Huawei E156Vivo não funciona depois de instalado Hawei E173 Claro no Ubunt 10.04

Iniciado por amz, 29 de Março de 2011, 19:50

tópico anterior - próximo tópico

amz

Sou novo no no Linux, migrei para o Ubuntu 10.04 (tem sido muito bom), já possuía um Modem Huawei E156 da Vivo, instalado e funcionando bem no Ubuntu 10.04, porém adquiri um Modem Huawei da Claro E173, não consegui instalar usando "Conexões de Rede" como como foi com o E156, então achei o tópico "Modem Huawey 3G E173 da Claro não conecta. [Resolvido]", fiz o que o Fabrício Souza recomendou e deu certo. O caso é que eventualmente preciso usar o E156 da Vivo e ele não conecta mais. Quando eu o plugo no USB, abre automaticamente o programa da Claro. Já desabilitei o "Mobile Partner" para não entrar automático em "Ferramentas – Opções" mas ele entra assim mesmo. Alguém saberia o que está acontecendo?

Tota

Ola

Não vou responder a sua duvida mas dar uma sugestão.

Como agora as operadoras são obrigadas a desbloquear os produtos que vendem, desbloqueie na operadora o modem que funciona e apenas troque o chip quando necessário.

Acho mais prático.

( só curiosidade: o que ocorre com os dois plugados ao mesmo tempo? Qual o resultado do seu dmesg com eles?)

Se desejar postar o dmesg, poste apenas a parte referente aos modems pois o arquivo é grande e não cabe numa pagina do forum.

[]'s

amz

Eu não conecto ao mesmo tempo (nem sei se isso seria possível), eventualmente eu acabo precisando usar um dos dois. Eu já fiz isso antes com outro modem de outra operadora. O motivo seria porque eventualmente uma delas sai de operação aqui onde moro, dificilmente as duas ficam fora ao mesmo tempo, entende?

Tota

Citação de: amz online 29 de Março de 2011, 20:02
Eu não conecto ao mesmo tempo (nem sei se isso seria possível)

Ola

Possivel é. Mas não foi a isto que me referi, e sim plugar os dois ao mesmo tempo sem conectar.

Pela saída do sudo dmesg voce pode ver como foram reconhecidos. Esta é a duvida.

Depois de verificado se os dois estão disponiveis, feche o da claro e acione o programa da Vivo.

[]'s

amz

No caso do E156Vivo, eu não usava o programa da vivo. Depois de instalar o modem por "Conexões de Rede - Configurar VPN - Banda Larga Móvel - Adicionar - etc" ele passou a aparecer no menu das "Conexões de Rede" e eu o habilitava por ali, ele continua instalado, mas não aparece mais. Quanto a conectar os dois ao mesmo tempo, para fazer esta experiência eu teria que desconectar agora, pois estou usando o modem da E173 em outra máquina, para escrever aqui.

amz

Tota

Teira alguma utilidade se eu fizesse o procedimento que você recomendo apenas com o E156?

Tota

Citação de: amz online 29 de Março de 2011, 20:25
No caso do E156Vivo, eu não usava o programa da vivo. Depois de instalar o modem por "Conexões de Rede - Configurar VPN - Banda Larga Móvel - Adicionar - etc" ele passou a aparecer no menu das "Conexões de Rede" e eu o habilitava por ali

Tentou criar uma nova "banda larga movel" com os parametros da Vivo?

Citação de: amz online 29 de Março de 2011, 20:29
Tota

Teira alguma utilidade se eu fizesse o procedimento que você recomendo apenas com o E156?

Não. Faça o descrito acima só para ver.

Minha curiosidade sobre o dmesg seria se algum modulo do modem foi removido.

[]'s

amz

CitarTentou criar uma nova "banda larga movel" com os parametros da Vivo?

Acabei de Excluir e Adicionar novamente o E156Vivo, ficou tudo como antes. Quando eu plugo o modem na usb aparece o programa da Claro. Eu já listei o abri o dmesg, realmente ele é grande.

Tota

ok, poste a parte do dmesg referente ao modem

Pode ser  com um conectado e outro não, não faz diferença desde que os dois estejam plugados.

[]'s

amz

Citarok, poste a parte do dmesg referente ao modem
Certo, vou desconectar para fazer este procedimento, volto em alguns minutos.

amz

Olá

Aqui está os texto do dmesg onde constava a palavra "modem":

[   21.404990] USB Serial support registered for GSM modem (1-port)
[   21.405772] option 1-5:1.0: GSM modem (1-port) converter detected
[   21.406089] usb 1-5: GSM modem (1-port) converter now attached to ttyUSB0
[   21.406103] option 1-5:1.1: GSM modem (1-port) converter detected
[   21.406777] usb 1-5: GSM modem (1-port) converter now attached to ttyUSB1
[   21.406861] usbcore: registered new interface driver option
[   21.406863] option: v0.7.2:USB Driver for GSM modems

Era isso?

amz

Tota

O procedimento para listar este texto foi: desliguei a máquina e liguei com os modens plugados nas usb (ao mesmo tempo), executei o dsmeg e ele me forneceu uma lista enorme de linhas, salvei tudo em um arquivo de texto e copiei apenas as que constavam a palavra "modem".

Desde já obrigado.

Tota

ola

Realmente seus dois modems estão aí e deveriam estar funcionando. ( ttyS0 e ttyS1 )

Como voce ja plugou o vivo, fechou o programa da claro, e depois disto tentou refazer a conexão no network manager, eu vou ter que pensar um pouco.

Provavelmente algo aí da claro desabilitou ou mudou algo nas configurações do gnome-ppp ou do wvdial.

Veja no gerenciador synaptic de algum destes dois esta instalado.

[]'s

zekkerj

Pode ter sido programado no dbus.

PS: A cada dia eu gosto mais do meu Onda MSA405HS da Tim... ::)
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D