VOIP - Programa para usar o www.voipdiscount.com

Iniciado por mangojambo, 25 de Junho de 2006, 12:25

tópico anterior - próximo tópico

mangojambo

Olá pessoal, eu tenho uma conta no www.voipdiscount.com e preciso de um programa em linux para usá-la...

estava usando o programa X-lite

CitarPublicado por Maiquel (identidade não confirmada - 201.9.44.X) em Qua, 2006-04-12 17:45.

Pessoal,

Estou usando o VoipDiscount no Linux sem problemas. Utilizo o softphone X-Lite (um dos melhores). Vocês podem baixá-lo em: http://www.counterpath.com/index.php?menu=download. Ao descompactar, vocês verão que ele é apenas um executável. É so colocar pra rodar, muito simples.

Para configurar sua conta do VoipDiscount no X-Lite, basta seguir os passos descritos em: http://www.nigerianbloggers.com/Solomon_s_VoIP_World/2006/03/25/Configuring_Voipdiscount_on_X_lite

Segue uma tradução:
Abra a opção 'menu' no X-Lite e selecione 'system settings', em seguinda vá em 'sip proxy', na lista de proxies selecione algum (pode ser o default) e configure de acordo com as dicas abaixo:

Enabled YES
Display Name: (nome da sua conta no Voipdiscount)
Username: (nome da sua conta no Voipdiscount)
Authorization User: (nome da sua conta no Voipdiscount)
Password: (senha da sua conta no Voipdiscount)
Domain/Realm: sip1.voipdiscount.com
SIP Proxy: connectionserver.voipdiscount.com
Out Bound Proxy: sip1.voipdiscount.com

Espero ter ajudado.

Mas como tenho duas placas de som - pois a minha onboard não funciona o microfone - toda vez que inicio o programa tenho que configurar para usar a placa offboard, mas muitas vezes ele não acha ela no Assistente de configuração dele (Wizard)!!

- Alguém conhece algum outro cliente VOIP que eu possa colocar essas configurações?

- Tem como eu configurar no Ekiga essa conta?

valeu!!

AlexBR

O VOIPDiscount usa o protocolo SIP. Então, em tese, você pode usar qualquer cliente SIP para se conectar a rede VOIPDiscount. O X-Lite é uma das piores opções, pois usa o antigo sistema de som OSS. Aconselho você usar o Ekiga que usa som ALSA e permite você escolher a placa de som que você quer usar.

Bos sorte!

mangojambo

Opa AlexBR ... blz ..

então, vc sabe como configuro essa conta no Ekiga?
sip1.voipdiscount.com
connectionserver.voipdiscount.com
???

dei uma olhada rápida lá, configurei (eu acho) e nada!!

Valeu!! (Desculpe não saber falar mais, pois não estou no meu Linux agora!!)

bit_doidao

Eu tenho um servidor asterisk instalado e funcionando.
E consigo utilizá-lo perfeitamente com qualidade impressionante, utilizando o programa twinkle.

Você pode instalar pelos repositórios que tem uma versão antiga (0.4),
ou então, procurando pelos fóruns em inglês, achar um pacote não oficial da versão 0.7

As dicas de como instalar estão disponíveis neste wiki que escrevi recentemente:
wiki.ubuntubrasil.org/InstalandoTwinkle

Eu estou querendo fazer um "Tour pelo VOIP no Ubuntu" e fazer uma documentação com todas as opções (diversos programas com diversas operadoras).

Se você conseguir usar o Twinkle com sucesso no voipdiscount, me avise:
wiki.ubuntubrasil.org/DudaNogueira

Obrigado!

bit_doidao

Pra complementar:

Estou escrevendo um documento sobre o assunto:
http://wiki.ubuntubrasil.org/VoipNoUbuntu

Espero que ajude os amigos!

Até

Duda Nogueira (bit_doidao)

gustavo.leal

aproveitando a dúvida, e pro voipcheap, alguem sabe se tem algum programa para ele e qual?
gustavo leal

mangojambo

VoipDiscount atualmente é um dos serviços mais baratos de voip para o Brasil, porém seu software cliente é apenas para Windows.
Uma das recomendações para usá-lo no linux é instalando o X-lite, que é um freeware lançado em Windows e Linux.
O Principal problema dele é usar as bibliotecas OSS de som, o que causa muito problema e incompatibilidade no Ubuntu. Exemplo: Ao iniciar o Ubuntu e rodar o programa ele não acha mais a placa de som. Ao reiniciar encontra como /dev/dsp ou como nome do driver da placa, ou pior, não encontra. Sendo assim uma alternativa um tanto quanto incomoda. Outro ponto negativo é ele não ser um software de código aberto.

Usando o VoipDiscount no Twinkle:

Depois de instalá-lo ele pedirá para criar um perfil, selecione o modo Wizard para facilitar.
Você deve colocar as seguintes informações:

Your name: Seu nome (pode ser com espaços)
User name: nome_do_usuario_que_você_cadastrou_no_voipdiscount (sem espaços)
Domain: sip1.voipdiscount.com
Name: nome_do_usuario_que_você_cadastrou_no_voipdiscount (sem espaços)
Password: sua_senha
Outbound proxy: connectionserver.voipdiscount.com

- Depois entre em Edit > User profile > NAT
e deixe selecionado a primeira opção: NAT transversal not needed

Verifique as bibliotecas de som a serem utilizadas em:
Menu Edit > System settings > Audio:
Selecione uma configuração apropriada, ex.: ALSA, ESD, ARTS...
no meu caso usei ALSA pois estou com uma Creative Audigy.

PRONTO!!

O bit_doidao provavelmente irá publicar no wiki que ele está montando!

Abraço a todos!

gustavo.leal

ae mangojambo, vc conseguiu ligar para telefone fixo normalmente, eu estou usando o serviço do voipcheap.com. as configurações são bem parecidas para ele: http://www.voipcheap.com/en/sip.html, só que na hora de discar parece que não está funcionando, o programa trava. se souber o porque!
com o ekiga eu consegui configurar mais ou menos, consegui ligar e escutar a voz da pessoa. só que não consegui falar hehehehe...
vou fazer mais umas tentativas aqui...
falows!
gustavo leal

AlexBR

Pessoal, o melhor voip para Linux, indiscutivelmente, é o Ekiga. Sem dúvida alguma, está muito mais maduro do que qualquer outro software voip que já vi. O melhor de tudo é que pode ser usado com qualquer serviço voip SIP. Quer dizer... Só não dá pra usar na rede do Skype.

Bom... Pra o voipdiscount eu uso esses dados.

Nome da Conta: VoIPDiscount
Registrador: connectionserver.voipdiscount.com
Usuário: login
senha: sua senha
login de autenticação: login
Reino/Domínio: sip1.voipdiscount.com
Tempo de registro esgotado: 3600

Aqui em casa, só consigo fazer ligação se utilizar o proxy de saída ekiga.net. É só definir isso nas suas configurações.

Daí... pra fazer ligação você faz... +55xxxxxxxxxx@connectionserver.voipdiscount.com

Funciona que é uma beleza!

gustavo.leal

bom eu queria conseguir usar o voipcheap pq ja tenho conta la, o problema eh que ele usa um tal de stun server e eu nao consegui configurar isso no ekiga pq uso roteador aqui e ai da uns paus de encaminhamento de porta, nat e tudo o mais que eu nao consegui configurar... =T
mas nao vou desistir hehehe =P
gustavo leal

AlexBR

voipcheap e voipdiscount são da mesma empresa. Assim, a configuração é bem parecida. Nos passos que eu passei, simplesmente, troque voipdiscount por voipcheap. Funciona! E eu também estou por trás de um NAT.

mangojambo

Citação de: AlexBR online 11 de Julho de 2006, 22:24
Pessoal, o melhor voip para Linux, indiscutivelmente, é o Ekiga. Sem dúvida alguma, está muito mais maduro do que qualquer outro software voip que já vi. O melhor de tudo é que pode ser usado com qualquer serviço voip SIP. Quer dizer... Só não dá pra usar na rede do Skype.

Bom... Pra o voipdiscount eu uso esses dados.

Nome da Conta: VoIPDiscount
Registrador: connectionserver.voipdiscount.com
Usuário: login
senha: sua senha
login de autenticação: login
Reino/Domínio: sip1.voipdiscount.com
Tempo de registro esgotado: 3600

Aqui em casa, só consigo fazer ligação se utilizar o proxy de saída ekiga.net. É só definir isso nas suas configurações.

Daí... pra fazer ligação você faz... +55xxxxxxxxxx@connectionserver.voipdiscount.com

Funciona que é uma beleza!

AlexBR... eu já havia configurado assim, e tentei colocando o proxy de saída o ekiga.net como vc falou e nada .. 

é só discar o numero de telefone, nao? 0055XXxxxxXXXX ou +55XXxxxxXXXX  ...q ele coloca automatico o @connectionserver.voipdiscount.com , senao, meu Deus!! fico com o Twinkle mesmo!! rsrs

No ekiga ele liga, dá o tom como se estivesse chamando mas não toca o telefone! (testei no meu mesmo).

O Twinkle vai na boa! Com certeza preferiria o Ekiga, mas...

AlexBR

Twinkle é uma onça, cara! Já usei. O Ekiga dá de 10 a zero.

gustavo.leal

testei o twinkle e o ekiga, no ekiga eu nao consegui configurar direito da um tal de nat simetrico, igual o descrito por esse cara nesse tópico aqui: http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=7661.0
mas o twinkle funcionou tranquilo, o unico problema eh que meu microfone nao funciona nem a purrete no linux e eu  não faço nem ideia do pq! ja procureio o forum todo, todas as ficas para o microfone funcionar e nada...
mas o que quero dizer eh que o twinkle eh mais tranquilo de configurar...
gustavo leal