Ainda continuo muito iniciante

Iniciado por Paulo Correa, 26 de Março de 2011, 08:51

tópico anterior - próximo tópico

Paulo Correa

Bom dia para todos!

Acho-me até um tanto aplicado quando estou querendo aprender, mas admito que está dificil lidar com comandos no meu Ubuntu 10.10 Maverick (recém instalado), sei que não dá para aprender tudo logo de uma vez só. Mas seria interessante para mim se eu soubesse pelo menos instalar um programa no Ubuntu, confesso que para mim a tarefa está se tornando um pouco mais dura do que quebrar pedra.
Tentei ainda ontem instalar o chrome, deu um erro, que eu poderia ter anotado mas não fiz, me desculpe, mas o essencial deste tópico seria saber como fazer certos comandos que por exemplo no windows seriam feitos pelo prompt de comando e no Linux sei que tem os terminais, mas não sei como usa-los? Eu tenho um modem da vivo e foi reconhecido mas não estou conseguindo instala-lo por exemplo. Em um outro forum me indicaram os terminais do Ubuntu mas não disseram direito como faço para que os comandos que eles descreveram funcionem.
Tenho outras duas duvidas quanto o Ubuntu 10.10, ele precisa de antivirus? Tem alguns aplicativos que descrevem em outros fóruns linux que não consigo achar no Ubuntu?
Ainda tem muitas outras duvidas pelo menos até eu conseguir me livrar definitivamente do windows em outras maquinas que tenho.
Agradeço a atenção!

rjbgbo

qto ao seu modem da vivo, vc escreveu esse post onde, no ubuntu via conexão de modem?

o google chrome vc vai instalar assim
pegue o pacote .deb do site oficial - http://www.google.com/chrome/eula.html?hl=pt-BR
atenção p/ os pacotes 32bits ou 64bits, sendo que deve ser baixado o correto p/ versão que vc usa do ubuntu 32 ou 64bits
quando baixar, clique nele, que o ubuntu vai instalar p/ vc.

anti-vírus, eu ñ uso

programas - http://wiki.ubuntu-br.org/ProgramasEquivalentes

no mais te recomendo a leitura de apostilas no link da minha assinatura
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Ioca100

Pessoal, para o início é aconselhável instalar programas pela Central de Programas do Ubuntu e não sendo possível, pelos pacotes de arquivos  .deb.
Evitem o terminal no início, prefiram a interface gráfica.

Quanto ao modem, googlei isto: 
http://www.google.com.br/search?sourceid=chrome&ie=UTF-8&q=modem+da+vivo+no+ubuntu+10.10

Boa sorte!
Usuário Linux- 449417

RonaldoRG

Veja se esse tópico ajuda: http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,24521.0.html

E outra coisa é esquecer os sites baixaki, superdownloads ou outros do tipo.

T+.
Ubuntu 12.04

linuser104

Para estudar e começar a entender as várias formas de instalações de aplicativos no Ubuntu veja este link aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,74071.0.html

nele você encontra vários links sobre o assunto, tanto aqui do fórum quanto do wiki do Ubuntu e o que é mais importante, no final deste link tem um outro link para um vídeo do youtube mostrando como usar 3 formas diferentes de instalação no Ubuntu para pacotes .deb, duas delas graficamente e uma via terminal. Eu recomendo assistir a esse vídeo.
Linux = Quem realmente gosta de computador; Mac = Artista Digital; Windows = A maioria que votou no Tiririca [pior que tá não fica].

Paulo Correa

Agradecendo a todos pelas respostas.
Sobre o modem eu consegui fuçando um pouco, e por exemplo agora estou respondendo atraves do ubuntu conectado ao modem.
Sobre o chrome tentei instala-lo pela central de programas do ubuntu e, agora tem aquilo que o amigo falou: Esquecer sites do tipo baixaki, superdownloads e se eu precisar baixar um arquivo de um site desses?
No mais rjbgbo, muito obrigado e cliquei no link e já estou dando uma boa lida na apostila.
Apenas mais uma duvida: onde fica a inteface grafica loca100?

Valeu a todos!

rjbgbo

CitarSobre o chrome tentei instala-lo pela central de programas do ubuntu e, agora tem aquilo que o amigo falou: Esquecer sites do tipo baixaki, superdownloads e se eu precisar baixar um arquivo de um site desses?

jamais use esses sites, lá ñ tem nada que interesse ao linux
e ainda vão comprometer a estabilidade e segurança do teu sistema, lugar idela p/ baixar e instalar programas é como citou o ioca100 pela central de programas d ubuntu.

lendo as apostilas vc vai entender o mecanismo de instalação de programas no ubuntu, o que significa repositórios, etc

ainda qto ao google chrome - http://wiki.ubuntu-br.org/Chromium - esse vc pode instalar pela central de programas do ubuntu, procurando por chromium
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Ioca100

"Apenas mais uma duvida: onde fica a inteface grafica loca100?"
Legal você estar progredindo, é assim mesmo, todos nós, usuários mais antigos, também aprendemos sempre, quando disse interface gráfica para a configuração do modem seria em sistema>preferências>conexões de rede .Mas quase sempre existe essa forma , com o tempo você vai tomando ciência.
Usuário Linux- 449417

Paulo Correa

Valeu loca100, todos vocês estão ajudando muito no quesito "mudança definitiva", mas como já disse em outros tópicos e vou mencionar neste aqui também, aqui na cidade onde moro que é pequena e no interior do estado do Pará, não se quer nem ouvir falar em linux e coisas do genero. Ex: Tenho um pequeno cyber aqui em casa mesmo, com 5 maquinas, 1 de servidor que fica no meu quarto, as outras quatro ficam em um espaço improvisado no pátio de casa, que tem em todas elas o xp, daquele jeito..., que não precisa mencionar; um dia instalei o ubuntu em uma das quatro que ficam para os clientes apenas para fazer um teste, ficou difícil e tive que instalar o xp de novo em menos de meia hora ninguém quer saber de pelo menos experimentar novos desafios por aqui.
Mais um exemplo colegas meus de profissão, uns com mais tempo de que eu no mercado de trabalho de manutenção de micros já foram visitados por mim, com o intuito de distribuir cópias do meu cd ubuntu 10.10 marverick, quase eu apanho (rsrs). Então caros amigos aqui do fórum, sou um solitário linuxer aqui em São Caetano de Odivelas -PA.
No mais, sou grato a vocês pelas incriveis dicas e estimulação!

Paulo Corrêa.