Error: No such partition | Grub rescue>

Iniciado por ezlferreira, 29 de Março de 2011, 14:31

tópico anterior - próximo tópico

ezlferreira

Pessoal, bom dia. Tudo bem?

Sou novato aqui e também iniciante em Linux. Após algumas cagadas, tenho recebido a seguinte msg no arranque do PC:

Error: No such partition
Grub rescue>

Vou descrever como cheguei neste erro:

Tenho um notebook (Dell Inspiron 1545) e nele eu tinha 3 partições, 1 com Win 7 Ultimate 32 bits, 1 com Win XP 32 bits e outra partição para arquivos. Li na net e me interessei pelo Joli OS, instalei ele em paralelo aos meus outros sistemas (tinha uma opção em que ele faria isso automaticamente, foi a que eu escolhi), isso rolou numa boa, consegui testar o SO, apenas mudou a tela de BOOT passando a mostrar as opções de inicialização do Joli OS e, na última, o BootLoader do Win 7. Então qdo eu queria entrar no XP ou nele eu escolhia essa opção e alternava entre os 2 depois. Até aí blz.

Tbm fiquei interessado em testar a ultima versão do Ubuntu Netbook, baixei a ISO, coloquei em um pendrive e fui instalar. Escolhi as opções normalmente e mandei ele instalar da mesma forma que o Joli OS (automaticamente em paralelo aos outros SOs), após isso ele ficou travado na ultima tela do Wizard como se estivesse instalando ou mesmo se preparando para iniciar o processo de instalação, eu sai de perto do PC pq tava demorando, qdo voltei estava com a msg:

Error: Filesystem Unknown
Grub rescue>

Depois disso, tentei entrar pelo live CD do Ubuntu Netbook e ele não reconhecia mais nenhuma partição do meu HD, mostrava ele zerado. Gelei pq não tenho backup de nada! Rs...

Comecei a caçar na net como recuperar e achei esse programa: Testdisk 6.11.3 nesse tutorial: http://www.hardware.com.br/livros/hardware/recuperado-mbr-tabela-particoes.html

Bom, eu não manjo nada de partições, mas fui mexer um pouco no programa, isso lendo várias vezes o tutorial pra ver se assimilava melhor alguma coisa. Por fim, através dele fiz um Deeper Search, achei a partição do Windows 7 e a de arquivos que são as que mais me interessam, a do Win 7 estava com o status de Deleted segundo o programa, mudei ela para Primária fazendo isso através de outra máquina com XP, depois disso essa outra máquina conseguiu reconhecer a partição Win 7.

Coloquei o HD de volta no meu notebook, liguei e passei a receber a mensagem do início do tópico:

Error: No such partition
Grub rescue>

Depois disso eu voltei o HD pra outra máquina para tentar continuar reparando com o Testdisk.

Nesse tutorial o cara fala pra mudar as partições, definindo-as como primárias, lógicas, extendidas e etc, porém não sei qual deve assumir qual formato. Abaixo está o print screen do programa após ter concluído o Deeper Search:

http://img864.imageshack.us/i/telatestdisk1.jpg/

Minha pergunta é: Posso deletar as partições do Linux e deixar apenas as NTFS? Isso vai fazer o bootloader do Windows 7 voltar? Se não, o que posso fazer por favor?

Conseguindo reparar estas 3 partições, vou fazer backup de tudo o que preciso e formatar o HD deixando apenas o Win7 e o Ubuntu Netbook, os dados vou deixar no HD externo que comprei pra nunca mais passar por isso de novo. Rss...

Desde já agradeço a atenção.

Abs,

Zeca