Porque linux não é famoso.

Iniciado por thehoome, 21 de Dezembro de 2010, 16:36

tópico anterior - próximo tópico

thehoome

Bom pessoal, andei dando algumas pesquisadas, e acabei refletindo o seguinte sobre a condição do Linux.

O grande problema do Linux é a publicação, os sistemas proprietarios (windows, macos...) viraram uma bola de neve que esta caindo sobre nosso amigo pinguim,

O que acontece, a maioria dos usuários experientes sabe que Linux é melhor na maioria dos quesitos, porem, o que acontece,

A microsoft paga bilhões para exibir uma propaganda na TV, ai o usuário inocente vai na loja, compra seu computador, o vendedor (alguns) pergunta se ele quer que venha com Linux ou Windows, logicamente o usuário opta pelo Windows, horas, tá na propaganda, e pior que, depois ele fala pro amigo dele optar pelo Windows, porem, ele nunca viu o outro lado da moeda, ou seja, não sabe como o Linux funciona, e isso acontece muitas vezes, fazendo com que uma legião muito grande de usuários recomendem esse sistema, porque, alguma outra pessoa falou, e o que acontece, as empresas de software e hardware perdem interesse nos outros sistema, já que aquele que predomina que é importante.

E com isso, vem mais problemas pro nosso amigo pinguim, com ele deixado de lado, os softwares que vem nele, são de qualidade, porem, não tem nome, e com isso, o que os usuários fazem? desprezam, porque eles não querem um sistema que não rode o photoshop dele, nem o counter-strike dele, o usuário quer os software que tem nome, novamente, porque? a empresa gastou bilhões para publicar o software e o usuário novamente é levado pela cabeça do fabricante (quem tem mais nome, vende mais, esta é a regra).

E com isso, novamente as empresas desprezam o sistema, e é isso que acontece, pois o linux adotou um sistema de mercado que é diferente, muito melhor que muitos por ai, mais que é duro de ser engolido pelas pessoas que estão cegas pelos olhos das empresas de software.

Nós não temos que convencer as empresas a utilizar linux, e sim, os usuários, pois, se os usuários começarem a adotar linux, as empresas vão correr atrás, e o sistema melhora.

Algumas empresas até tentam fazer um apoio ao sistema OpenSource, mais a maioria das propagandas ficam presas no youtube mesmo, alguns exemplos:

IBM:
http://www.youtube.com/watch?v=mfcAq260olQ

Dell:
http://www.youtube.com/watch?v=lQNycKa62xQ

Novell:
http://www.youtube.com/watch?v=8LAXg_UmzTY

Peço ao pessoal que deixem seus comentários e opniões.
[Phenom II x4 2.8Ghz] [2x2GB DDR2] [Asus M4a78-EM] [HD 2TB] [GeForce GTX460] [Ubuntu 10.10] [Slackware 13.1]

jfulber

Talvez seja por isso que ainda temos tranquilidade em usar linux, pois se ele tivesse o mesmo numero de usuarios que windows, provavelmente teríamos o mesmo numero de desocupados "fabricando" vírus e outras porcarias pra ele.
Testando Ubuntu 10.10 - 64 bits

thehoome

Citação de: jfulber online 21 de Dezembro de 2010, 16:41
Talvez seja por isso que ainda temos tranquilidade em usar linux, pois se ele tivesse o mesmo numero de usuarios que windows, provavelmente teríamos o mesmo numero de desocupados "fabricando" vírus e outras porcarias pra ele.

é isso é verdade, tudo tem suas vantagens ;)
[Phenom II x4 2.8Ghz] [2x2GB DDR2] [Asus M4a78-EM] [HD 2TB] [GeForce GTX460] [Ubuntu 10.10] [Slackware 13.1]

Pedru

Citação de: jfulber online 21 de Dezembro de 2010, 16:41
Talvez seja por isso que ainda temos tranquilidade em usar linux, pois se ele tivesse o mesmo numero de usuarios que windows, provavelmente teríamos o mesmo numero de desocupados "fabricando" vírus e outras porcarias pra ele.

Eu li em um artigo que seria, de certa forma, difícil fabricar vírus para Linux se o Linux fosse famoso.

O artigo tratava do assunto: "E se o Linux fosse tão famoso quanto o Windows?".

Na opinião do autor, seria difícil "fabricar" vírus pra Linux justamente por causa do enorme número de distribuições, que são Sistemas Operacionais diferentes, mas que possuem o mesmo núcleo. Seria como tentar acertar dois passarinhos com uma pedra só. Além disso, por ser OpenSource, mais olhos vigiam os códigos e há mais gente para corrigir falhas que podem resultar em vírus.

Apesar disso, antivírus seria uma boa forma de se prevenir contra falhas ainda não corrigidas.

--Sobre o tópico--
É isso mesmo que acontece... mas também tem outro fator, que também é comum.

Sabe, quando o Linux surgiu eram tempos difíceis e os programadores que colaboravam com o projeto ainda eram... "amadores" e também eram menos pessoas para ajudar. A Internet era muito precária. Por isso, o Linux acabou sendo criado voltado para os geeks. Quando esse pessoal acostumado com o Windows foi testar os tais Sistemas Linux, via o quão difícil era instalar o sistema, já que você tinha de configurar basicamente tudo. Esse pessoal hoje são pessoas que usam Windows e têm raiva do Linux, justamente porque não foi uma boa experiência instalá-lo.

Meu pai é assim. Ele usou Linux nos seus princípios e detesta de coração o sistema do pinguim. Quando mostrei pra ele o Ubuntu eu senti que ele ficou espantado com a evolução do Sistema, mas ele não admite.

O Linux evoluiu bastante de lá pra cá, está até tentando recuperar o público perdido desde que nasceu, mas não consegue devido a esse fator.

clebson

Apresentei o Linux para algumas pessoas, e a maioria que vê diz que gostou... Muitos dizem que odeiam para me atentar...

Safetec

Eu já falei isso algumas vezes e como o tópico é conveniente eu repito. Desejo que o Linux continue a maravilha que é, que não se popularize pois isso vai trazer alguns malefícios como já citado anteriormente que acontece no Windows.

Já está tão bom... Pra quê querer mudanças para popularizá-lo?

Deixe que o Linux continue sendo o sistema dos nerds, deixe que ele seja de usuários elitizados pelo conhecimento....

Pessoal pensem nisso.

Deixe falarem mal do Linux. Estou tão feliz com ele assim que torço para que continue do jeito que é.

Não sou um usuário que difunde o Linux, só falo para alguém instalar ele quando essa pessoa é um buscador de conhecimento, caso contrário oriento a instalação do Windows.

Valeu.

GuilhermeSalazar

Essa propaganda da DELL deve ser de antes de julho desse ano, quando as vendas de netbooks com Ubuntu foram suspendidas. Mas as máquinas da DELL são de excelente qualidade. Comprei um Inspiron 15R, veio com Windows 7; coloquei o Ubuntu... tá uma belezinha.  :)

Darth Vader

Ah, essa questão é bem velhinha e surrada e pode ser que continue assim durante muito tempo ainda.

A proposta do Linux nunca foi concorrer diretamente com nenhum sistema (Linus Torvalds sempre fez questão de deixar isso bem claro) mas ser uma opção a mais e com um diferencial - nobre, frise-se bem isso! - ser um sistema livre, gratuito e para todos ( isso todo mundo já sabe...).

Não acho que nada esteja 'caindo em cima do nosso amigo pinguim', ele tem o nicho dele bem definido e lugar garantido no coração daqueles que puderam conhecê-lo livre de viseiras.

Seria necessário muito trabalho duro para destruir o desenvolvimento e progresso do Linux no atual estado em que ele se encontra hoje.

O crescimento sempre foi lento e gradual, bem como todas as melhorias que tem sido feitas até o presente e creio que irá continuar assim, lembrando que o ritmo de crescimento e aceitação tem sido maior a cada ano que passa e isso é muito bom.

Deixem o ''pinguim'' em sua (crescente) marcha lenta mesmo, afinal, há espaço para todos, sejam livres ou proprietários.

rafaelsarilho

quando eu era um "windowzista" achava isso msm, a minha unica primeira impressão com linux foi uma catastrofe, ate que meu melhor amigo meu apresentou o linux, e como confio mt nele instalei o ubuntu, e nao me arrependi nenhum poko, ate hj agradeço ele por ter feito isso por mim  ;D