Problemas com a instalação do Gimp 2.7.1 [Resolvido]

Iniciado por joaobremgartner, 03 de Abril de 2011, 19:33

tópico anterior - próximo tópico

joaobremgartner

Olá galera,

Bem, sou novo aqui no forúm, porém já utilizo o linux já faz algum tempo, mas estava, desde a época da faculdade, sem utiliza-lo, então resolvi voltar e baixei o ubuntu pra testar.

A versão que baixei foi a 10.10 e estou tendo problemas quando vou instalar a nova versão do programa Gimp (2.7.1). A instalação pede vários pacotes, entre eles já baixei: pkg-config-0.25, pango-1.28.3, Intltool-0.40.6, gtk+-3.0.7, glib-2.28.5, gegl-0.1.2, cairo-1.10.2, babl-0.1.2.

Só que mesmo assim, ainda não consegui instalar o GIMP 2.7.1, Consigo instalar somente o Gimp 2.2 que acho que vem no sistema, não sei ao certo.

Enfim, gostaria de saber em que estou errando ou se falta mais arquivos pra instalação e quais são eles? será que preciso instalar os pacotes em uma "ordem" certa? ou isso não tem nada a ver? hehe  ???

Conto com a ajuda de vcs!

Vlw.

Adriano R.N.

Camarada, é impossível o Ubuntu 10.10 usar o Gimp 2.2, isso porque eu uso o 10.04 que é mais antido e usa a versão 2.6.8.
A forma mais simples de instalar o Gimp é:
Sistema> Administração> Gerenciador de pacotes synaptics> Digite Gimp no buscador> Selecione o Gimp> mande instalar.

Não sei se é o 2.7.1 porém, com certeza não terás problema.
Boa sorte e Muito AXÉ!!!

joaobremgartner

Citação de: Adriano R.N. online 03 de Abril de 2011, 22:34
Camarada, é impossível o Ubuntu 10.10 usar o Gimp 2.2, isso porque eu uso o 10.04 que é mais antido e usa a versão 2.6.8.
A forma mais simples de instalar o Gimp é:
Sistema> Administração> Gerenciador de pacotes synaptics> Digite Gimp no buscador> Selecione o Gimp> mande instalar.

Não sei se é o 2.7.1 porém, com certeza não terás problema.
Mas eu fui na aba ajuda do Gimp e depois em sobre dai aparece que é versão 2.2.11.
E sobre o Gerenciador de Pacotes, eu não fui logo de primeira e sim pelo terminal e instalei por lá, mas quando vi que não era a versão recente logo desinstalei, pelo terminal mesmo, dai fui baixar a versão mais recente, mas não consegui instalar por causa daqueles fatores...com isso foi o jeito eu deixar essa 2.2.11 mesmo, dai foi ai que fui lá no gerenciador de pacotes e digitei gimp e mandei instalar, mas foi a mesma versão (2.2.11)...não mudou nada!

jadir

Cara, essa versao 2.7.1 que vc quer instalar não tem pacote deb dela e nem esta nos repositorios oficiais pois não é considerada estavel ainda, esta versão deve ser compilada em sua maquina e instalada então apos a compilação.

baixar e instalar pacotes importantes para a compilação do gimp:

sudo apt-get build-dep gimp    (todas a dependencias)    (Se for no Ubuntu)

vc tem que baixar o pacote gimp-2.7.1-tar.bz2

apos isso descompacte o pacote gimp-2.7.1 na sua pasta de usuario,e dentro do pacote criado havera um instalador com o nome install.sh, é so dar permissão para esse arquivo e clicar nele e mandar executar. se der algum erro acesse a pasta do gimp pelo terminal e digite o comando install.sh que no final ele te reportara os erros caso existam. outra coisa não podera ter nenhuma versão do gimp instalada na maquina senão dara erro.

joaobremgartner

Consegui instalar o 2.6.10...pelo menos é mais recente que aquele outro que tava :D

Vlw.