1 cfg80211
soundcore                880  1 snd
snd_page_alloc          7120  2 snd_hda_intel,snd_pcm
psmouse                59033  0
serio_raw               4022  0
intel_agp              26566  0
lp                      7342  0
agpgart                32011  2 nvidia,intel_agp
parport                31492  3 parport_pc,ppdev,lp
usb_storage            40204  0
ahci                   19198  2
atl1e                  29332  0
libahci                21728  1 ahci

zekkerj

Citarath9k_htc              42935  0
led_class               2633  1 ath9k_htc
ath9k_common            2563  1 ath9k_htc
ath9k_hw              285176  2 ath9k_htc,ath9k_common
ath                    13001  2 ath9k_htc,ath9k_hw
(...)
mac80211              239292  1 ath9k_htc
(...)
cfg80211              139811  3 ath9k_htc,ath,mac80211
Essa é a mesma máquina que estamos tratando? A lista dos módulos carregados foi totalmente inesperada...

grosso

É a mesma, só tenho uma! :-)

Por quê é tão inesperado? Se só funciona o adaptador que vêm com a placa atheros não é de esperar que sejam esses modulos os que carregue?

As linhas finais do codigo que usei parece servem para fazer isso

scripts/driver-select ath9k_htc

make
sudo make install
sudo make unload
sudo reboot

Ainda não testei (prefiro que funcione o adaptador, que tem mais alcance) mas suponho que se eu reinstalo os drivers da Intel tudo ficara como antes.

zekkerj

Não pode ser a mesma máquina. A máquina que vc apresentou no início tinha placa wireless intel, não atheros. A placa atheros era cabeada.

Além disso, cadê o driver da placa usb, que vc instalou?

grosso

É mesmo, o meu unico laptop! É a isso ao que se refere quando fala de maquina, não? Porque tenho três SO instalados: o vista, o sete e o ubuntu, mas é óbvio que não estou postando resultados dos comandos no windows!

Eu agora estou conectado por cabo, e a placa interna do meu Acer Aspire para cabo é uma Atheros, a placa interna para wireless é a Intel Wifi Link 5100 (a que não funciona) e o adaptador usb é um Ubiquiti WifiStation Ext (o que funciona) e que está baseado numa placa Atheros.

Estou de férias visitando os meus pais e eles aqui só têm conexão a cabo, para fazer a proba da 5100 com o LiveCd eu tive que sair à rua e buscar uma wifi pública e não levei o adaptador usb porque e muito grande. Fiz todas as provas que me pediu conectado na casa (a cabo com a placa Atheros interna) excepto esta última.

Acabo de introduzir de novo todos os comandos que você me pediu (menos o da prova com o LiveCd porque estou na casa e não tenho wifi) e deram todos o mesmo resultado, no mesmo terminal, um apôs outro.

Se quere eu colo aqui, fica um pouco longo mas não estou a enganá-lo!

zekkerj

Ainda assim não bate. Na sua primeira mensagem, o driver da placa wireless chama-se "usb". Agora o driver que aparece é um "ath9k", que é um driver  nativo. Sinceramente, não entendo mais o que acontece.