Desinstalar Ubuntu e restaurar partições

Iniciado por Omar, 29 de Março de 2011, 17:10

tópico anterior - próximo tópico

Omar

Boa tarde a todos,
Este é meu 1º contato com Linux e preciso de uma orientação para resolver um problema grave ocorrido após a instalação do Ubuntu 10.10 numa partição de um notebook VAIO VGN-TXN25N, mantendo o Windows Vista (default) em paralelo na partição C.

Após a instalação do S.O., ejetou o disco, reiniciou com as opções de sistemas, entrou a tela de usuário e senha do Ubuntu, e em seguida a tela piscou várias vezes e parou tudo ficando escura, apenas com um tracinho de cursor fixo no canto superior esquerdo. Não aceitava nenhum comando, apenas o de desligar forçado.

Liguei novamente o micro e isto se repetiu em todas as várias vezes, e por fim abri com o Windows. Porem, ao desligar e ligar novamente, sempre aparecia a mensagem abaixo e nada funcionava, inutilizando a máquina.

error: unknown filesystem.
grub rescue> _

Reinstalei mais uma vez o Ubuntu, ele abriu outra nova partição, e tudo se repetiu.

Por favor, informe se é possível e como fazer para desenterrar este arquivo desconhecido para ligar com o Windows, desinstalar o Ubuntu e desfazer as 2 partições realizadas, ou se terei de formatar o disco e fazer o recovery completo.

OBS.: Há um tempo atrás fiz a besteira de atualizar a BIOS com o programa próprio deste modelo no site de suporte da Sony, e a partir daí, a máquina não aceitou mais a instalação de nenhum sistema operacional que não seja o original de fábrica em OEM que é o Vista Business, nem sequer outras cópias do mesmo Win Vista comprado em loja.  Eu queria instalar outro S.O. para manter apenas os drivers necessários para minha utilização melhorando o desempenho/velocidade, e eliminar a absurda e estúpida quantidade de gerenciadores e controladores que vêm originalmente de fábrica e tornam a máquina extrema e irritantemente lenta.

OBS.2:  Essa máquina já esteve na engenharia de software e até na engenharia de desenvolvimento da Sony, pois segundo eles, fui premiado com um caso único, e ao constatarem realmente o problema de BIOS, alegaram que a gravação de BIOS é feita somente no Japão em escala industrial, inviabilizando a regravação de versão anterior, e no Brasil a Sony não efetua troca de componente, somente a troca da placa completa que por não mais estar em garantia, eu teria de pagar um valor maior do que o de um notebook atual.

E abusando mais um pouco de vocês;  Este erro pode ter sido causado por um erro no download ou na gravação do disco?  ou é mais provável que seja pelo problema de BIOS desta máquina específica?   Pergunto isso porque pretendo instalar o Ubuntu com esse mesmo disco em outro micro.

Isso acabou ficando uma novela, mas eu quis relatar tudo para poder obter uma solução com vocês.

Até mais e muito obrigado.

jkmsjq

LinuxUser: 548942 / Dando um tópico como resolvido
"A verdade só é agressiva a quem vive de mentiras". Autor desconhecido.
Twitter: @jeisonkertesz

Omar

Valeu jkmsjq,

Já olhei os textos relacionados aos links que me passou.  Não sei se entendi direito, mas vou tentar e depois comento se habilitou para dar boot.

Pelo já visto e constatado, nesta máquina o Ubuntu como qualquer outro S.O. que não seja o de fábrica, certamente não vai rodar. Então, preciso restaurar as 2 partições feitas pelas 2 instalações do Ubuntu, porque a do sistema ficou pequena.

Na porcaria do Vista, não dá pra alterar essas partições, ou se é possível, ainda não descobri. Terei de pesquisar.

obrigado